Bimota já trabalha numa adventure-tourer baseada na Tesi

A exótica marca italiana Bimota confirma que tem interesse e um projeto em andamento para entrar no segmento adventure-tourer com uma novidade baseada na desportiva Tesi.

andardemoto.pt @ 7-12-2021 12:25:12

Com sede em Rimini, o pequeno e exótico fabricante Bimota continua a sua nova vida em parceria com a Kawasaki. No recente Salão de Milão EICMA 2021 mostrou-nos as novas KB4 e KB4 RC, modelos baseados na japonesa S1000SX, e que seguem as pisadas da mais poderosa e desportiva Bimota Tesi H2 com motor sobrealimentado da Ninja H2.

É precisamente a Tesi H2 que estará a servir de base para o desenvolvimento de uma nova proposta da Bimota, uma moto que levará o fabricante italiano para um novo segmento: as adventure-tourer.

Durante a EICMA 2021, Pierluigi Marconi, CEO da Bimota, confirmou em entrevista ao website britânico MCN que a sua empresa está já a trabalhar nessa novidade turística e argumentos aventureiros, e que, ao contrário do habitual, utilizará a plataforma Tesi, algo que até agora estava apenas reservado para os modelos desportivos.



A Bimota acredita que pode aplicar com sucesso as suas soluções técnicas exclusivas, onde se destaca, para além de um quadro especial, a utilização de um sistema de controlo de direção centralizado no cubo da roda dianteira, e que separa as forças de amortecimento / extensão da suspensão dianteira da própria direção.

Por outro lado, aquela que será a Bimota adventure-tourer do futuro irá dar uso ao mais recente motor sobrealimentado de quatro cilindros em linha produzido pela Kawasaki para a nova geração da Ninja H2 SX, também ela uma novidade apresentada no Salão de Milão EICMA 2021.

Isto significa que a próxima Bimota adventure-tourer com base na plataforma Tesi terá o motor de 200 cv equipado com compressor volumétrico. Marconi confirma isso, mas não revela, por exemplo, se a Bimota terá acesso ao mesmo sistema de radar estreado na nova Ninja H2 SX. Porém, o presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, no seu discurso na EICMA 2021, mostrou-se muito satisfeito com a parceria que a marca japonesa tem com a Bimota, e prometeu disponibilizar todo o apoio e materiais para futuros modelos da marca italiana.

Uma primeira imagem “teaser” divulgada pela Bimota já permite ficar com uma ideia de como será a nova Tesi em variante adventure-tourer. O plano será apresentar a versão de produção dentro de um prazo máximo de dois anos, provavelmente no Salão de Milão EICMA de 2023.

andardemoto.pt @ 7-12-2021 12:25:12


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews