EICMA 2019 – Benelli Leoncino 800

A gama neo-retro da marca italiana Benelli cresce em 2020 com a chegada da nova Leoncino 800. Fique a conhecer os detalhes desta novidade apresentada no Salão de Milão EICMA.

andardemoto.pt @ 19-11-2019 18:14:01

Mantendo-se fiel ao conceito “Desejo Intemporal”, a marca italiana Benelli, suportada no poder do grupo chinês Qianjiang, apresentou no certame italiano algumas novidades interessantes, em particular para os motociclistas urbano e que procuram uma moto neo-retro de estilo mais clássico.

A nova Benelli Leoncino 800 é uma evolução do conceito neo-retro iniciado há uns anos com a Leoncino 500 - clique aqui para ler o nosso teste, e que mais tarde foi adotado numa versão 250. Esta Leoncino 800 conta com o motor mais evoluído da gama, um bicilíndrico paralelo de 754 cc. Com duas árvores de cames à cabeça e refrigeração por líquido, este motor permite à Leoncino 800 apresentar na ficha técnica 81,6 cv às 9000 rpm, enquanto o binário máximo é de 67 Nm às 6500 rpm.


A Benelli assegura que apesar do aumento de performance em comparação com a Leoncino 500, esta variante maior mantém o mesmo cariz dócil e prevísivel em termos de entrega de potência, mas com o motor a apresentar maior pulmão para uma condução mais excitante.

O quadro mantém-se como uma estrutura tipo treliça composta por tubos de aço. A marca de Pesaro criou no entanto um novo quadro capaz de se adaptar melhor às exigências de uma moto de maior cilindrada. A rigidez estrutural foi otimizada, mas sem interferir na ligeireza de direção e agilidade que é característica das Leoncino.

A acompanhar o novo quadro a Leoncino 800 conta com suspensões Marzocchi, uma forquilha com bainhas de 50 mm, regulável em extensão, compressão e pré-carga da mola. Na traseira um monoamortecedor regulável em pré-carga e extensão permite à roda traseira percorrer um curso de 130 mm, o mesmo curso disponível no eixo dianteiro.


Na travagem a Benelli não “inventou” e seleciona componentes Brembo, como as pinças de dois pistões e os discos de 260 mm que encontramos em cada eixo. De referir que na travagem a Benelli Leoncino 800 tem ABS.

O depósito de 15 litros de capacidade é totalmente fabricado em metal, e nas laterais a marca italiana embutiu os clássicos logótipos da Casa de Pesaro. O depósito une-se na perfeição com o novo assento que fica a 800 mm de altura do solo, enquanto o peso do conjunto atinge os 200 kg.

Apesar de ser uma novidade apresentada no Salão de Milão EICMA, a Benelli revela que a nova Leoncino 800 estará disponível nos diversos mercados europeus, Portugal incluído, a partir de meados do próximo ano. Assim que a Multimoto, importador exclusivo da marca para Portugal, tiver uma unidade de testes disponível, o seu Andar de Moto irá realizar um teste a fundo à Leoncino 800.

Galeria Benelli Leoncino 800

andardemoto.pt @ 19-11-2019 18:14:01


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews