Honda CRF450RX – ADN de motocross e polivalência do cross-country

A opção da Honda para as provas de cross-country atualiza-se para 2022. A nova Honda CRF450RX tem nova programação da centralina e suspensões com novos componentes para maior equilíbrio.

andardemoto.pt @ 28-5-2021 17:11:41

As versões 2022 dos modelos “off-road” da Honda sofrem algumas atualizações para se manterem como opções relevantes no mundo do motocross e do cross-country. Já vimos aqui o que os engenheiros da Honda prepararam para a nova CRF450R de 2022 para motocross, e agora abordamos neste artigo as novidades que podemos encontrar na vertente cross-country com a nova CRF450RX.

Mas a verdade é que a RX parte da plataforma CRF450R, e por isso conta com uma forte componente do ADN de motocross da Honda.

Se no ano passado a renovação nesta CRF450RX foi mais profunda, para a versão 2022 a Honda preferiu manter um trajeto de evolução mais vocacionado para oferecer uma experiência de pilotagem mais recompensadora mesmo nos trilhos mais exigentes.

A CRF450R não apresenta alterações no seu motor Unicam de quatro válvulas e 449,7 cc, exceto no que se refere à programação da ECU, melhorando ainda mais a capacidade de pilotagem já melhorada no modelo de 2021.


Ao nível da eletrónica, a CRF450RX dá uso a tecnologias que ajudam o piloto a conseguir uma condução mais divertida e eficaz. Por exemplo, o sistema de controlo de tração HSTC ajustável em 3 níveis (e pode ser desligado), ou ainda o controlo de arranque com 3 modos de funcionamento, sem esquecer os três mapas de potência do motor que o piloto pode selecionar através dos comandos nos punhos.

Para além dos três modos de série, a Honda permite, através da ferramenta opcional HRC Tool, aceder a mais dois modos de potência definidos como Smooth ou Agressive.

A ciclística da CRF450RX não foi alterada, com exceção de ajustes internos nas suspensões Showa dianteira e traseira. O objetivo desta evolução para 2022 foi obter uma "sustentação" melhorada – aumentando o amortecimento em compressão ao longo do curso dianteiro e traseiro em utilização – otimizando o equilíbrio entre a frente e a traseira da moto.


Todas as afinações da suspensão são específicas para a CRF450RX, dada a grande variedade de terrenos e condições que a moto abrange em comparação com o modelo puro de motocross CRF450R.

As anilhas de afinação de baixa velocidade empilhadas foram alteradas para gerarem configurações mais firmes de amortecimento em compressão e também em recuperação. O volume do óleo foi reduzido em 8 cc, para 380 cc, e agora existem 13 níveis de afinação (em vez de 14) para o amortecimento em extensão e 14 níveis para o amortecimento em compressão.

Graças à renovação completa das anilhas de afinação de baixa, média e alta velocidade do amortecedor traseiro Showa MKE AF2, a nova CRF450RX oferece uma afinação geral mais firme no momento de compressão do amortecedor.

Agora existem 13 posições de afinação em termos de afinação em extensão (em vez dos 10 níveis do modelo anterior) e 7 para o amortecimento em compressão de baixa velocidade (antes eram 9); o amortecimento em compressão de alta velocidade passa de 2 voltas e 1/6 para 2 voltas e 1/3. O comprimento predefinido da mola vai de 6,1 mm/305 N a 6,5 mm/325 N. E o volume do óleo aumenta 1 cc para 422 cc.

Especificações técnicas – Honda CRF450RX de 2022

MOTOR

Tipo - Monocilíndrico a 4 tempos, Unicam, refrigeração por líquido

Cilindrada - 449,7 cc

Diâmetro x Curso - 96,0 mm x 62,1 mm

Relação de compressão - 13,5: 1

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Alimentação - Injeção de combustível

Capacidade do depósito de combustível - 8 litros

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição - CDI Digital

Arranque - Motor elétrico

TRANSMISSÃO

Tipo de embraiagem - Húmida, discos múltiplos

Tipo de caixa - Engrenagem constante, 5 velocidades, manual

Transmissão final - Por corrente

QUADRO

Tipo - Dupla trave em alumínio

CICLÍSTICA

Dimensões (C x L x A) - 2182 x 839 x 1282 mm

Distância entre eixos - 1477 mm

Ângulo da coluna da direção - 27,2°

Eixo de arraste (trail) - 115 mm

Altura do banco - 965 mm

Altura livre ao solo - 336 mm

Peso - a seco: 107,3 kg – em ordem de marcha: 113,4 kg

SUSPENSÃO

Dianteira - Forquilha invertida (USD) Showa de 49 mm

Traseira - Monoamortecedor Showa com sistema Honda Pro-Link

JANTES

Dianteira - Alumínio, de raios

Traseira - Alumínio, de raios

Pneu dianteiro - 90/90-21M Dunlop Geomax AT81F

Pneu traseiro - 120/90-18M Dunlop Geomax AT81

TRAVÕES

Dianteiro - Um disco de 260 mm

Traseiro - Um disco de 240 mm

Galeria de fotos Honda CRF450RX de 2022

andardemoto.pt @ 28-5-2021 17:11:41


Clique aqui para ver mais sobre: Lombas e Curvas - Notícias




Mais