Biancaneve - Dotto Creations dá nova vida à Honda CX500
Uma nova vida para um motociclo (quase) clássico, criada pela Dotto Creations, com uma produção limitada a apenas 20 unidades.
andardemoto.pt @ 10-5-2022 07:15:00
A Dotto Creations criou uma nova moto, a Biancaneve, uma moto revolucionária que parte da base de uma Honda CX500.
A Dotto Creations é o resultado do génio de Francesco Iannuzzi e Gianluca Bartolini, ambos ligados há muitos anos ao mundo automotivo, que trabalharam no estúdio de design Pininfarina e possuem largos anos de experiência noutros grandes players do mundo automobilístico como a Italdesign Giugiaro e o grupo Volvo.
“Quais os requisitos para que um produto seja considerado uma moto?” A resposta a esta pergunta passou por conjugar a teoria e a filosofia numa moto, e foi desta forma que a ‘Biancaneve’, uma Honda CX500 de 1979 completamente re-imaginada, saiu do papel para a realidade.
Devido à sua experiência em design, a dupla italiana desconstruiu a antiga CX500 para produzir esta nova versão.
Os raios das jantes Comstars foram perfurados para separar cada secção e também o motor foi desmontado para estudar as peças ao pormenor de forma a que cada componente mecânico fosse reconstruído e os criadores tivessem uma base sólida para fazer a sua magia.
Quanto às cabeças dos cilindros que sobressaem lateralmente devido à instalação transversal do motor bicilíndrico em “V”, contribuem para uma cintura estreita que se prolonga até à traseira, contrastando com a carenagem monocoque que parece flutuar em cima do curioso quadro da “velha” CB500X.
Um conjunto de amortecedores Hagon eleva a traseira da moto até uma polegada.
Além disto também o sistema Elétrico e a respetiva cablagem foram substituídos por produtos da gama da Motogadget. Graças aos dois amortecedores e ao conjunto de três braços mecanizados, a traseira da moto abre-se, revelando um simpático assento acolchoado, formando uma elegante cauda quando estiver em andamento.
Também na frente do condutor existe outro compartimento oculto, que só será necessário revelar quando for preciso abastecer: o depósito do combustível e o respectivo bocal de enchimento.
Estes dois compartimentos, quando fechados, resultam numa moto com linhas suaves, que não comprometem a sua função. O espaço negativo sob o assento foi conseguido através de um conjunto de filtros de ar de alto rendimento que substituem a antiga caixa de ar. Os escapes de corte reto dão à moto um som que combina com o seu design.
A CX500 “Biancaneve” vai estar em exposição no Bike Shed Show, em Londres e no FuoriSalone em Milão.
Se estiver interessado em fazer uma reserva ou saber mais pormenores sobre a Biancaneve, ligue-se ao website oficial da Dotto Creationsandardemoto.pt @ 10-5-2022 07:15:00
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Lombas e Curvas - Notícias