CFMOTO com várias novidades na EICMA 2023

A inovadora marca asiática projeta o futuro com uma linha empolgante.

andardemoto.pt @ 10-11-2023 14:00:59

A CFMOTO é uma das marcas que mais cresce no mercado, com vasta expansão internacional e um portfólio variado de produtos, como foi demonstrado na conferência de imprensa na EICMA, com luzes piscando no palco enquanto Markus Ferch, Vice-Presidente de Vendas da Europa, e Carles Solsona, Diretor de Design, apresentaram novos conceitos de modelos de produção diante de uma audiência mundial, tanto na sala como através da transmissão ao vivo nas redes sociais da CFMOTO. 


CFMOTO 125NK CONCEPT

A família NK está pronta para receber um novo membro. Com a 125NK CONCEPT, a CFMOTO vai preencher a sua lacuna no segmento de 125 cc com um modelo muito apelativo.

A 125NK CONCEPT tem o design inspirado no conceito NK-C22. Um monobraço oscilante destaca a cobertura de fibra de carbono na roda traseira, enquanto a secção traseira esguia cresce até ao assento do condutor, ao lado do qual encontramos o sistema de escape desportivo que enfatiza as linhas afiadas da carenagem. 

O depósito vê-se musculado devido às carenagens laterais que se alastraram para a frente,  criando uma harmonia com o farol LED característico da CFMOTO. 

O defletor de ar em fibra de carbono na frente é uma clara referência ao desempenho, enquanto o guarda-lamas dianteiro é imediatamente reconhecível como um detalhe característico da família NK. Todos esses elementos de design são realçados por uma paleta de cores que transmite eficazmente o dinamismo deste protótipo moto conceito.


MT-X CONCEPT

O MT-X CONCEPT integra um estilo de gráficos e cores únicas que lhe conferem uma certa personalidade (a cor octanium é sinónimo de aventura) e atitude madura perante novos desafios (o toque fluorescente é o espírito de corrida da CFMOTO).

A dianteira musculada é caracterizada por um farol LED, enquanto o ecrã tátil TFT vertical de 8 polegadas é inspirado na torre de navegação das motos de rali. Além disso, as asas laterais flutuantes são uma clara referência às motos de aventura que marcaram uma era de corridas no deserto. 

Para os caminhos mais irregulares, a MT-X monta uma roda dianteira de 21 polegadas, uma simpática distância ao solo e um assento plano e estreito, características cruciais para superar os obstáculos ao longo do caminho. 

O depósito de combustível está colocado numa posição mais baixa em comparação com outros produtos MT e disponibiliza uma maior capacidade de combustível, otimizando o baixo centro de gravidade e melhorando a experiência de condução em todas as condições.


Motor 675 cc

O motor tricilíndrico de 675cc é um projeto completamente novo desenvolvido internamente pela CFMOTO, com um baixo peso, alta durabilidade, aceleração rápida (devido a uma cambota de baixa inércia) e uma entrega suave de desempenho (graças à embraiagem FCC). 

Este motor equipará novos modelos emocionantes a serem lançados em 2024. O motor proporcionará um binário máximo de 68 Nm às 8250 rpm, uma potência máxima de mais de 100 cv e, além disso, atingirá um pico de 12300 rpm. Estes números impressionantes conseguem impulsionar uma moto dos 0-100 km/h em apenas 3 segundos. 

A unidade é forjada em alumínio para alcançar uma redução de peso de 10% em comparação com motores semelhantes. Para o primeiro motor tricilíndrico, a CFMOTO impôs um limite de peso nos 55 kg. Os pistões de alumínio são também forjados e contribuem para uma maior resistência de 8% em comparação com os não forjados. 

(Todos os dados são do Laboratório de Motores da CFMOTO, valores específicos podem variar para as diferentes motos de produção.) 


450 MT

A comprovada e bem-sucedida plataforma de motor bicilíndrico paralelo de 449 cc da CFMOTO (usada na 450SR) foi revista e adaptada para a diversão e emoção da condução off-road. 

