Teste Voge 125R - "R" de Resiliência
A marca premium da Loncin, a Voge, entra no segmento das oitavos de litro com a 125R. Uma naked muito cativante devido às suas características motrizes e aptidão ciclística que nos mostrou durante a sua apresentação realizada em Barcelona.
andardemoto.pt @ 23-5-2023 07:00:00 - André Sanches
Após o lançamento da primeira scooter da Voge, a SR4 Max, a fabricante estreia-se agora no mercado das nakeds desportivas 125 com um modelo que contém um detalhe curioso, diferente das demais.
Nos primeiros quilômetros as percepções retiradas da Voge 125R foram as de uma ciclística ágil, de um motor muito linear na entrega de potência e o seu baixo peso (136 kg em ordem de marcha), ou seja, uma boa conjugação para deslocações despachadas nas grandes urbes.
A gerar uma potência máxima, no limite da carta de condução A1, e 12 Nm de binário, o monocilíndrico arrefecido a líquido com cambota contra-rotante produz muito poucas vibrações em qualquer regime.
Notavelmente concebida para a condução na cidade, a caixa de velocidades de atuação direta e fácil faz a unidade motriz alcançar os maiores regimes com facilidade. Para a circulação em vias rápidas, a 6ª velocidade poderia ser um pouco mais longa, uma vez que a 121 km/h as rotações do motor atingem o seu limite. No entanto esta característica beneficia bastante as recuperações de velocidade sem ser necessário recorrermos à caixa de velocidades.
O comportamento da forquilha invertida em conjunto com o monoamortecedor traseiro mostrou-se bastante positivo. Ambos conseguem manter a estabilidade da Voge 125R nas velocidades mais altas, sem comprometer muito o conforto, e ainda inspiram uma boa confiança nas curvas e nas travagens fortes conseguidas pelo decidido morder das pinças, dupla na frente e simples na traseira, nos discos.
A baixa intervenção do ABS na travagem revelou a boa aderência dos pneus 110/70 na frente e 140/60 na traseira, que envolvem as jantes em liga leve de 17 polegadas.
Conduzimos com as pernas ligeiramente recolhidas e nas paragens colocamos eficazmente toda a sola da bota no chão, graças à simpática distância ao solo do confortável assento, adequado às diferentes estaturas.
As costas vão direitas quando estamos sentados sobre a Voge 125R e temos fácil acesso aos comandos no guiador mas, independentemente da ergonomia proporcionada, nas inversões de marcha, por exemplo, a brecagem da 125R mostrou-se ligeiramente escassa.
A 125R da Voge tem um painel de instrumentos composto por um ecrã LCD de 5 polegadas, de fácil leitura, que é completado por um pequeno ecrã digital com informações detalhadas (média de consumo, voltagem da bateria, relógio, temperatura exterior e odômetro). Possui ainda uma conveniente tomada USB por baixo do painel de instrumentos.
O criador do design da Voge 125R, Massimo Zaniboni, inspirou-se numa espada a fim de conceder à naked um aspecto “cortante” e agressivo ao mesmo tempo que atual. E isso está bem exposto nas linhas simples e angulosas da 125R.
Conjugada com a aparência desportiva, a iluminação full LED é composta por um foco na frente, com dois pequenos feixes de luz diurna por cima, um farolim traseiro em forma de “V” invertido e, nas carenagens laterais colocadas sobre o depósito com capacidade de 10L, foram colocados feixes de luz diurna para proporcionar uma maior visibilidade e, consequentemente, aumentar a segurança.
Reconhecendo a sua qualidade no geral e tendo em conta a concorrência existente nesta categoria naked desportiva de 125cc disponível no mercado nacional, a Voge 125R afirma-se como uma das propostas mais acessíveis, contando com um preço de 3.295€, que de momento beneficia de um desconto de 200€ válido até ao final do mês de maio de 2023, e beneficia ainda da oferta de 5 anos de garantia.
andardemoto.pt @ 23-5-2023 07:00:00 - André Sanches
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