Aprilia RSV4 X Trenta

Uma edição limitada a 100 unidades para todo o mundo, que celebra a primeira vitória da Aprilia em campeonatos mundiais.

andardemoto.pt @ 3-9-2022 13:39:02

Desenvolvida exclusivamente pelo Departamento Racing da Aprilia, a Aprilia RSV4 X Trenta é a moto mais avançada alguma vez disponibilizada ao público. Trata-se de uma moto para uso exclusivo em pista, tal como a RSV4 X que a Aprilia já tinha apresentado em 2019.

É uma interpretação moderna da moto utilizada pelo piloto Alex Gramigni quando em 1992  (há trinta anos, e daí o nome RSV4 XTrenta) conquistou o primeiro título mundial para a Aprilia, então na categoria 125 cc.  , 

Quanto a performance, os números falam por si: 230cv e 166 kg, com suspensões e eletrónica de competição.


As carenagens são fabricadas em carbono pela PAN Compositi, de acordo com os procedimentos utilizados em MotoGP, sendo certo que as soluções aerodinâmicas estão presentes tanto na parte anterior como na posterior, resultando numa carga aerodinâmica superior em 25% e uma diminuição da respetiva resistência aerodinâmica em 4%.

Para tal contribui a denominada “colher” de MotoGP, um elemento que é fixado na zona inferior do braço oscilante, tal como é visível desde 2019 nas motos de MotoGP.

Outros pormenores tornam esta moto ainda mais exclusiva, como o radiador que foi fornecido pela Taleo Tecnoracing, com especificações semelhantes às dos usados no Mundial de Superbike, o pinhão de ataque em titânio, fabricado exclusivamente para esta moto pela PBR. ou ainda o painel de instrumentos de competição com assinatura da JetPrime.


A eletrónica é controlada por uma unidade Magneti Marelli, com calibração específica.

Em relação às suspensões, a Aprilia Racing optou pelas Ohlins, desenvolvidas e modificadas em exclusivo para esta máquina, enquanto que a travagem, a cargo da Brembo, contempla as pinças GP4-MS, monobloco e maquinadas, que mordem discos Brembo T-drive de 330 mm na roda da frente

As jantes são as Marchesini M7R GENESI em magnésio forjado.


A linha de escape, a cargo da SC Project apresenta um desenho exclusivo, com coletores em titânio e ponteira em fibra de carbono.

Cada um dos apenas 100 exemplares que vão ser fabricados, têm um preço de 50.000 euros (+IVA) e a compra depende de uma reserva que terá de ser feita online no dia 6 de Setembro de 2022, no site oficial da marca (clique aqui).


Acompanhe aqui todas as notícias sobre a Aprilia


andardemoto.pt @ 3-9-2022 13:39:02


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews