10 videojogos de motos para jogar durante a quarentena

Selecionámos 10 videojogos de motos para jogar e ajudar a passar o tempo durante o período de quarentena. Dos mais realistas aos alucinantes, pode sentir-se como um piloto de MotoGP ou das “Road Races”, tornar-se num “gangster” ou equipar-se com diversas armas para passar por cima de tudo o que lhe aparece à frente enquanto conduz a sua moto sem sair do sofá de casa. E se chegar ao fim do artigo tem um bónus!

andardemoto.pt @ 30-3-2020 15:00:49

Já todos percebemos que o período de quarentena e isolamento social que estamos obrigados a cumprir, sempre que possível, está a deixar-nos com saudades de andar de moto. Infelizmente não temos podido dar uso às nossas paixões como habitualmente.

E por isso temos de encontrar formas de matar essas saudades sem sair de casa.

Inspirados no primeiro Virtual GP de sempre que a Dorna organizou e onde marcaram presença 10 pilotos de MotoGP, e que teve Alex Marquez como vencedor dessa corrida virtual, decidimos organizar uma lista de 10 videojogos de motos para jogar durante a quarentena e assim matar saudades de pilotar ou conduzir uma moto.

A lista não está organizada por nenhuma ordem específica, e muito menos pretendemos dizer que um videojogo é melhor do que outro. Aqui o que interessa é dar-lhe a conhecer as diferentes opções e que o caro leitor se divirta a andar de moto em casa!

E tem muito por onde escolher: simuladores realistas, corridas alucinantes onde vale tudo (inclusivamente arrancar olhos!), corridas em circuitos fechados ou circuitos em estradas públicas, na terra ou no asfalto, enfim, tem 10 videojogos à sua escolha.

Ride 3. Playstation 4, Xbox One, PC

Se é fã de jogos com muita variedade e realísticos, então Ride 3 é uma excelente opção. À sua disposição terá mais de 270 modelos diferentes de motos provenientes de 30 fabricantes, e soberbamente replicados no mundo virtual de Ride 3. Pode conduzir as motos em 30 circuitos (e diversas variantes de cada circuito) que variam de circuito fechados até pistas de supermoto, ou estradas públicas fechadas para as corridas.

Para além da generosa lista de motos que pode adicionar à sua garagem, Ride 3 permite também personalizar a moto e o piloto com diversos equipamentos. São mais de 1200 equipamentos e acessórios de marcas bem conhecidas que podem ser comprados no jogo, e depois usados para ganhar corridas e tornar-se no melhor piloto de Ride 3.

Diferentes modos de jogo, tanto offline como online, permitem prolongar a vida útil do Ride 3, usufruindo sempre de enorme realismo, tanto na dinâmica da moto como também do piloto. Gráficos que garantem uma qualidade visual acima da média são outro ponto em destaque. Ride 3 revela-se uma experiência de motos verdadeiramente global!

Isle of Man TT: Ride On The Edge. Playstation 4, Xbox One, PC

A edição de 2020 do Tourist Trophy pode ter sido cancelada devido ao Covid-19, mas aqui no Andar de Moto não conseguimos passar um ano sem ver o que fazem alguns dos pilotos mais destemidos do mundo nas estradas da Ilha de Man. Felizmente temos o Isle of Man TT: Ride On The Edge para nos levar a competir no famoso percurso “Mountain Course”.

Este é o videojogo oficial do TT, com gráficos que replicam em todo o esplendor as diferentes facetas e condições atmosféricas da Ilha de Man. Os diferentes circuitos, incluíndo o principal do Tourist Trophy, estão fielmente reproduzidos no videojogo, e a sensação de velocidade enquanto pilotamos a nossa moto por entre muros, pub’s e casas, ouvindo o público nas bancadas e jardins, é absolutamente fantástica!

Diferentes modos de jogo, incluíndo um modo Carreira, bastante simplista, permitem explorar o Isle of Man TT: Ride On The Edge por largas horas, enquanto a tabela de tempos “online” cria uma vontade de continuar a jogar até chegarmos ao topo da lista e sermos coroados como “rei da Montanha”.

A jogabilidade é bastante realista (tal como os acidentes!), pelo que este é um jogo que tem uma curva de aprendizagem bastante longa. Felizmente temos à disposição algumas ajudas para facilitar o controlo da moto.

MotoGP19. Playstation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch

É o mais próximo que muitos de nós alguma vez poderemos estar de pilotar um protótipo de MotoGP! Este é o videojogo oficial do Mundial de Velocidade, e por isso inclui todas as diferentes classes como MotoGP, Moto2 e Moto3, para além da Red Bull Rookies Cup.

Todos os 19 circuitos do Mundial de Velocidade estão replicados até ao mais infímo detalhe. O comportamento das diferentes motos em pista torna-se interessante, pois as diferenças entre cada uma acabam por trazer alguma estratégia para os pilotos de sofá que quiserem optar por uma simulação mais realista. Neste caso as quedas serão muitas, pelo que começar pelas Moto3 antes de chegar às MotoGP é o caminho indicado.

Tal como se espera de um videjogo oficial, MotoGP19 inclui todos os pilotos, todas as motos, e tudo sempre com os grafismos que estamos habituados a ver nas transmissões de TV, o que dá outro realismo ao jogo.

Modos de jogo são muitos e variados. Mas o mais interessante é o modo Carreira, onde temos não apenas de pilotar a moto e ganhar corridas, como temos de gerir a nossa carreira e trabalhar para evoluir a nossa moto.

E se corridas atuais não são suficiente para si, então tem também a possibilidade de revisitar momentos icónicos do Mundial de Velocidade, com as famosas motos a 2 tempos e 500 cc. Desafios bem interessantes!

Em breve estará disponível uma versão mais recente. MotoGP20 está previsto estar à venda durante o mês de abril de 2020, com novos pilotos, novas motos, e todos os atuais 20 circuitos de MotoGP.

Valentino Rossi: The Game. Playstation 4, Xbox One, PC

Não foi apenas a Dainese que nos permitiu entrar no mundo secreto de Valentino Rossi, com a sua série de quatro vídeos. O “franchise” MotoGP também seguiu esse caminho com o videjogo Valentino Rossi: The Game.

Como o nome indica, o foco deste jogo é Valentino Rossi, o nove vezes campeão mundial de velocidade e um dos maiores nomes do motociclismo. Para além do conteúdo habitual de MotoGP, aqui temos também diversos conteúdos históricos, sempre com o foco no percurso e melhores momentos de Rossi ao longo da sua carreira.

Mas não é só de motos que se faz este jogo! Num minuto estaremos a arrancar para uma temporada de MotoGP, como no minuto a seguir estaremos ao volante de um carro de rali para participar no Rali de Monza. E como se isto não fosse suficiente, o modo Carreira deixa-nos começar a nossa vida enquanto pilotos no famoso “Motor Ranch” enquanto aprendemos a deslizar nas “dirt track” de Valentino Rossi e assumimos uma posição de alunos na VR46 Academy.


Driveclub: Bikes. Playstation 4

Disponível como “DLC – Download Content” para o videojogo de carros Driveclub, mas também como jogo por si só, Driveclub: Bikes está no topo da nossa lista em termos de variedade de opções e jogabilidade. Como o nome indica, ao assumir o seu lugar em Driveclub: Bikes assumimos também a nossa adesão a um clube. E será com os membros do clube que vamos viajar, visitar, mas principalmente competir em 78 locais diferentes no modo de jogo Tour.

Conforme for ganhando corridas e ajudando o seu clube a chegar ao topo, também vai ver que a sua garagem rapidamente cresce em termos de opções de motos.

A jogabilidade não segue um caminho tão realista como outros videojogos, mas isso não e revela muito problemático pois permite que o jogador menos dedicado consiga passar alguns minutos por dia em Driveclub: Bikes apenas para se divertir.

Se tiver o azar de cair em corrida o tempo de recuperar a sua posição em cima da moto não é prolongado, o que mais uma vez reforça a vertente mais descontraída deste jogo de motos.

Mas o grande interesse em Driveclub: Bikes é a competição online. As corridas são intensas, as batalhas por posição são ferozes, e tudo isto ganha uma nova dimensão a partir do momento em que as condições climatéricas vão alterando durante a corrida ou local onde estamos a competir contra adversários de todo o mundo. Sempre com o objetivo de ajudar o nosso clube a ser o melhor.

Com um nível gráfico muito bom, Driveclub: Bikes é um videojogo de motos que não pode deixar de experimentar!

Grand Theft Auto V. Playstation 4, Xbox One, PC

Quem é que nunca ouviu falar no Grand Theft Auto? Também conhecido entre a comunidade “gamer” como GTA, a quinta edição desta franquia da Rockstar Games elevou a fasquia do que é conduzir num mundo aberto. Embora não seja um jogo específicamente dedicado às motos, GTA V tem uma forte componente de condução moto, incluíndo diversas missões que temos de concluir com êxito.

Conduzir uma moto em GTA V não é a tarefa mais simples do mundo virtual. A cidade e toda a área de jogo está repleta de obstáculos e outros veículos, pelo que muitas vezes vamos cair enquanto conduzimos a nossa moto, seja apenas a desfrutar da estrada, seja no cumprimento de uma missão de jogo.

As motos não são realistas, têm algumas semelhanças com motos reais. Mas podem ser melhoradas e decoradas ao nosso gosto. Podemos comprar a moto num concessionário, mas o mais fácil, e engraçado, é roubar as motos que vamos encontrando enquanto exploramos este mundo aberto de GTA V.

Cuidado com a polícia! Roubar as motos vai elevar o nosso nível de “procurado” e em pouco tempo vamos ter a polícia atrás de nós, o que resulta em perseguições longas, mas sempre divertidas enquanto nos desviamos das balas.

Num jogo que não é apropriado para menores de 18 anos, GTA V transporta-nos também para um mundo “online”. Em GTA Online Bikers, uma atualização ao jogo principal, ficamos com a missão de criar e fazer crescer o nosso próprio motoclube. Seremos os responsáveis por tudo o que respeita o motoclube, incluíndo as cores, vestimentas, e até teremos de defender e atacar motoclubes rivais.

MXGP 2019. Playstation 4, Xbox One, PC

Longe das pistas de asfalto, as pistas de terra têm um apelo irresistível para os fãs do motocross. E para eles temos o videojogo oficial do Mundial de Motocross. MXGP 2019 é a mais recente versão desta franquia, e o conteúdo é uma réplica perfeita do que vemos nas pistas de MX onde os melhores do mundo batalham de forma intensa.

Para além dos pilotos oficiais e que são acompanhados pelas respetivas motos dos melhores fabricantes e das melhores equipas do mundo, em MXGP 2019 terá também a possibilidade de começar a sua carreira como um “rookie” que aos poucos vai evoluir em MXGP e conquistar o título supremo de campeão da categoria rainha.

Com pistas que se alteram conforme as motos vão passando, não pode perder o foco e a atenção nas trajetórias ideais para defender a sua posição ou atacar a do piloto à sua frente.

As motos oferecem uma jogabilidade bastante interessante, e será necessário algum tempo até conseguir dominar todas as técnicas de pilotagem para poder deslizar de curva em curva sem perder tempo precioso.

Para além dos modos de jogo “offline”, destacamos o modo “online” para corridas contra adversários reais, para além do novo modo de Editor de Pistas, que permite criar uma pista ao nosso gosto e depois partilhar com outros jogadores para corridas únicas.

Motoracer 4. Playstation 4, PC

Um videojogo totalmente “arcade”, onde qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência! A série Motoracer teve o seu início em 1995, então como jogo que se jogava nas máquinas nos salões de jogos. Mas Motoracer rapidamente saltou para o PC, e mais tarde para as consolas, e a sua popularidade cresceu exponencialmente.

A quarta edição da franquia mantém a mesma premissa do original, mas ao longo dos 25 anos de existência a produtora adaptou a jogabilidade e foi atualizando os gráficos, mas sempre sem perder o estilo arcada, com cores vivas, cenários fantasiosos, e pistas desafiadoras mesmo para os pilotos de sofá mais dotados.

Temos dois tipos de pistas à disposição: asfalto ou terra. A sensação de velocidade é sempre elevada, especialmente em asfalto e quando sacamos um “wheelie” a toda a velocidade e vamos ultrapassando os nossos adversários sem piedade pelas trajetórias ou pelos saltos. Nas pistas de motocross as manobras aéreas sucedem-se a um ritmo alucinante, e são quase tão importantes como cruzar a meta em primeiro.


Road Redemption. Playstation 4, Xbox One, PC

Se gostava de videojogos nos anos 90, então de certeza que alguma vez na sua vida terá cruzado com o Road Rash. Pois bem, atualmente temos à disposição um videojogo que segue as pisadas do Road Rash e volta a dar-nos a possibilidade de assumir os comandos de uma moto e lutar com todas as nossas forças, e armas (!), para ganhar as corridas.

Em Road Redemption o realismo não existe. Esta é uma versão moderna do clássico Road Rash, em que íamos abrindo caminho por entre adversários aos murros e pontapés, ou usando correntes e outros acessórios. Aqui fazemos parte de um gangue e temos de visitar diversas cidades e lutar contra gangues rivais.

Desafios durante as corridas permitem ganhar dinheiro que depois pode ser usado para melhoramentos na moto, e equipar o seu piloto com melhores armas, e assim facilitar a sua vida.

Em termos gráficos Road Redemption não se destaca dentro do género, nem mesmo em termos de conteúdos. É um jogo de motos que vale mais por nos recordar o mítico Road Rash, e por isso tem o seu lugar nesta lista.

Tourist Trophy. Playstation 2

A Polyphony Digital pode ser mais conhecida pela criação da série Gran Turismo, de automóveis. Mas foi também a responsável por em 2006 ter lançado aquele que é ainda considerado por muitos como o melhor jogo de motos de sempre: Tourist Trophy.

Se ainda tiver uma consola Playstation 2 em sua casa e o Tourist Trophy, então este é o momento ideal para limpar o pó e voltar a divertir-se com este simulador da condução de motos. Embora o som das motos não seja o mais fiel à realidade, a verdade é que a dinâmica das motos e do piloto foi muito bem conseguida, e tendo em conta a altura em que foi criado, Tourist Trophy ainda hoje serve de referência para muitos videojogos mais avançados.

Em termos de conteúdo Tourist Trophy não oferece a mesma quantidade de opções dos videojogos atuais. Temos o modo Arcade e o modo TT, em que vamos desbloqueando e colecionando motos. A longevidade do jogo não é grande e rapidamente teremos na nossa garagem todas as motos incluídas no Tourist Trophy, incluíndo a bombástica Yoshimura Hayabusa X-1!

Não é um jogo capaz de competir em termos gráficos com as opções mais atuais como MotoGP19, por exemplo, mas ainda assim é um jogo nostálgico e que merece ser revisitado se tiver a oportunidade.

CONTEÚDO BÓNUS

Se é verdade que os 10 jogos de motos que lhe referimos acima são as opções mais recentes, com melhores gráficos, melhor jogabilidade, mais conteúdos disponíveis e também com possibilidade de jogar “online” contra adversários reais, decidimos alargar a nossa lista de videjogos de motos para jogar durante a quarentena com 3 jogos bónus: Road Rash, Super Hang-On e Manx TT SuperBike.

Road Rash

Se todas as opções acima são o que são, muito devem ao original Road Rash. Já lhe dissemos mais acima que este jogo está na origem do Road Redemption, mas o facto de ser considerado por muitos “gamers” como o “GOAT” (o melhor de sempre) videojogo de motos, obrigou-nos a oferecer-lhe este bónus.

Em Road Rash, para além de competirmos como habitualmente por ir subindo posições em pista ou neste caso no percurso, desviando do trânsito que nos obriga a pilotar em zig-zag constante, temos ainda de batalhar por todos os meios possíveis e imaginários contra os rivais controlados pelo computador.

O objetivo é terminar a corrida nos três primeiros para podermos prosseguir para o nível seguinte, e com isso a dificuldade vai aumentando. Felizmente temos à disposição diversas armas como tacos de baseball, correntes, murros ou pontapés. E se isso não for suficiente, um encosto mais forte num rival deixa-o de frente para um carro ou camião.

Com um emulador ainda deverá conseguir descarregar e jogar Road Rash no seu PC.

Super Hang-On

E por falar em clássicos, temos ainda um segundo jogo bónus para si! Hang-On foi um videjogo pensado primeiro para ser jogado nas máquinas dos salões de jogos, aquelas em que nos sentávamos nas motos e inclinávamos para virar, e rapidamente chegou às consolas no início dos anos 90.

A jogabilidade arcade é viciante e simples, mas conforme vamos passando de nível nas diferentes áreas de competição (África, Ásia, América, Europa) a velocidade aumenta e será mais complicado evitar as quedas.

Os gráficos são coloridos, o som acompanhado por música típica dos jogos arcada é um “must”, e Super Hang-On permite ainda comprar peças para melhorar a performance das nossas motos e assim deixar as vitórias ao nosso alcance.

Com um emulador ainda deverá conseguir descarregar e jogar Super Hang-On no seu PC.

Manx TT SuperBike

Desenvolvido pela SEGA para os salões de jogos e ser um líder dos jogos arcade de motos, Manx TT SuperBike ficou mais tarde disponível na consola Sega Saturn. Manx TT SuperBike não foge ao estilo arcada, com as motos a fazerem longas derrapagens e a obrigarem a uma condução pouco realista.

Com dois circuitos à disposição, um deles, o TT Course, inspirado no percurso real do Tourist Trophy da Ilha de Man, a diversão é imensa, a ação intensa, e tudo enquanto tentamos acelerar o mais possível para terminar cada setor do percurso dentro do tempo disponível e seguir para o "checkpoint" seguinte.

Com um emulador ainda deverá conseguir descarregar e jogar Manx TT SuperBike no seu PC.

andardemoto.pt @ 30-3-2020 15:00:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews