Kawasaki Ninja ZX-10R / ZX-10RR – Nova cor para a superdesportiva de Akashi

A Kawasaki anuncia uma leve renovação da sua superdesportiva de eleição. A Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR estarão disponíveis numa nova cor em 2022.

andardemoto.pt @ 25-10-2021 11:36:42

O nome Ninja é um dos mais conhecidos pelos motociclistas que preferem as motos desportivas. Dentro do segmento das superdesportivas, a gama Ninja divide-se entre a versão base ZX-10R, com a Kawasaki a adotar depois diversas melhorias mecânicas para criar a variante especial de homologação para o Mundial Superbike, a Ninja ZX-10RR.

Depois da renovação mais profunda em termos visuais e mecânicos que foi realizada na Ninja ZX-10R para 2021, o que inclui um pacote aerodinâmico bastante evoluído e que, de acordo com a marca japonesa, permitiu a esta superdesportiva criar 17% mais de carga aerodinâmica, para o próximo ano a escolha da marca foi de refinar alguns pormenores e vestir as carenagens com uma nova opção de cor.

Ambas contam com iluminação “full LED”, um vidro dianteiro mais alto e poisa-pés e avanços reposicionados permitem ao condutor das Ninja “encaixar-se” melhor quando circula a maior velocidade, aproveitando a proteção aerodinâmica otimizada.


Nesses momentos, encontrará à sua frente toda a informação sobre a moto num painel de instrumentos TFT a cores, que permite, de série, conectar a moto ao smartphone através da atualizada app Kawasaki Rideology.

Com a travagem a cargo de pinças Brembo M50 e discos de 330 mm à frente, a Kawasaki instala tanto na Ninja ZX-10R como na Ninja ZX-10RR o mesmo pacote eletrónico com múltiplas opções e ajudas à condução. O KIBS permite usufruir de um sistema de travagem integrado, o quickshift bidirecional faz parte do equipamento de série, e depois encontramos ainda opções como controlo de tração ajustável, modos de condução e efeito travão motor.

Todas as ajudas à condução são ajustadas de acordo com a inclinação, com a Kawasaki a instalar nas novas Ninja uma unidade de medição de inércia da Bosch. Convém também não esquecer que, e porque estas superdesportivas são motos para desfrutar em pleno num circuito, a marca japonesa permite ao condutor sentir o que são os arranques de uma moto de competição através do sistema Launch Control.



Fora da pista e a pensar nas viagens em autoestrada, as novas Ninja ZX-10R e ZX-10RR disponibilizam um valioso “cruise control”.

Com a performance do motor tetracilíndrico a manter-se inalterada nestas versões de 2022, sendo a potência de 203 cv às 13.200 rpm e o binário de 114,9 Nm às 11.400 rpm, isto no caso da Ninja ZX-10R, o grande destaque continua a ser a variante RR, produzida em quantidade reduzida e a pensar em exclusivo no Mundial Superbike.

A Kawasaki Ninja ZX-10RR conta com jantes Marchesini forjadas, enquanto a Pankl fornece bielas e pistões. As árvores de cames têm perfil específico, e as molas de válvulas, tanto na admissão como escape, são mais fortes para resistir às exigências de um moto que atinge mais 400 rpm do que o motor da versão base. A Ninja ZX-10RR é monoposto e os pneus que montam nas jantes especiais são os Pirelli Supercorsa SP. A performance da RR é também diferente, com a Kawasaki a anunciar 204 cv às 14.000 rpm enquanto o binário é de 111,8 Nm às 11.700 rpm.


Estas superdesportivas adotam a nova imagem de marca da casa da Akashi, o famoso “River Mark”, símbolo que estará em destaque nas carenagens que podem ser pintadas de Metallic Diablo Black/Metallic Matte Graphenesteel Gray ou Lime Green/Ebony/Pearl Blizzard White para a Ninja ZX-10R, e Racing Lime Green para a Ninja ZX-10RR.

Quanto a preços, a Multimoto, importador da Kawasaki para o nosso país, ainda não revelou os valores para estas Ninja atualizadas. A atual gama de superdesportivas de Akashi começa nos 20.490€ e a variante RR chega aos 30.890€. Não será expectável que estes valores sofram um grande aumento, porém, uma atualização de preços deverá acontecer.


Galeria de fotos Kawasaki Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR

andardemoto.pt @ 25-10-2021 11:36:42


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews