Teste QJ Motor SRK 400 - Pérola do Oriente

A nova 400cc da QJ Motor apresenta linhas atrativas, uma construção cuidada e um comportamento dinâmico muito interessante. Fique a conhecer a nossa opinião depois de a testarmos.

andardemoto.pt @ 10-1-2023 07:06:00 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

QJ Motor SRK 400 | Moto | Street

A QJ motor apresenta uma gama com especial enfoque num publico que procura um bom produto, com qualidade e com garantias de bom desempenho, definindo-se assim como uma marca premium dentro do grupo Qianjian Motorcycle que também detém as marcas SYM e Benelli.

A marca encontra-se num processo de expansão internacional e já iniciou a comercialização dos seus produtos no mercado português desde Setembro, representada pela MB MOTOR Portugal, empresa com sede em Águeda, que comercializa sete modelos, repartidos pelos segmentos Adventure, Street e Custom.

O Andar de Moto esteve em Málaga, marcando presença na primeira apresentação à imprensa da SRK 400, uma Naked concebida para uma evolução na experiência motociclística… um degrau na escada de crescimento a quem passa das 125cc para motos de maior capacidade. 

A SRK400, cujos pormenores técnicos detalhados pode ler aqui, apresenta-se como uma moto desenvolvida para um público jovem que pretende um produto de qualidade, com uma imagem a acompanhar. Apresenta bastante qualidade, sendo a construção cuidada, utilizando materiais de excelente nível, dos plásticos aos metais, que lhe conferem um bom aspecto visual.

Esteticamente é uma moto bonita, com pormenores que aqui e ali nos levam a fazer comparações com outros modelos, mas que no geral apresenta uma silhueta muito própria e distinta.

A atenção aos detalhes está presente nos comando retro iluminados (algo pouco usual em motos desta categoria) e no funcional painel TFT de 5” que apresenta toda a informação importante, como a velocidade, rotação, nível de combustível e até a mudança engrenada.

Um quadro em treliça suporta o motor bicilíndrico que debita 41cv de potência. e o mesmo conceito tubular estende-se ao braço oscilante que serve de base a toda a sólida estrutura onde se encontra o suporte da matrícula, e os piscas.

O farolim traseiro fica por debaixo do assento do passageiro, com um formato em “T” muito característico que deixa a SRK 400 fácil de identificar.

Ágil, com apenas 176kg de peso, um motor vivo e de fácil utilização, com um binário máximo de 37Nm às 7000rpm, permite uma condução fluida e divertida!

Para este teste saímos cedo do hotel, com tempo seco mas frio, subindo a Serra de las Nieves. Um comboio de SRK400 numa das zonas mais conhecidas pelos motociclistas no sul de Espanha, um carrocel de curvas que faz as delicias de quem quer desfrutar de um dia bem passado a conduzir uma moto.


A QJ Motor não poderia ter escolhido melhor destino para que as características desta pequena 400cc se revelassem… um Cabo da Roca em ponto grande, com sequências de curvas para todos os gostos. 

A SRK mostrou-se sempre aprumada nas mudanças de direcção e a encarar com primor as excessos que lhe fomos dando, e apenas a travagem dianteira revelou alguma fraqueza, a acusar uma falta de mordacidade nos dois discos frontais, exigindo força no accionamento da manete para que efectivamente nos sintamos confortáveis na abordagem das curvas.

O facto de serem motos novas e ainda em rodagem pode ter ajudado a termos tido essa sensação, até porque ao longo do dia a travagem melhorou substancialmente. 

Os pneumáticos Maxxis MaxSport, na dimensão 150/60-17 na traseira e 110/70-17 na dianteira, revelaram-se bastante competentes para levar a SRK400 a conduções mais vivas e rápidas durante o percurso de serra que realizámos, permitindo atacar com confiança estradas de curvas pronunciadas ao transmitir um feedback que é correspondido pelo funcionamento das suspensões.

O amortecedor traseiro, com ajuste manual na pré-carga e compressão, e a forquilha simples mas com uma boa afinação e linearidade de funcionamento surpreenderam pela positiva.

As sensações que a moto transmite aos comandos são francamente boas e sentimo-nos sempre com a situação bem controlada, sem “sustos”, e com vontade de levar a moto ao limite, que fica à “vista” quando os avisadores dos poisa-pés raspam no chão, algo que acontece com alguma facilidade na nossa opinião e que será um ponto a rever! 


Rodamos cerca de 160 km em ritmo bem elevado, considerando as características deste motor de 400cc, e os consumos foram dentro daquilo que esperávamos, entre os 4 e os 5 litros aos 100 quilómetros, dependendo da intensidade com que enrolamos o punho.

Mesmo em velocidades para lá do legal em auto-estrada, a pequena SRK400 revelou-se sempre segura e, apesar de naked sem qualquer protecção aerodinâmica, os quilómetros que fizemos para chegar mais rápido ao hotel passaram sem qualquer dificuldade ou desconforto, tendo a pequena carenagem frontal ajudado a deflectir o vento.

Para finalizar, confirma-se que a SRK 400 é uma moto fabricada na China, como muitas outras que conhecemos, mas o paradigma está a mudar e permite aos consumidores ter um leque alargado de escolhas com qualidade.


Existe o estigma de ser proprietário de uma moto com um nome que ainda não é mainstream, mas a QJ Motor acabará indubitavelmente por fazer parte do vocabulário de qualquer motociclista…é apenas uma questão de tempo! E após termos conhecido esta SRK400, estamos em crer que isso será para breve!

Os 6 anos de garantia (ou 75.000 quilómetros) que a QJMOTOR oferece em toda a sua gama, sem custos acrescidos, são prova do firme compromisso de qualidade da marca com todos os seus clientes.

A SRK400 será com toda a certeza bem aceite pelo mercado e pelos motociclistas encartados com a A2 e que têm neste modelo características muito interessantes que concorrem sem medo com outras marcas/modelos de nomes bastante mais conhecidos e firmados.

O nosso conselho será que se desloque a um dos novos concessionários QJ Motor, que estão listados no site oficial da marca, para ver a SRK400 ao vivo e fazer-lhe um Test-Ride.

Com um P.V.P. de 5.790€, vai ser difícil resistir-lhe!

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

QJ Motor SRK 400 | Moto | Street

andardemoto.pt @ 10-1-2023 07:06:00 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives