MV Agusta Lucky Explorer 9.5 e 5.5 chegam em 2023

divulgadas pelo Andar de Moto como protótipo na EICMA 2021, as MV Agusta Lucky Explorer 9.5 e 5.5 voltaram à EICMA em 2022 como projeto finalizado.

andardemoto.pt @ 16-11-2022 17:10:40

Concebidas para preencherem as necessidades dos motociclistas mais aventureiros, as Lucky Explorer foram inspiradas nos ralis e na icónica Cagiva Elefant que venceu o Paris-Dakar duas vezes.

MV Agusta Lucky Explorer 9.5

As linhas da MV Agusta Lucky Explorer mantiveram-se fiéis ao projetos apresentados em 2021 e àquela que foi a sua inspiração, a Cagiva Elefant. Pronta para entrar em produção em Schiranna, a Lucky Explorer 9.5 foca-se em transmitir o prazer de andar de moto tanto ao condutor como ao pendura.

A MV Agusta Lucky Explorer 9.5 tem posição de condução ergonomicamente natural quando sentados na moto, mas foi também pensada em dar uma posição de condução confortável em pé quando a levamos por caminhos off-road.

A proteção aerodinâmica da 9.5 foi estudada e melhorada com base nos modelos GT e com testes em túnel de vento para proporcionar o maior conforto nas longas viagens em estrada aberta, independentemente das condições atmosféricas. Dispõe de um vidro frontal regulável em altura capaz de proteger do vento os motociclistas com uma maior estatura.

A recriação de uma moto off-road dos anos 90 da marca de Pesaro levou a Lucky Explorer a assentar em rodas de 21 e 18 polegadas à frente e atrás respectivamente, com uma distância entre eixos de 1580 mm. As jantes estão preparadas para usar pneus tubeless pelo que é possível alternar entre pneus para estrada ou cardados para os trilhos.

O tricilíndrico de 800 cc que equipa outros modelos da MV Agusta foi o ponto de partida para a criação de um renovado motor para a Lucky Explorer 9.5, em que grande parte dos componentes são novos, como o cárter, o sistema de lubrificação, o de arrefecimento e outros.

Pesando somente 57 kg, o motor três em linha de 931 cc da Lucky Explorer 9.5 integra 4 válvulas por cilindro e dupla árvore de cames à cabeça, produzindo uns robustos 124 cv às 10.000 rpm e 102 Nm às 7000 rpm. Tudo isto controlado por um acelerador eletrónico “ride by wire” que promete dar uma resposta irrepreensível.


Para ajudar a todas as prestações da MV Lucky Explorer 9.5, o escape tipicamente off-road foi incorporado com um válvula de fluxo de gases, favorecendo uma maior entrega de binário ou potência, dependendo da situação.

O pacote eletrónico da MV Agusta Lucky Explorer 9.5 apresenta modos “Urban”, “Touring” e “off-road”. O ABS pode ser desligado totalmente ou unicamente na roda traseira.

Um quadro versátil foi o que a fabricante de Pesaro quis que definisse a Lucky Explorer 9.5 e portanto compôs um quadro em aço de duplo berço com subquadro aparafusado de estrutura tipo treliça. Assegurando na Lucky Explorer 9.5 viagens confortáveis e estáveis em estrada a elevadas velocidades e rigidez necessária para as irregularidades no off-road.

Além do quadro apto para qualquer situação, a Lucky Explorer 9.5 mede, do assento ao solo, 850 mm e equipa no braço oscilante em alumínio fundido um monoamortecedor Sachs com 210 mm de curso. À frente, a forquilha invertida é também cortesia da Sachs, com 48 mm de diâmetro e 220 mm de curso. Ambas as suspensões são completamente reguláveis.

Para estar constantemente a par da informação técnica, a Lucky explorer 9.5 traz um painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas com conexão por Bluetooth e Wi-Fi, permitindo a sua atualização através da aplicação “MV Ride”, e ainda sistema de localização em caso de roubo, planeamento de rotas, entre outras funcionalidades.

Com 230 mm de distância ao solo, 220 kg de peso a seco e um depósito de combustível de 20 litros, a chegada da MV Agusta Lucky Explorer 9.5 está prevista para o final da primavera de 2023, mas ainda com preço por definir.


MV Agusta Lucky Explorer 5.5

O regresso da fabricante italiana ao off-road trouxe também uma versão mais acessível, a Lucky Explorer 5.5.

A MV Agusta Lucky Explorer 5.5 insere-se no segmento de média cilindrada e vai chegar ao mercado antes da sua irmã mais potente, em fevereiro de 2023. Ainda assim, continua a abraçar o legado da Cagiva Elefant, com linhas e design semelhantes mas com toda a tecnologia contemporânea.

Os técnicos de Schiranna colocaram no meio o quadro de aço tubular com configuração de treliça da Lucky Explorer 5.5, um motor bicilíndrico de 554 cc refrigerado a líquido que debita 47.6 cv e 51 Nm de binário. Com estas especificações, a Lucky Explorer 5.5 pode ser conduzidas por motociclistas com carta A2.

As mesas de suspensão da MV Agusta Lucky Explorer 5.5 seguram ao quadro a forquilha da KYB com 135 mm de curso, ajustável em pré-carga e extensão. O monoamortecedor traseiro, também da KYB, fixo ao braço oscilante, é totalmente regulável.

Nesta versão os tamanhos das rodas da Lucky Explorer 5.5 são diminuídos para 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás. Ainda nas rodas da MV Agusta Lucky Explorer 5.5 encontramos os dois discos da travão de 320 mm na frente, mordidos por pinças de 4 êmbolos da Brembo e na traseira um disco de 260 mm com uma pinça de 2 êmbolos.

As MV Agusta Lucky Explorer 9.5 e 5.5 assinalam o regresso nostálgico da marca aos modelos off-road para 2023.

andardemoto.pt @ 16-11-2022 17:10:40


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