Nova Honda CBR1100 Super Blackbird XX a caminho?

Patentes da Honda revelam um novo pacote aerodinâmico com oito asas integradas num conjunto de carenagens muito semelhantes às da icónica CBR1100 Super Blackbird XX. Será este um sinal de que a Honda vai fazer regressar a XX?

andardemoto.pt @ 5-12-2019 13:02:02

As patentes que as marcas registam valem o que valem. Muitas delas servem apenas para os fabricantes de motos salvaguardarem algumas das suas ideias do “ataque” de fabricantes rivais, mesmo que essas ideias não passem do papel para a realidade.

Ainda antes do Salão de Milão EICMA começar, o seu Andar de Moto mostrou-se um conjunto de esquemas de patentes registados pela Honda que mostravam um pacote aerodinâmico com um total de quatro asas dinâmicas. Ou seja, as asas são controladas por computador e mecanismo mecânico que regula o ângulo das mesmas.

Supostamente este sistema de aerodinâmica ativa seria para aplicar na nova Honda CBR 1000 RR-R Fireblade, mas a moto que foi finalmente revelada na EICMA tem asas, mas são bastante diferentes das apresentadas na patente, para além de serem fixas.


Agora, o website britânico Bennetts, encontrou um novo conjunto de esquemas incluídos numa patente da Honda. Não se trata de asas móveis, são fixas, mas a grande novidade é o facto deste pacote aerodinâmico contar com nada menos do que 8 asas (!!) e estarem integradas numas carenagens que nos fazem recordar a icónica sport-turismo CBR 1100 Super Blackbird XX, também conhecida apenas como XX.

A Honda poderá estar apenas a estudar algo para aplicar numa nova sport-turismo, mas os rumores de alguns anos apontam para que a XX volte a ser fabricada. E, nesse caso, uma aerodinâmica deste tipo faria todo o sentido, pois será uma moto para percorrer muitos quilómetros a alta velocidade, e a estabilidade tem de ser perfeita.

Produzida até 2005, a CBR 1100 Super Blackbird XX tornou-se numa moto bastante popular entre os motociclistas europeus, e Portugal não é exceção. Não é raro encontrarmos nas nossas estradas modelos mais antigos e com muito quilómetros acumulados, e que ainda estão aí “p’rás curvas”.


Mas se a Honda estiver mesmo a pensar no regresso da CBR 1100 Super Blackbird XX, o mais provável é que essa nova geração aproveite o motor quatro cilindros em linha da nova CBR 1000 RR-R Fireblade, que no caso da superdesportiva oferece nada menos do que 217 cv de potência máxima!

No caso da XX, provavelmente a cilindrada vai subir um pouco, talvez para os 1100 ou 1200 cc. A potência não será tão elevada como na Fireblade, mas rondaria os 200 cv e uma curva de binário bastante mais generosa nos baixos e médios regimes.

Veremos se a Honda está mesmo a pensar neste projeto de forma a torná-lo realidade. Fique atento ao seu Andar de Moto para saber tudo sobre esta nova sport-turismo com 8 asas. A não perder!

andardemoto.pt @ 5-12-2019 13:02:02


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews