A próxima Honda Africa Twin vai ter dois radares!
A marca nipónica prepara-se para instalar na sua maxitrail a tecnologia de radares que permitirá utilizar mais ajudas eletrónicas à condução. A próxima geração da Honda Africa Twin vai ter dois radares.
andardemoto.pt @ 16-3-2021 11:41:07
As
ajudas à condução em moto são hoje em dia tidas como elementos fulcrais no
desenvolvimento de uma moto. Atualmente as motos mais “premium” contam com
diversas ajudas à condução como controlo de tração, “anti wheelie”, controlo do
efeito travão motor, entre muitas outras ajudas.
Mas a mais recente tecnologia envolve a utilização de radares.
A Ducati foi a primeira a anunciar este tipo de sistema. A nova Multistrada V4
S, uma moto que o seu Andar de Moto vai analisar na próxima edição da revista
digital que em breve estará disponível para o caro leitor desfrutar, conta com
não com um, mas sim com dois radares! A Bosch desenvolveu o sistema e a Ducati afinou
os parâmetros de funcionamento tanto do radar dianteiro como do traseiro.
Pouco depois foi a vez da BMW Motorrad anunciar a mesma tecnologia, no caso da
marca alemã apenas um radar dianteiro, com a R 1250 RT a ser a primeira moto da
marca de Munique a contar com radar também da Bosch.
Mais recentemente vimos a KTM anunciar a integração do radar Bosch dianteiro na
aventureira 1290 Super Adventure S.
Agora, chega a vez da Honda preparar-se para entrar neste “jogo tecnológico”, e
as mais recentes patentes agora divulgadas ao público mostram que a próxima
geração da maxitrail Africa Twin irá contar com dois radares. Um posicionado abaixo das óticas dianteiras, e o radar traseiro escondido no suporte de matrícula.
Não sabemos ainda se o sistema da Honda irá basear-se na tecnologia
desenvolvida pela Bosch, e que já é usada pelos restantes fabricantes que
mencionámos. Mas tendo a Honda uma parte do seu negócio vocacionada para os
automóveis, e sabendo que nesse mundo este tipo de tecnologias está bastante
mais avançado, poderá acontecer o caso da Honda estar a desenvolver um sistema
exclusivo que irá permitir utilizar novas ajudas eletrónicas.
E o que podemos esperar dos radares da Honda Africa Twin?
A utilização de radar dianteiro permite à marca desenvolver um sistema de “cruise
control” adaptativo. Este sistema é uma evolução em relação aos convencionais
sistemas de controlo de velocidade de cruzeiro que atualmente muitas motos
apresentam na sua lista de equipamento.
Com o “cruise control” adaptativo o condutor deixa de se preocupar com o
aproximar de veículos que circulam à sua frente, pois o radar deteta e envia
informação a uma centralina que depois atua sobre os travões e acelerador da
moto, adaptando a velocidade da moto de forma automática para evitar o embate.
Mas no caso das patentes da Honda Africa Twin de próxima geração, tudo indica
que a marca japonesa está a trabalhar em algo mais do que isso. O radar
dianteiro aparenta ter dimensões algo exageradas quando comparado com os
radares da Ducati, BMW Motorrad ou KTM. Alguns rumores apontam para que, para
além do radar, a Honda esteja a incluir uma pequena câmara que irá detetar
obstáculos ou outros veículos, permitindo ao condutor da Africa Twin usufruir
de ainda mais tecnologia e ajudas à condução que melhoram a segurança.
Quanto ao radar traseiro, o mesmo será necessário para detetar a aproximação e
posição de veículos na traseira da moto, principalmente no chamado ângulo
morto, avisando o condutor da Africa Twin da presença de veículos nessa zona
através de sinais luminosos nos espelhos retrovisores. Muito semelhante ao que já
podemos encontrar na Ducati Multistrada V4 S.
Como normalmente acontece nestas situações, o facto de terem sido descobertas
patentes com sistema de dois radares para a Africa Twin não significa que esta
tecnologia será realidade.
No entanto, e tendo em conta que outros fabricantes já usam estas tecnologias,
e sendo a Honda o maior fabricante de motos do mundo, existe a forte
probabilidade de vermos no Salão de Milão EICMA a Africa Twin atualizada. Até
porque a Honda já confirmou a sua presença a nível oficial no certame italiano.
andardemoto.pt @ 16-3-2021 11:41:07
Clique aqui para ver mais sobre: Lombas e Curvas - Notícias