O motor do 450MT produz 43 cv de potência às 8500 rpm e 44 Nm de binário às 6250 rpm, enquanto a cambota desfasada a 270° reduz significativamente as vibrações. 

A agilidade, quer em estradas como fora delas, é reforçada pelos 200 mm de curso oferecidos pelas suspensões KYB, ajustáveis na pré-carga e em 20 níveis de amortecimento. 

Já a ergonomia foi cuidadosamente ajustada para proporcionar conforto ao realizar vários quilómetros em auto-estrada, mas ao mesmo tempo garantir total controlo nos trilhos mais difíceis, com um guiador alto e apoios de pés dedicados. 

A alma off-road da moto é expressa tanto pelas especificações técnicas como pela aparência, com roda dianteira de 90/90-21” e traseira de 140/70-18”, uma distância ao solo de 220 mm e altura do assento de 820 mm (800 mm com assento opcional), assim como um peso a seco de 175 kg

Para melhorar as capacidades off-road, o sistema ABS de duplo canal da BOSCH pode ser desativado na roda traseira através de um botão dedicado no guiador. Também o controlo de tração (TCS) da BOSCH pode ser desativado através do ecrã TFT a cores,curvo, de 5 polegadas e que oferece conectividade Bluetooth. 

800NK GP

A naked bike mais potente da gama NK está impregnada com a ambição e a essência por trás do projeto de corrida Moto3 da CFMOTO. A 800NK GP está pronta para realizar um track day com uma posição de condução desportiva e características técnicas de qualidade dos mesmos fornecedores que apoiam a equipa de competição. 

Desde os pneus aos travões, suspensões ajustáveis de alta qualidade, sistema de escape slip-on, apoios de pés elevados, guiador mais baixo, diversos componentes CNC, proteção de forquilha e braço oscilante, e a configuração do assento individual. Tudo na NK GP é orientado para a corrida, e não apenas a atrativa decoração especial Moto3. 

CL-C LOW RIDE e CL-X SPIRIT

A nova CFMOTO 450CL-C faz a sua primeira aparição na Europa (CL-C é sigla para "Cool Life Cruising"). A inovação é uma prioridade importante para a CFMOTO, mas também o são a expressão e o design, e portanto nasceu a linha Custom Works. 

O modelo CL-C LOW RIDE evidencia todas as linhas estilísticas da linha CL-C. O estilo bobber da traseira é realçado pela jante totalmente preenchida que suporta um pneu de grande dimensão, enquanto a configuração do banco individual é enriquecida por costuras contrastantes. 

A atitude agressiva da LOW RIDE é acentuada pelo sistema de escape duplo, enquanto o cárter do motor lembra a cor de destaque por toda a moto. O depósito de combustível tradicional em forma de gota do CL-C foi cromado e modificado. 

2024 traz também a CL-X SPIRIT, a alma scrambler é agora intensificada pelos novos escapes duplos mais altos que ficam sob o assento cujo formato foi revisto e apresenta uma cobertura em couro de alta qualidade. Outra parte da renovação são as jantes de raios combinadas com pneus todo-o-terreno. 

As suspensões e travões foram também atualizados e, graças à pintura aplicada nas carenagens, o quadro tubular é destacado.

"Os tempos estão a evoluir rapidamente, e nós também. Foi e é a nossa visão tornar-nos uma marca global de veículos motorizados premium. Seguimos uma estratégia clara de globalização, eletrificação e conectividade para alcançar essa visão", disse Markus Ferch, Vice-Presidente de Vendas da CFMOTO para a Europa.

Segundo Ferch, a busca pela excelência não vai abrandar ou parar. A CFMOTO está estabelecida e pretende avançar a todo vapor para manter viva a sua essência inovadora, produzindo motos excepcionais, de qualidade elevada e design, implementando ideias emotivas que estão a ajudar a marca a ganhar visibilidade no mundo das motos.

andardemoto.pt @ 10-11-2023 14:00:59


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews