Honda revela detalhes sobre o motor da Hornet Concept

Uma unidade Unicam totalmente nova, de dois cilindros e 8 válvulas, com 755 cm³, com binário forte a média rotação, para um elevado prazer de condução

andardemoto.pt @ 11-9-2022 07:24:00

Depois de ter revelado em Maio os primeiros esboços do conceito Hornet, a Honda levanta agora a "ponta do véu" relativamente à unidade motriz da Hornet Concept.

Trata-se de um novo motor bicilíndrico paralelo Unicam de 8 válvulas, com 755 cm³ de cilindrada, capaz de debitar 67,5 kW (90,5cv) de potência às 9500 rpm e 75 Nm de binário às 7250 rpm.

Compacta e leve, esta unidade foi desenvolvida para libertar elevado  binário a média rotação, para promover acelerações super-agradáveis. 

Por outro lado, o "troar" distinto - é originado por uma sonoridade extremamente divertida conseguida pela combinação da ordem de ignição irregular da cambota de 270° e pelo sistema de escape cuidadosamente otimizado.
O Test Project Leader da Hornet Concept, Fuyuki Hosokawa, cujas responsabilidades mais recentes incluíram a liderança do desenvolvimento da mais recente CBR1000RR-R Fireblade, revelou acerca deste novo motor:



"A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. As suas performances emocionantes e envolventes sempre estiveram combinadas com uma alta manobrabilidade e uma condução muito fácil e intuitiva.
Antes do início deste projeto, pensámos muito sobre que tipo de performance que queríamos dar ao condutor. Sabíamos que era fundamental manter o "trabalhar" e toda a potência da Hornet clássica e, ao mesmo tempo, sendo esta uma nova geração da Hornet, o motor não poderia deixar de ter também uma sensação de grande binário e um "troar" forte nas gamas de baixa e média rotação. O nosso objetivo sempre foi combinar estes dois aspetos com uma grande leveza e agilidade, tornando cada momento de condução, mesmo em cidade, o mais envolvente e gratificante possível.
Para conseguirmos isto, já sabíamos que teríamos de desenvolver um novo motor bicilíndrico de curso curto de pistão, com cambota a 270°. Isso não só nos daria um som estonteante a alta rotação, mas também o binário desportivo a baixa rotação, ideal para a condução em ambiente urbano e saída forte das curvas em estrada aberta." 

Veja o vídeo:

andardemoto.pt @ 11-9-2022 07:24:00


Clique aqui para ver mais sobre: Lombas e Curvas - Notícias




Mais