Nova Honda CRF450R de 2022 pronta para atacar nas pistas de MX
O fabricante japonês apresenta uma versão 2022 refinada da sua proposta para competir no motocross. Fique a conhecer os detalhes da nova Honda CRF450R.
andardemoto.pt @ 27-5-2021 18:28:27
Se o
modelo de 2021 da Honda CRF450R se revelou uma verdadeira revolução no conceito
da proposta da marca japonesa para a prática do motocross, a nova versão 2022
apresenta-se como um refinamento daquilo que foi conseguido pelos engenheiros
nipónicos.
A nova CRF450R promete uma pilotagem mais suave e qualidades dinâmicas superiores
graças às novidades nas suspensões.
Sendo uma das referências ao nível dos modelos de motocross, seja do ponto de
vista dos pilotos profissionais ou do ponto de vista dos amadores, a CRF450R,
introduzida no mercado em 2002, conquistou inúmeros títulos de pilotos e
campeonatos para a Honda.
Com um desenvolvimento que tem por base a experiência amealhada pelo HRC no
Campeonato do Mundo de Motocross MXGP, onde Tim Gajser venceu por duas vezes
consecutivas (2019 e 2020) aos comandos da máquina de competição CRF450RW, a
verdade é que a CRF450R acaba por conseguir aproveitar grande parte do material
desenvolvido para a competição.
Mantendo o mesmo motor, potente, fiável, e que graças às modificações
introduzidas para 2021 oferece uma performance mais suave e linear, a nova
Honda CRF450R de 2022 evolui no campo da eletrónica. Com a utilização de uma
nova centralina a Honda conseguiu modificar e otimizar os parâmetros da injeção
eletrónica.
O resultado será uma pilotagem ainda mais eficaz, menos exigente, mas que
permite explorar por inteiro as características do motor Unicam de 449,7 cc,
garantindo assim os melhores tempos por volta mesmo nas condições mais
exigentes.
E para ajudar a pilotar a nova Honda CRF450R nos diferentes tipos de piso e
circuito, mas também a pensar nos pilotos com menos experiência, a Honda
instala nesta moto de MX um valioso sistema HSTC de controlo de tração
variável, que permite ao piloto selecionar um de três modos de funcionamento
dependendo do tipo de piso.
Além disso, a CRF450R permite arranques perfeitos graças ao seu sistema de
controlo de arranque. Também neste caso o piloto tem a hipótese de facilmente
selecionar qual o modo de “launch control” que prefere usar.
E para uma personalização ainda mais detalhada, a Honda CRF450R vem equipada de
série com controlo de seleção do modo de motor. Através do Engine Select Mode
Button (botão específico) o piloto seleciona um de três mapas de potência: 1
mais suave, e 3 mais agressivo. No entanto a Honda possibilita a seleção de dois
modos de potência adicionais. Através da HRC Tool o piloto tem acesso ao modo
mais linear e suave Smooth, e por outro lado acede ao modo mais feroz
denominado Agressive.
Noutro departamento, na ciclística, a nova Honda CRF450R de 2022 mantém os
mesmos componentes base usados na versão anterior.
Mas embora quadro, travões e rodas não se alterem drásticamente para este novo
ano, a CRF450R conta no entanto com algumas novidades ao nível das suspensões. O
objetivo desta evolução para 2022 é obter uma "sustentação" melhorada
– aumentando a altura do curso de amortecimento em compressão do curso
dianteiro e traseiro em utilização – otimizando o equilíbrio entre a frente e a
traseira da moto.
A forquilha AF2 USD Showa de molas helicoidais com bainhas de 49 mm de diâmetro
tem por base a unidade de "fábrica" fornecida às equipas de
competição de Motocross do campeonato japonês. Na atualização de 2021, a
forquilha recebeu mais 5 mm de curso, passando para 310 mm, e maior rigidez nas
fixações do eixo. Agora, para 2022, as anilhas de afinação de baixa velocidade
empilhadas foram alteradas para gerarem configurações mais firmes de
amortecimento em compressão e também em recuperação.
O volume do óleo foi reduzido em 8 cc, para 380 cc, e agora há 13 níveis de
afinação (em vez de 15) para o amortecimento em extensão e 15 níveis para o
amortecimento em compressão, tal como acontecia antes.
A renovação completa das anilhas de afinação empilhadas de baixa, média e alta
velocidade do amortecedor traseiro Showa MKE AF2 oferece uma configuração geral
mais firme do amortecimento em compressão.
Agora a CRF450R conta com 11 posições de afinação em termos de amortecimento em
extensão (em vez dos 8 níveis do modelo anterior) e 6 para o amortecimento em
compressão de alta e baixa velocidade (antes eram 12). O volume do óleo
aumentou 1 cc, sendo agora de 422 cc.
Com os plásticos compactos a manterem o mesmo design, a nova Honda CRF450R
conta no entanto com novos gráficos que ajudam a destacar as suas linhas
agressivas e dinâmicas.
Especificações técnicas – Honda CRF450R de 2022
MOTOR
Tipo - Monocilíndrico, Unicam, 4
tempos, refrigeração por líquido
Cilindrada - 449,7 cm³
Diâmetro x Curso - 96,0 mm x 62,1 mm
Relação de compressão - 13,5 : 1
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação - Injeção de combustível
Capacidade do depósito de
combustível - 6,3 litros
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição - CDI Digital
Arranque - Motor elétrico
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem - Húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa - Engrenagem constante, 5
velocidades
Transmissão final - Por corrente
QUADRO
Tipo - Dupla trave em alumínio
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A) - 2182 x 827 x 1267 mm
Distância entre eixos - 1481 mm
Ângulo da coluna da direção - 27,1°
Eixo de arraste (trail) - 114mm
Altura do banco - 965mm
Altura ao solo - 336mm
Peso - A seco: 105,8 kg – em ordem de
marcha: 110,6 kg
SUSPENSÃO
Dianteira - Forquilha invertida (USD) Showa
de 49 mm
Traseira - Monoamortecedor Showa com
sistema Honda Pro-Link
JANTES
Dianteira - Alumínio, de raios
Traseira - Alumínio, de raios
Pneu dianteiro - 80/100-21-51M Dunlop MX33F
Pneu traseiro - 120/80-19-63M Dunlop MX33
TRAVÕES
Dianteiro - Um disco de 260 mm
Traseiro - Um disco de 240 mm
Galeria de fotos Honda CRF450R de 2022
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