Honda CRF450RX – ADN de motocross e polivalência do cross-country
A opção da Honda para as provas de cross-country atualiza-se para 2022. A nova Honda CRF450RX tem nova programação da centralina e suspensões com novos componentes para maior equilíbrio.
andardemoto.pt @ 28-5-2021 17:11:41
As
versões 2022 dos modelos “off-road” da Honda sofrem algumas atualizações para
se manterem como opções relevantes no mundo do motocross e do cross-country. Já vimos aqui o que os engenheiros da Honda
prepararam para a nova CRF450R de 2022 para motocross, e agora abordamos
neste artigo as novidades que podemos encontrar na vertente cross-country com a
nova CRF450RX.
Mas a verdade é que a RX parte da plataforma CRF450R, e por isso conta com uma
forte componente do ADN de motocross da Honda.
Se no ano passado a renovação nesta CRF450RX foi mais profunda, para a versão 2022
a Honda preferiu manter um trajeto de evolução mais vocacionado para oferecer
uma experiência de pilotagem mais recompensadora mesmo nos trilhos mais
exigentes.
A CRF450R não apresenta alterações no seu motor Unicam de quatro válvulas e
449,7 cc, exceto no que se refere à programação da ECU, melhorando ainda mais a
capacidade de pilotagem já melhorada no modelo de 2021.
Ao nível da eletrónica, a CRF450RX dá uso a tecnologias que ajudam o piloto a
conseguir uma condução mais divertida e eficaz. Por exemplo, o sistema de
controlo de tração HSTC ajustável em 3 níveis (e pode ser desligado), ou ainda
o controlo de arranque com 3 modos de funcionamento, sem esquecer os três mapas
de potência do motor que o piloto pode selecionar através dos comandos nos
punhos.
Para além dos três modos de série, a Honda permite, através da ferramenta
opcional HRC Tool, aceder a mais dois modos de potência definidos como Smooth
ou Agressive.
A ciclística da CRF450RX não foi alterada, com exceção de ajustes internos nas
suspensões Showa dianteira e traseira. O objetivo desta evolução para 2022 foi
obter uma "sustentação" melhorada – aumentando o amortecimento em
compressão ao longo do curso dianteiro e traseiro em utilização – otimizando o
equilíbrio entre a frente e a traseira da moto.
Todas as afinações da suspensão são específicas para a CRF450RX, dada a grande
variedade de terrenos e condições que a moto abrange em comparação com o modelo
puro de motocross CRF450R.
As anilhas de afinação de baixa velocidade empilhadas foram alteradas para
gerarem configurações mais firmes de amortecimento em compressão e também em
recuperação. O volume do óleo foi reduzido em 8 cc, para 380 cc, e agora existem
13 níveis de afinação (em vez de 14) para o amortecimento em extensão e 14
níveis para o amortecimento em compressão.
Graças à renovação completa das anilhas de afinação de baixa, média e alta
velocidade do amortecedor traseiro Showa MKE AF2, a nova CRF450RX oferece uma afinação
geral mais firme no momento de compressão do amortecedor.
Agora existem 13 posições de afinação em termos de afinação em extensão (em vez
dos 10 níveis do modelo anterior) e 7 para o amortecimento em compressão de
baixa velocidade (antes eram 9); o amortecimento em compressão de alta
velocidade passa de 2 voltas e 1/6 para 2 voltas e 1/3. O comprimento
predefinido da mola vai de 6,1 mm/305 N a 6,5 mm/325 N. E o volume do óleo
aumenta 1 cc para 422 cc.
Especificações técnicas – Honda CRF450RX de 2022
MOTOR
Tipo - Monocilíndrico a 4 tempos, Unicam, refrigeração por
líquido
Cilindrada - 449,7 cc
Diâmetro x Curso - 96,0 mm x 62,1 mm
Relação de compressão - 13,5: 1
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação - Injeção de combustível
Capacidade do depósito de combustível - 8 litros
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição - CDI Digital
Arranque - Motor elétrico
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem - Húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa - Engrenagem constante, 5 velocidades, manual
Transmissão final - Por corrente
QUADRO
Tipo - Dupla trave em alumínio
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A) - 2182 x 839 x 1282 mm
Distância entre eixos - 1477 mm
Ângulo da coluna da direção - 27,2°
Eixo de arraste (trail) - 115 mm
Altura do banco - 965 mm
Altura livre ao solo - 336 mm
Peso - a seco: 107,3 kg – em ordem de marcha: 113,4 kg
SUSPENSÃO
Dianteira - Forquilha invertida (USD) Showa de 49 mm
Traseira - Monoamortecedor Showa com sistema Honda Pro-Link
JANTES
Dianteira - Alumínio, de raios
Traseira - Alumínio, de raios
Pneu dianteiro - 90/90-21M Dunlop Geomax AT81F
Pneu traseiro - 120/90-18M Dunlop Geomax AT81
TRAVÕES
Dianteiro - Um disco de 260 mm
Traseiro - Um disco de 240 mm
Galeria de fotos Honda CRF450RX de 2022
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