Bosch e Honda trabalham num sistema de duplo airbag para moto
Maior fabricante mundial de motos pretende inovar ao nível dos airbag colocados nas motos. A Honda trabalha em parceria com a Bosch no desenvolvimento de um sistema de duplo airbag e já apresentou patentes para esta ideia inovadora.
andardemoto.pt @ 10-1-2020 09:15:00
Recentemente
temos visto os fabricantes de equipamentos de proteção apresentarem diversas
propostas que recorrem aos famosos airbags. Não apenas temos equipamentos
específicos, como recentemente marcas como a Dainese ou a Alpinestars mostraram
coletes com airbag para uso universal.
Porém, a Honda pretende continuar a lutar para usar os airbags nas motos e não
nos equipamentos dos motociclistas.
A marca japonesa foi pioneira neste campo. Quem não se recorda da Gold Wing equipada
com sistema de airbag? Mas a Honda, aproveitando os mais recentes
desenvolvimentos tecnológicos, decidiu formar uma parceria com a Bosch, e em
conjunto as duas marcas estão a tentar criar a próxima geração de airbags para
moto.
A ideia é a utilização de um sistema de duplo airbag. Um airbag estará colocado
na zona da coluna de direção, e quando é acionado infla em sentido vertical.
Isto permitirá proteger o motociclista que está aos comandos da moto de
impactos frontais.
Para além disso, e de acordo com patentes apresentadas pela
Bosch, a ideia é também colocar um airbag na frente da moto. Este segundo
airbag terá como função amortecer o impacto inicial, funcionando assim em
conjunto com o airbag vertical para diminuir as forças de impacto e maximizar a
proteção do motociclista.
Está claro que este sistema de duplo airbag não funciona para todos os tipos de
acidentes de moto.
A grande dificuldade na utilização de airbags em motos é o espaço disponível.
Todo o sistema de airbag é volumoso, e se no caso dos automóveis os fabricantes
têm muito espaço para esconder o airbag, no caso das motos, como vimos na Honda
Gold Wing, o único espaço capaz de receber um airbag é o depósito de
combustível.
No caso particular deste novo sistema da Honda e da Bosch, o airbag principal,
o que infla verticalmente, ficará colocado e escondido na zona da coluna de
direção. A ideia é poderem instalar o sistema em diversos tipos de motos, não
apenas nas de maiores dimensões. Assim, scooters, trails, nakeds, turísticas,
ou até desportivas poderão usurfuir deste tipo de airbags.
andardemoto.pt @ 10-1-2020 09:15:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews