Kit turbo permite à Kawasaki Z900RS chegar aos 200 cv!

A Big CC Racing desenvolveu um kit turbo para a clássica moderna de Akashi. Com um turbo montado no motor quatro em linha, a Kawasaki Z900RS pode chegar aos 200 cv.

andardemoto.pt @ 12-5-2020 10:28:43

Montar um kit turbo num motor de uma moto não é novidade. Já muitos o fizeram e com objetivos totalmente diferentes. Uns para bater recordes de velocidade, outros apenas para “destruir” os seus rivais na estrada.

A admissão forçada é uma forma relativamente fácil de obter uma performance melhorada do motor da moto. Mas é preciso saber o que se está a fazer.

É aqui que entram os especialistas britânicos da Big CC Racing.

Eles desenvolveram um kit turbo para montar numa Kawasaki Z900RS, a clássica moderna de Akashi. O motor “stock” desta moto disponibiliza uns interessantes 111 cv às 8.500 rpm. Mas o kit turbo da Big CC Racing permite aumentar, significativamente, a potência da Z900RS.

Este kit turbo para a Kawasaki Z900RS inclui não apenas o turbo de rolamentos Garrett, mas também todos os tubos em aço inoxidável.

Leia também – Teste Kawasaki Z900RS: Viajar no tempo



E como num motor que recebe mais ar devido à utilização de admissão forçada também é necessário permitir uma melhor saíde de gases de escape, a Big CC Racing inclui ainda um sistema de escape completo artesanal, e também fabricado em inox.

Este kit turbo foi pensado para disponibilizar pressões baixas. De acordo com a Big CC Racing o turbo tem uma pressão de apenas 0,5 bar. Com esta opção, conseguem garantir a fiabilidade mecânica do motor quatro cilindros em linha de 948 cc. Sem mexer nos componentes internos.

Mas também aumentam a potência!

De acordo com a Big CC Racing, a Z900RS equipada com o kit turbo vê a potência máxima aumentar dos 111 cv para, no mínimo, 170 cv. Caso o cliente opte por aumentar a pressão gerada pelo turbo, o motor atingirá facilmente os 200 cv!

Ainda de acordo com o preparador britânico, e depois de ter feito testes em banco de ensaio com a sua Z900RS Turbo, chegaram à conclusão que às 9.800 rpm esta clássica moderna modificada consegue produzir a mesma potência de uma Kawasaki Ninja H2 de série.



Na realidade a Z900RS Turbo até consegue superar a H2 e o seu compressor volumétrico. Entre as 4.500 e as 9.500 rpm a clássica moderna bate a hiperdesportiva por 15 cv. No entanto a partir daí a H2 dispara para outros valores (197 cv à roda) graças a toda a tecnologia associada ao seu compressor volumétrico que cria uma pressão de 1,2 bar.

E qual o preço a pagar para podermos ter este kit turbo para instalar na Kawasaki Z900RS?

Por cerca de 4.750 euros (mais impostos e transporte) a Big CC Racing entrega o kit completo em nossa casa. A montagem será relativamente simples, mas aconselham que seja uma operação feita por um mecânico especializado.

Se preferir, e tiver essa hipótese, pode enviar a sua Z900RS para a Big CC Racing. Eles montam o kit turbo e fazem toda a afinação do sistema de acordo com a sua preferência. E se for um dos primeiros clientes, ainda oferecem um Power Commander PC5.

andardemoto.pt @ 12-5-2020 10:28:43

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews