Apresentação Segway dos novos modelos ATV Snarler, UTV Fugleman e SSV Villain para 2022

Três modelos Segway para 3 tipos de utilização diferentes, mas todos apresentam elevados níveis de diversão como denominador comum.

andardemoto.pt @ 26-5-2022 11:33:42

O Andar de Moto esteve presente na apresentação internacional da gama da Segway Powersports para 2022. Uma gama composta pelo ATV Snarler, pelo UTV Fugleman e pelo SSV Villain.

Os três veículos apresentam a mesma identidade cromática mas as semelhanças terminam aí pois não podiam ser mais diferentes na forma nem no carácter. 
Todos estes veículos apresentam uma estética moderna e agressiva, muito bem conseguida, com um excelente nível de acabamentos, onde se destacam componentes de qualidade e a iluminação integral em LED.

A grande atração desta apresentação era o SSV VILLAIN que, principalmente na sua versão de topo de gama, a SX10X, faz lembrar um Tesla, com os seus 2 ecrãs digitais, sendo que o painel central tem ecrã táctil de 10.4”, controlado através de um telemóvel, com uma aplicação própria da Segway.

Esse ecrã permite personalizar o veículo à medida de cada condutor e ter todas as informações em tempo real tais como velocidade, potência, aceleração, etc. Quanto ao comportamento, já lá vamos...

ATV SEGWAY SNARLER AT6

O ATV SNARLER AT6 é o veículo mais simples dos três modelos apresentados, pois apenas possui 567cc, 44,2 cv. Mas também tem um peso muito inferior, de apenas 350kg. Igualmente o seu preço também é o mais baixo!

É o veículo pelo qual nutro menos simpatia. Como tenho pouca experiencia neste tipo de veículos e tenho consciência dos riscos de uma utilização negligente, não tentei sequer explorar o seu potencial. No entanto não deixo de reconhecer as suas mais valias e o potencial de aventura.

O Segway SNARLER AT6 tem potência mais do que suficiente, vem bem equipado e é muito prático de entrar e sair.

Mas ao contrário do UTV não possui qualquer capacidade de carga. Em bom piso de terra, permite fazer umas “atravessadelas” tornando-se muito divertido. Mas o risco aumenta no caso de pisos sinuosos e degradados. É um veículo que, para se lhe extrair o máximo, é necessária muita experiência e alguma dose de inspiração.

Pode ver mais imagens e todas as características técnicas do ATV SEGWAY SNARLER AT6 se clicar aqui


UTV SEGWAY FUGLEMAN UT10

O UTV FUGLEMAN UT10 tem dupla personalidade. Por um lado, pode ser o perfeito aliado para o trabalho rural, pois possui 3 lugares e uma caixa aberta com alguma capacidade para transportar objectos, tal como lenha, ferramentas, materiais de construção, etc. E com a bola de reboque sempre se lhe pode acoplar um atrelado.

Por outro, pode ser um perfeito objecto de diversão, principalmente com tracção apenas às rodas traseiras, já que tem tendência para fazer umas deliciosas derrapagens! Temos a certeza que quem adquirir este UTV vai deixar muito trabalho por fazer, pois a diversão será uma tentação constante! 

Por comparação com o SSV, este UTV tem mais binário e um acelerador mais reactivo, muito prático para trabalhos de tracção pura, mas que se revela muito útil quando nos queremos divertir. Apesar do centro de gravidade ser bastante mais alto, é muito fácil dominar este UTV.

Mesmo a velocidades reduzidas faz derivas de traseira que estimulam o Colin McRae que existe dentro de nós! É muito fácil de controlar, mostrando reacções muito previsíveis.

Diverti-me muito mais do que podia imaginar neste carro! Na minha opinião é o veículo ideal para uma quinta ou herdade, pois é de longe o mais versátil desta gama e o seu motor chega e sobra para as “encomendas”! 

Pode ver mais imagens e todas as características técnicas do UTV SEGWAY FUGLEMAN UT10 se clicar aqui

SSV SEGWAY VILLAIN SX10X

Deixámos propositadamente para última a apreciação ao SSV!

Ao lado dos outros dois veículos, o Segway Villain SX10X parece um verdadeiro carro de competição, graças ao seu centro de gravidade colocado muito mais abaixo.

Com “apenas” 105 cavalos e com uns escassos 835 kg de peso a seco, este SSV devora todos os tipos de piso e obstáculos, dando saltos como se nada se passasse! Acreditem que sentimos mais as irregularidades do piso com uma moto ou carro normais na Rua D. Carlos I em Lisboa, do que com este veículo a acelerar por cima de pedras e valas! 

E o que este “carrinho” nos surpreendeu! Uma surpresa que foi partilhada unanimemente pelos jornalistas presentes. 


É impressionante o trabalho desta suspensão com amortecedores a gás. Uma das opiniões mais ouvidas era que este Segway Villain parece uma consola de videojogos, tal é o nivel de diversão a bordo!

O volante tem uma excelente pega e o cockpit tem uma configuração ergonómica quase perfeita. Tanto com tracção às 4 como às 2 rodas traseiras, este SSV tem reações muito previsíveis, fazendo passagens em curva a velocidades incríveis, mesmo em pisos muito deteriorados. 

Se esta versão mais modesta do Villain é assim, nem podemos imaginar o que será a futura versão SSV híbrida ,que promete 196cv e 250Nm de binário, já anunciada pela Segway mas que ainda não está em comercialização. 

Apenas temos a apontar 3 pequenas coisas que não são propriamente defeitos: alguns condutores poderiam preferir um sistema de patilhas atrás do volante, para uma experiência de condução ainda mais refinada; o acelerador poderia ser ligeiramente mais reactivo e não recusaríamos um pouco mais de binário, para ainda mais controlo nas derrapagens de traseira.

Como nota final, devemos acrescentar que apesar da beleza dos 2 ecrãs presentes na unidade ensaiada, raramente olhámos para os mesmos, pois o nível de diversão é tão alto, que não nos conseguimos distrair com mais nada.

Pode ver mais imagens e todas as características técnicas do SSV SEGWAY VILLAIN SX10X se clicar aqui

Parabéns à Segway por 3 veículos tão bem conseguidos e obrigado à Multimoto que. conforme já tínhamos noticiado, é o importador oficial da marca para Portugal, pelo convite para testar estas diversões para gente grande.

andardemoto.pt @ 26-5-2022 11:33:42


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives