Contraponto Aprilia Tuareg 660 vs Benelli TRK 702X -
Duas italianas aventureiras de média cilindrada prontas para todo o serviço
andardemoto.pt @ 25-2-2025 06:59:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Aprilia Tuareg 660 | Moto | MotosBenelli TRK 702 X | Moto | Touring
4309 Euros separam estas duas motos do segmento Trail/Adventure de média cilindrada. A questão que se põe é se a diferença de preço justifica, ou não, a escolha de cada uma delas, já que são poucas as diferenças entre si, e que apenas serão notadas por motociclistas mais experientes sobretudo em condução fora de estrada.
Neste contraponto vou tentar explicar as diferenças e semelhanças entre estas duas motos, a Aprilia Tuareg 660 e a Benelli TRK 702X, para que possa tirar as suas conclusões e eventualmente fazer a escolha mais acertada para o seu propósito.
Tanto a Aprilia Tuareg 660 como a Benelli TRK 702X oferecem uma impactante imagem de aventura, conforto para condutor e passageiro, espaço suficiente para ocupantes e bagagem, importantes ajudas eletrónicas à condução, suspensões e pneus tubeless preparados para os pisos mais irregulares, paineis de instrumentos digitais altamente completos e legíveis, depósitos de combustível com capacidade para garantirem uma muito boa autonomia, iluminação integral em LED e acabamentos de qualidade, a par com uma grande atenção ao detalhe.
Ambas as marcas também exibem importantes conquistas ao longo da sua história, que as tornam incontornáveis no mercado actual.
Respeitando a ordem alfabética, começo com a Aprilia. Produto do maior fabricante de motos europeu, o grupo Piaggio, a Tuareg 660 carrega consigo memórias dos primeiros Dakar e de diversos campeonatos mundiais de velocidade, conquistados pelas mãos de pilotos como Max Biaggi, Loris Capirossi e Valentino Rossi.
Modelos como a RST Futura, ETV 1000 Caponord e RSV Mille, antecederam as RSV4 e Tuono que actualmente encerram a herança desportiva da marca e a exibem ao mais alto nível. Recentemente, o piloto Jacopo Cerruti, aos comandos de uma Aprilia Tuareg 660, venceu a África Eco Race na categoria multicilindros com menos de 1000cc, na frente de Alessandro Botturi e Pol Tarrés, ambos em Yamaha.
Por seu lado, a Benelli também é dona de uma rica história, tendo vencido campeonatos mundiais de velocidade desde antes da Segunda Grande Guerra e consagrado grandes nomes do motociclismo mundial como Kelvin Carruthers, Jarno Saarinen e Renzo Pasolini.
Modelos históricos como a Benelli Sei, de seis cilindros e a Benelli Tornado Tre, com o radiador instalado na traseira, ainda hoje são vistos frequentemente e causam grande admiração.
Desde 2005 que a Benelli é propriedade do Qianjiang Motor Group, mas o seu design e montagem continuam a ser feitos em Itália de forma independente. A Benelli TRK 702X veio consolidar a marca tanto no continente europeu como no nosso país, liderando as tabelas de vendas no seu segmento.
Deixando a história para trás, passemos então às motos em questão. E começo novamente pela Aprilia. Desde que a pude testar, aquando do seu lançamento no nosso mercado, a Tuareg 660 marcou-me pela sua agilidade, leveza e disponibilidade do motor.
Com um pacote eletrónico muito completo, uma ergonomia bem conseguida e umas linhas muito consensuais, adorei todos os muitos quilómetros que, por diversas vezes fiz aos seus comandos. Mesmo fora do asfalto, a confiança que inspira fez-me sentir extremamente à vontade e mitigar os meus receios, permitindo-me andamentos bastante mais rápidos do que a minha pouca vocação e falta de coragem normalmente me permitem, em pisos instáveis.
No entanto, os meus diversos contactos com a Benelli 702X, e com a sua irmã mais estradista, tampouco me deixaram desiludido. Esta Benelli é uma moto confortável, que oferece boa ergonomia e grande proteção aerodinâmica e a jante dianteira de 19 polegadas, que define esta versão X, também lhe permite aventuras fora de estrada com relativa facilidade, conforto e confiança.
A estabilidade a alta velocidade é notável, a ciclística não desilude e o motor bicilíndrico oferece prestações mais do que suficientes para enfrentar as mais diversas aventuras, com uma sonoridade muito interessante, uma resposta rápida e modulável ao acelerador, a par com uma caixa de velocidades bem escalonada.
Mas claro que os 4309 Euros que as separam fazem diferença. A Tuareg 660 tem um motor mais refinado e de rápida subida de rotação, com uma sonoridade viciante e disponibiliza modos de condução que facilitam a sua adaptação às diversas condições do percurso e sente-se, graças ao seu impressionante pouco peso, muito mais reativa, assertiva e manobrável.
Oferece ainda maior curso das suspensões, maior altura livre ao solo, uma roda dianteira de 21 polegadas e uma posição de condução extremamente agradável, perfeita para uma condução em pé a atacar os mais revirados e destroçados trilhos de montanha.
A TRK702X, apesar de mais barata, oferece de série comandos retroiluminados e conectividade com um smartphone. A proteção aerodinâmica é superior à da Tuareg 660 e o assento também se revela mais confortável.
Apesar de mais pesada, o seu bem calculado centro de gravidade contribui para um excelente desempenho dinâmico e uma grande facilidade de manobra, inclusivamente à mão. Não sendo tão eficaz fora de estrada, desde que se não se lhe exijam prestações enduristas ela vai facilmente a todo o lado. A altura do seu assento pode ser ainda uma vantagem para os motociclistas de estatura mais baixa.
Para concluir, e independentemente do preço, diria que quem estiver sobretudo interessado numa moto mais vocacionada para o fora de estrada e uma utilização a solo, tem na Aprilia Tuareg uma verdadeira pérola que lhe vai permitir enfrentar com muito à vontade os caminhos mais difíceis, sem se entediar quando chega ao asfalto.
Quem estiver interessado numa moto mais confortável, para uma utilização sobretudo asfáltica, mas sem descartar umas incursões por maus caminhos, tem na Benelli TRK702X uma companheira extremamente competente que não desilude sob nenhum aspecto.
Tendo em conta o preço, se considerarmos que mais de 4000 euros de gasolina dão para muitos passeios, e pretendendo-se uma condução em espírito turístico a desfrutar da paisagem e sem horários para cumprir, possivelmente com passageiro e bagagem, a Benelli leva nitidamente vantagem.
Mas se considerarmos que os pouco mais de 4000 euros podem comprar uma moto capaz de envergonhar outras mais populares, de cilindradas superiores e pergaminhos ainda mais considerados, sobretudo numa condução offroad, então a Tuareg é uma verdadeira pechincha, tanto pelo seu desempenho como pelo pacote eletrónico e nível de acabamentos.
Resumindo, tanto a Aprilia Tuareg 660 como a Benelli TRK 702X proporcionam elevados níveis de conforto e confiança. Em qualquer das opções o prazer de condução está garantido, seja numa utilização diária ou em grandes viagens, em estrada ou fora dela e, por isso, a escolha dependerá apenas da carteira, de gostos pessoais ou da ambição de cada um!
Aprilia Tuareg 660
Benelli TRK 702X
Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Aprilia Tuareg 660 | Moto | MotosBenelli TRK 702 X | Moto | Touring
andardemoto.pt @ 25-2-2025 06:59:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
Clique aqui para ver mais sobre: Test drives