Yamaha MT-09 SP – A elegância da exclusividade

A versão topo de gama da MT-09 apresenta algumas novidades para enfrentar 2021 cheio de adrenalina! Fique a conhecer a nova Yamaha MT-09 SP que aposta na elegância da exclusividade.

andardemoto.pt @ 12-11-2020 16:54:37

Se no final de outubro a Yamaha surpreendeu com uma MT-09 bastante renovada para o próximo ano, e com uma imagem bastante mais agressiva e que causou as mais diferentes reações entre os motociclistas, agora chega a vez de ficarmos a conhecer os detalhes da versão exclusiva MT-09 SP.

Mas o que é que torna esta variante SP da MT-09 tão especial e exclusiva?

A primeira coisa que chama a atenção na nova MT-09 SP é a utilização de um esquema de cores exclusivo. Denominado de Icon Performance, as cores usadas nesta “hyper naked” japonesa derivam do esquema de cores aplicado na exótica R1M. O esquema de pintura em vários tons de azul e preto no depósito de combustível e nas condutas de ar para conferem uma aparência ainda mais agressiva.

Para um acabamento verdadeiramente especial, a Yamaha optou por finalizar a pintura com gráficos de impressão por transferência de água, integrados perfeitamente nas formas musculadas e “cruas” da MT-09 SP.



Na eletrónica a grande diferença entre a versão base e a MT-09 SP é a utilização como equipamento de série de um valioso sistema de controlo de velocidade cruzeiro. Através de um conjunto de botões localizados no punho esquerdo, o condutor pode ativar o “cruise control” a partir do momento em que a moto circula acima dos 50 km/ e da 4ª relação de caixa.

O condutor define a velocidade cruzeiro, mas pode depois redefinir o limite em incrementos de 2 km/h (acima ou abaixo), ou então aumentar a velocidade de forma constante ao premir o botão continuamente. O sistema desliga-se assim que o condutor usa os travões, aperta a embraiagem, ou roda o acelerador em sentido contrário.

As suspensões são também melhores do que as usadas na versão base. Nesse sentido a Yamaha instala na MT-09 SP uma mistura de componentes de dois fornecedores: Kayaba à frente e Öhlins atrás.

As suspensões “premium” são totalmente ajustáveis e permitem ao condutor desta naked japonesa sentir ainda mais o trabalho desenvolvido pelos engenheiros de Iwata na criação do novo quadro da MT-09.



Para além do guiador e manetes em preto, a nova Yamaha MT-09 SP recebe um assento de pesponto duplo, cuja forma foi redesenhada pela marca depois de ouvir as opiniões dos motociclistas que realizaram os habituais “test-rides” e definiram o assento como um ponto a melhorar nesta nova geração da MT-09 SP.

Por último, a SP recebe um braço oscilante que conta com um acabamento de alumínio escovado e anodizado, criando assim uma aparência exótica, derivada das motos de competição, e que complementa na perfeição a cor Crystal Graphite que a Yamaha utilizou para cobrir o quadro.

Todas as restantes características técnicas e tecnológicas são iguais à já conhecida MT-09 que a Yamaha renovou por completo para 2021, e que poderá ficar a conhecer aqui.

andardemoto.pt @ 12-11-2020 16:54:37

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews