Norton V4CR em produção
Após ter sido adquirida há 3 anos por uma empresa Indiana, a Norton vai finalmente iniciar a produção de uma Café Racer muito especial.
andardemoto.pt @ 2-9-2023 07:00:00
Um ano depois de resgatar a Norton da falência em 2020, os seus novos proprietários indianos, a TVS, financiaram o desenvolvimento de um conceito de Café Racer baseado na superbike V4 de 1200cc da marca inglesa. Agora, essa máquina vai começar a ser produzida num número limitado de unidades.
A demora deste início de produção deveu-se à enorme quantidade de reengenharia necessária para garantir a fiabilidade da V4CR. Ainda assim a naked moderna clássica vai usufruir do motor e quadro da desportiva V4SV.
Como tal, o motor da Norton V4CR viu a potência reduzida relativamente ao da sua irmã desportiva, de 200 para 185 cv, contudo a unidade motriz continua sem cumprir com as normas de emissões Euro 5.
A razão do número limitado de unidades é uma estratégia para a Norton tornar a moto apta a circular no Reino Unido, homologando uma a uma ao invés de uma produção em massa. Isto porque os limites de emissões são muito mais flexíveis ao abrigo deste regime, evitando a necessidade de cumprir a norma Euro 5.
Com isto a Norton V4CR irá certamente encontrar a maioria dos seus compradores no Reino Unido, mas como a fabricante ainda está numa fase de "crescimento", esta é uma estratégia vantajosa para a marca. No futuro a fabricante deve conseguir que os seus modelos cumpram a norma Euro 5 de forma a alargar o acesso a mais mercados.
No que diz respeito às especificações da Norton V4CR, o motor disponibiliza 185 cavalos de potência às 12.000 rpm e 125 Nm de binário às 9.000 rpm, impulsionando com facilidade os 204 kg de peso a cheio da naked. O V4 assenta num quadro de alumínio, soldado à mão por TIG e está equipado com suspensões Öhlins, sendo a forquilha uma NIX30 e o monoamortecedor um TTXGP, e travões com pinças monobloco da Brembo.
A eletrónica inclui controlo de tração sensível à inclinação, quickshifter bidirecional e três modos de condução. Integra também um sistema keyless e um painel de instrumentos TFT de 6 polegadas, além de iluminação totalmente em LED.
Os interessados em adquirir uma das 200 unidades da Norton V4CR terão de despender cerca de €49.000 e poderão escolher entre duas versões. A opção Manx Platinum que inclui pintura prateada e jantes forjadas em liga leve OZ Racing Piega ou a versão Carbon que tem carenagens em fibra de carbono e jantes BST Rapidtek fabricadas no mesmo material.
andardemoto.pt @ 2-9-2023 07:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews