Ducati Panigale V4 25º Anniversario 916 – O tributo perfeito a um ícone

25 anos depois do nascimento da 916, a Ducati faz regressar este ícone das duas rodas com uma versão bem especial e ultra-limitada da Panigale. A nova Panigale V4 25º Anniversario 916 foi hoje revelada pelo “King” Carl Fogarty em Pebble Beach. Quer saber todos os detalhes deste tributo perfeito à icónica 916? Então venha connosco descobrir esta fogosa italiana!

andardemoto.pt @ 13-7-2019 17:31:57

Edições especiais de motos há muitas. Mas a Ducati sabe criar edições especiais melhor do que ninguém. Parece que a casa de Borgo Panigale tem uma apetência especial para nos deixar a sonhar com as edições especiais de alguns dos seus modelos mais conhecidos. Desta feita a Ducati voltou a não deixar os seus créditos por mãos alheias, e num evento realizado hoje em Pebble Beach, Estados Unidos, ficámos a conhecer a novíssima Panigale V4 25º Anniversario 916.

Para os mais saudosistas, parece que foi ontem que a Ducati lançou no mercado uma das motos que hoje em dia é considerada como um ícone das duas rodas, e por muitos considerada como o expoente máximo do design. A 916, que nasceu da imaginação do “mestre” Massimo Tamburini, espantou o Mundo pelas suas linhas sedutoras, um design que revolucionou o segmento das desportivas a partir de 1994 em diante.

Um quarto de século depois da chegada da 916, a Ducati não nos deixa esquecer esta moto tão especial, e aproveitando a sua desportiva de topo, a Panigale V4, neste caos particular a versão S, eis que em breve os Ducatistas vão poder adquirir nos concessionários da marca italiana a Panigale V4 25º Anniversario 916.

A Ducati anuncia que esta edição especial será também de produção muito limitada. Tão limitada que apenas os mais rápidos a confirmarem a sua compra poderão ter uma na garagem. Ou talvez na sala de estar, pois esta Panigale é mesmo uma obra de arte! No total serão fabricadas apenas 500 exemplares da 25º Anniversario 916, todas numeradas, obviamente.

Na realidade não será possível comprar todas as 500 unidades através de uma visita aos concessionários da Ducati.

A casa de Borgo Panigale, e como forma de relembrar o piloto norte-americano Carlin Dunne, que faleceu recentemente na Pikes Peak International Hill Climb, acedeu ao pedido da Ducati Norte América que pretendia evitar a comercialização da Panigale V4 25º Anniversario 916 #5. A intenção será leiloar esta unidade específica (Carlin Dunne competia com o número 5) com o valor angariado nesse leilão a reverter a favor da mãe do antigo piloto da Ducati e proprietário de um concessionário da marca.

E qual será o valor a pagar para garantir uma das 499 unidades disponíveis nos concessionários?

De acordo com a Ducati Portugal, o preço a pagar será de 44.095€! Um preço a condizer com uma moto tão especial e única.

Agora que já falámos do preço, vamos então analisar em detalhe tudo o que temos direito se tivermos a possibilidade de pagar tantos euros por esta Ducati.

A moto que a Ducati utiliza para servir de ponto de partida para a criação deste tributo à 916 é a já bem conhecida Panigale V4 S. O motor Desmosedici Stradale 1103 cc mantém-se intocado no que respeita à sua mecânica, desenvolvendo então 214 cv e uns massivos 124 Nm! A grande novidade em comparação com a V4 S normal é a utilização de uma embraiagem a seco STM EVO-SBK, um equipamento que encontramos instalado de fábrica na mais exótica Panigale V4 R.

Em comparação com embraiagem hidráulica da V4 S, esta embraiagem a seco dos especialistas da STM permite ao condutor aproveitar de forma mais imediata todo o pontencial do motor V4 italiano, em particular numa condução agressiva em pista. De recordar que a Ducati optou por instalar na V4 R esta embraiagem a seco após pedido expresso dos pilotos Alvaro Bautista e Chaz Davies. É por isso uma característica bastante interessante nesta Panigale V4 25º Anniversario 916.

Acoplado ao motor encontramos ainda um novo sistema de escape, homologado para uso em estrada. A Akrapovic criou um conjunto de ponteiras em titânio, com gravação a laser, com as saídas a contarem com as cada vez mais habituais “redes” ao bom estilo dos sistemas de escape de MotoGP. Este escape não apenas melhora a sonoridade do V4, como a Akrapovic garante uma redução no peso deste componente em 500 gramas. Outros elementos mais leves permitiram à Ducati anunciar um peso a cheio de 194 kg para esta Panigale especial.


Mas não foi só o sistema de escape e embraiagem que tiveram direito a receber a atenção dos engenheiros da Ducati.

Na realidade as modificações mais interessantes encontramos ao nível da ciclística.

A nova Panigale V4 25º Anniversario 916 conta com o “input” direto do departamento Ducati Corse. Isto significa que o motor, que é utilizado como parte integrante do quadro, está agora ligado a um novo subquadro frontal mais leve. Este elemento deriva do utilizado na exótica V4 R, mas a Ducati Corse realizou algumas alterações na sua rigidez, pois as paredes do subquadro frontal foram maquinadas. De acordo com o departamento de competição da Ducati, este novo subquadro frontal não só é mais leve, como permite ao condutor usufruir de um melhor “feeling” do que se passa com a frente da moto, uma sensação que será ainda mais notória numa utilização extrema em pista.

Ainda na ciclística, as suspensões Öhlins NiX30 e TTX36 são iguais à da V4 S, com controlo eletrónico Smart EC 2.0. Também o sistema de travagem Brembo, onde destacamos as pinças monobloco Stylema a morderem discos de 330 mm, são retirados da normal V4 S. Mas o mesmo não se pode dizer das jantes.

A Ducati recorreu aos especialistas da Marchesini. O resultado é a utilização de jantes em magnésio, forjadas, que para além de um design digno das motos de competição puro-sangue como era a 916 SBK pilotada com tanto sucesso por Carl Fogarty, nos anos 90, garantem ainda uma redução de peso na ordem de 1 kg. Os benefícios da redução do peso não suspenso são óbvias: a Panigale V4 15º Anniversario 916 oferece uma direção ainda mais precisa e mais leve, mais imediata na resposta aos impulsos do condutor nos avanços, o que garante trocas de direção ainda mais velozes.

Claro que uma moto tão especial e de produção limitada como é a Panigale V4 25º Anniversario 916 tem de ter um “pack” eletrónico também especial. Para além das habituais ajudas à condução (modos de motor, anti-wheelie, controlo de tração, controlo de travão motor, controlo de deslize da roda traseira, quikshift bidirecional – tudo isto ajustável individualmente), a Ducati inclui no equipamento de série o Ducati Data Analyser+ com kit de módulo GPS.

Mas esta edição especial da Panigale não estaria completa com um kit gráfico exclusivo.

A 916 tornou-se numa moto vencedora nas pistas do Mundial Superbike. Pelas mãos de vários pilotos, mas principalmente de Carl Fogarty, a 916 SBK conquistou 8 títulos de construtores e 6 títulos de pilotos.

“King” Carl Fogarty, que marcou presença na apresentação da Panigale V4 25º Anniversario em Pebble Beach, levando a moto até à sua posição no palco, foi quem mais proveitos tirou da Ducati 916 SBK, conquistando então 4 títulos. Fogarty e a 916 SBK ainda são aos dias de hoje a dupla mais vitoriosa da história da Ducati no Mundial Superbike.

A edição especial Panigale V4 25º Anniversario 916 invoca assim essa ligação de tanto sucesso entre Fogarty e a 916. Para além da pintura em vermelho Ducati, sublinhada de forma sublime pelas secção inferior em preto, cor que também “escorre” para as carenagens laterais, esta moto recebe também o #1 inserido em fundo branco no frontal e nas duas laterais. Com a moto a Ducati entrega ainda mais alguns autocolantes da Shell e de Carl Fogarty (Foggy) que podem ser aplicados pelo proprietário para um “look” ainda mais aproximado à 916 SBK do piloto britânico.


"King" Carl Fogarty com a Ducati Panigale V4 25º Anniversario 916

Lista do equipamento específico da Ducati Panigale V4 25º Anniversario 916

- Esquema de cor “25º Anniversario 916”

- Mesa de direção superior em alumínio maquinado com numeração XXX/500

- Subquadro frontal com especificações Ducati Corse

- Assento de dois tons

- Jantes Marchesini Racing em magnésio forjado

- Embraiagem a seco STM EVO-SBK

- Escape Akrapovic em titânio, homologado para uso em estrada

- Ecrã frontal Racing

- Guarda-lamas em carbono (e outras peças)

- Proteção de manetes

- Ducati Data Analyser+ com GPS

- Tampa da embraiagem a seco aberta e em carbono

- Cobertura da moto especial “25º Anniversario 916”

- Tampa do depósito de combustível de competição em alumínio

- Tapa espelhos em alumínio

- Kit para remover porta-matrículas

- Kit de autocolantes Shell e Foggy.

Video Ducati Panigale V4 25º Anniversario 916

andardemoto.pt @ 13-7-2019 17:31:57