Nova Honda CRF450R de 2022 pronta para atacar nas pistas de MX

O fabricante japonês apresenta uma versão 2022 refinada da sua proposta para competir no motocross. Fique a conhecer os detalhes da nova Honda CRF450R.

andardemoto.pt @ 27-5-2021 18:28:27

Se o modelo de 2021 da Honda CRF450R se revelou uma verdadeira revolução no conceito da proposta da marca japonesa para a prática do motocross, a nova versão 2022 apresenta-se como um refinamento daquilo que foi conseguido pelos engenheiros nipónicos.

A nova CRF450R promete uma pilotagem mais suave e qualidades dinâmicas superiores graças às novidades nas suspensões.

Sendo uma das referências ao nível dos modelos de motocross, seja do ponto de vista dos pilotos profissionais ou do ponto de vista dos amadores, a CRF450R, introduzida no mercado em 2002, conquistou inúmeros títulos de pilotos e campeonatos para a Honda.


Com um desenvolvimento que tem por base a experiência amealhada pelo HRC no Campeonato do Mundo de Motocross MXGP, onde Tim Gajser venceu por duas vezes consecutivas (2019 e 2020) aos comandos da máquina de competição CRF450RW, a verdade é que a CRF450R acaba por conseguir aproveitar grande parte do material desenvolvido para a competição.

Mantendo o mesmo motor, potente, fiável, e que graças às modificações introduzidas para 2021 oferece uma performance mais suave e linear, a nova Honda CRF450R de 2022 evolui no campo da eletrónica. Com a utilização de uma nova centralina a Honda conseguiu modificar e otimizar os parâmetros da injeção eletrónica.

O resultado será uma pilotagem ainda mais eficaz, menos exigente, mas que permite explorar por inteiro as características do motor Unicam de 449,7 cc, garantindo assim os melhores tempos por volta mesmo nas condições mais exigentes.


E para ajudar a pilotar a nova Honda CRF450R nos diferentes tipos de piso e circuito, mas também a pensar nos pilotos com menos experiência, a Honda instala nesta moto de MX um valioso sistema HSTC de controlo de tração variável, que permite ao piloto selecionar um de três modos de funcionamento dependendo do tipo de piso.

Além disso, a CRF450R permite arranques perfeitos graças ao seu sistema de controlo de arranque. Também neste caso o piloto tem a hipótese de facilmente selecionar qual o modo de “launch control” que prefere usar.

E para uma personalização ainda mais detalhada, a Honda CRF450R vem equipada de série com controlo de seleção do modo de motor. Através do Engine Select Mode Button (botão específico) o piloto seleciona um de três mapas de potência: 1 mais suave, e 3 mais agressivo. No entanto a Honda possibilita a seleção de dois modos de potência adicionais. Através da HRC Tool o piloto tem acesso ao modo mais linear e suave Smooth, e por outro lado acede ao modo mais feroz denominado Agressive.


Noutro departamento, na ciclística, a nova Honda CRF450R de 2022 mantém os mesmos componentes base usados na versão anterior.

Mas embora quadro, travões e rodas não se alterem drásticamente para este novo ano, a CRF450R conta no entanto com algumas novidades ao nível das suspensões. O objetivo desta evolução para 2022 é obter uma "sustentação" melhorada – aumentando a altura do curso de amortecimento em compressão do curso dianteiro e traseiro em utilização – otimizando o equilíbrio entre a frente e a traseira da moto.

A forquilha AF2 USD Showa de molas helicoidais com bainhas de 49 mm de diâmetro tem por base a unidade de "fábrica" fornecida às equipas de competição de Motocross do campeonato japonês. Na atualização de 2021, a forquilha recebeu mais 5 mm de curso, passando para 310 mm, e maior rigidez nas fixações do eixo. Agora, para 2022, as anilhas de afinação de baixa velocidade empilhadas foram alteradas para gerarem configurações mais firmes de amortecimento em compressão e também em recuperação.

O volume do óleo foi reduzido em 8 cc, para 380 cc, e agora há 13 níveis de afinação (em vez de 15) para o amortecimento em extensão e 15 níveis para o amortecimento em compressão, tal como acontecia antes.


A renovação completa das anilhas de afinação empilhadas de baixa, média e alta velocidade do amortecedor traseiro Showa MKE AF2 oferece uma configuração geral mais firme do amortecimento em compressão.

Agora a CRF450R conta com 11 posições de afinação em termos de amortecimento em extensão (em vez dos 8 níveis do modelo anterior) e 6 para o amortecimento em compressão de alta e baixa velocidade (antes eram 12). O volume do óleo aumentou 1 cc, sendo agora de 422 cc.

Com os plásticos compactos a manterem o mesmo design, a nova Honda CRF450R conta no entanto com novos gráficos que ajudam a destacar as suas linhas agressivas e dinâmicas.

Especificações técnicas – Honda CRF450R de 2022

MOTOR

Tipo - Monocilíndrico, Unicam, 4 tempos, refrigeração por líquido

Cilindrada - 449,7 cm³

Diâmetro x Curso - 96,0 mm x 62,1 mm

Relação de compressão - 13,5 : 1

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Alimentação - Injeção de combustível

Capacidade do depósito de combustível - 6,3 litros

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição - CDI Digital

Arranque - Motor elétrico

TRANSMISSÃO

Tipo de embraiagem - Húmida, discos múltiplos

Tipo de caixa - Engrenagem constante, 5 velocidades

Transmissão final - Por corrente

QUADRO

Tipo - Dupla trave em alumínio

CICLÍSTICA

Dimensões (C x L x A) - 2182 x 827 x 1267 mm

Distância entre eixos - 1481 mm

Ângulo da coluna da direção - 27,1°

Eixo de arraste (trail) - 114mm

Altura do banco - 965mm

Altura ao solo - 336mm

Peso - A seco: 105,8 kg – em ordem de marcha: 110,6 kg

SUSPENSÃO

Dianteira - Forquilha invertida (USD) Showa de 49 mm

Traseira - Monoamortecedor Showa com sistema Honda Pro-Link

JANTES

Dianteira - Alumínio, de raios

Traseira - Alumínio, de raios

Pneu dianteiro - 80/100-21-51M Dunlop MX33F

Pneu traseiro - 120/80-19-63M Dunlop MX33

TRAVÕES

Dianteiro - Um disco de 260 mm

Traseiro - Um disco de 240 mm

Galeria de fotos Honda CRF450R de 2022

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