Já chegou a Portugal a Moto Guzzi V85 TT

Depois de um interregno nas motos de aventura, a Moto Guzzi acaba de lançar no mercado nacional a nova V85 TT, uma moto de estilo clássico e pronta para se aventurar fora de estrada.

andardemoto.pt @ 21-3-2019 15:46:20

Em Mandello del Lario os engenheiros da Moto Guzzi sabem como fazer motos preparadas para as longas viagens recheadas de aventuras, e embora a marca italiana tenha estado afastada do segmento “adventure” durante algum tempo, 2019 marca o regresso da Moto Guzzi a um estilo que conhece bem de outras épocas. A V85 TT, que inicialmente vimos como concept mas que rapidamente passou à fase de desenvolvimento para uma versão de produção - e o Andar de Moto já detalhou as suas características aqui -, finalmente chegou a Portugal e vem carregada de características que prometem agradar aos amantes das grandes aventuras.

Tendo como inspiração os modelos de enduro dos anos 80, motos que primavam pela simplicidade como forma de proporcionar bons momentos aos seus comandos, a V85 TT conta com o já icónico motor V-twin em posição transversal. O design desta italiana é bastante particular, colocando-a como uma proposta diferenciada dentro dos modelos “adventure”.

Com especial atenção dada às proporções, os designers da V85 TT criaram uma moto que responde aos desejos dos motociclistas de estatura mais baixa, pois, por exemplo, o depósito de combustível de 23 litros de capacidade, que garante uma autonomia superior a 400 km (de acordo com a Moto Guzzi), foi desenhado para ser mais afunilado na zona da união com o assento, garantindo que mesmo os condutores de menor estatura não vão encontrar dificuldades em dominar a V85 TT e colocar os pés no solo.


Com iluminação em LED e incluindo as luzes diurnas DRL, a Moto Guzzi V85 TT chega ao mercado apetrechada com todas as mais recentes tecnologias e ajudas à condução.

Para que o condutor encontre a melhor forma de desfrutar da potência do motor V-twin transversal, a Moto Guzzi permite selecionar um de três modos de condução – Road, Rain e Off-Road – cada um adaptando a entrega de potência e binário, ao mesmo tempo que ajusta a intervenção do controlo de tração. Para maior comodidade, a V85 TT conta com “cruise control”, uma função perfeita para percorrer longas distâncias em autoestrada sem necessidade de se preocupar com o acelerador.

A tecnologia da V85 TT vai ainda mais longe, pois a Moto Guzzi instala de série a ligação ao telemóvel. Basta descarregar a aplicação Plataforma Multimédia Moto Guzzi (MIA), fazer a ligação entre a moto e o telemóvel, e passamos a ter acesso a uma série de funcionalidades e informações adicionais em relação às informações que recebemos através do painel de instrumentos TFT a cores. Para além de informações sobre o estado da V85 TT, podemos, através desta aplicação MIA, ouvir música ou até mesmo atender chamadas, sem esquecer as informações para chegarmos a um destino previamente definido.


Como vivemos numa época em que cada condutor tem gostos muito particulares e por isso precisa de uma moto adaptada aos seus gostos, a Moto Guzzi propõe três “packs” de equipamento que pretendem exponenciar as características desta V85 TT:

- TOURING PACK inclui um conjunto de acessórios que aumentam a capacidade de carga e conforto do piloto e do passageiro (top case em alumínio de 41 litros; malas laterais em alumínio com 33/39l; pára-brisas touring - com superfície 60% maior que o original; luzes de nevoeiro LED; proteções de motor; Plataforma Multimédia Moto Guzzi (MIA) e descanso central).

- SPORT ADVENTURE PACK inclui uma série de acessórios que reforçam o caráter desportivo e off-road da V85 TT, garantindo maior proteção e segurança (escape slip-on em titânio, homologado; proteções de motor; espelhos retráteis e amortecedor Öhlins).

- URBAN PACK inclui acessórios de utilização diária e viagens urbanas (malas laterais com 28/37l; Plataforma Multimédia Moto Guzzi (MIA); sistema eletrónico anti-roubo e descanso central).

E como uma moto “adventure” também merece gráficos e esquemas de cores específicos, a Moto Guzzi criou ainda diversas possibilidades neste particular: disponível em duas versões gráficas - uma mais urbana (com três esquemas de cores Grigio Atacama, Blu Atlante e Rosso Vulcano) e a segunda mais evocativa (com dois esquemas de cores Giallo Sahara e Rosso Kalahari). A Moto Guzzi também já confirmou o preço da nova V85 TT, que no caso das opções de cores urbanas é de 11.870€, sendo que se a opção recair sobre as cores mais evocativas o preço sobe para os 12.240€.

Agora que já sabe que a Moto Guzzi V85 TT chegou a Portugal e conhece algumas das suas principais características, fique atento ao seu Andar de Moto, pois em breve iremos testar esta “adventure” de aspeto clássico e irreverente.

Galeria de fotos da Moto Guzzi V85 TT

andardemoto.pt @ 21-3-2019 15:46:20