Honda Transalp XL750 apresentada na EICMA 2022

A Honda revelou na EICMA 2022 a nova Transalp XL750, um modelo que evoca as suas origens, 1987, quando saiu a primeira gama. 

andardemoto.pt @ 8-11-2022 12:43:21

Com uma postura direita, a Transalp apela à aventura, dentro e fora de estrada, com para-brisas e carenagens a oferecer uma maior proteção ao motociclista, mas sem um aumento de volume notável.

Esperada por muitos na Exposição Internacional de Motos em Milão, a Honda Transalp XL750 foi alvo de atenções na sua apresentação.

Tal como os modelos anteriores, a Transalp XL750 foi pensada para oferecer versatilidade, desde os grandes centros urbanos às viagens longínquas ou nos trilhos empoeirados e passagens alpinas nas quais se baseia o nome do modelo.

Já vista anteriormente em fotos espia, a nova Transalp perdeu o motor em “V” e integra agora, também um bicilíndrico, mas com cilindros paralelos e uma capacidade de 755cc com cambota a 270º. Esta nova configuração resultou num notável aumento de força e potência que subiram para os 75 Nm às 7.250 rpm e 92 cv às 9.500 rpm, respetivamente.

O novo motor, que vai também poder ser encontrado na nova Hornet está inserido num quadro de aço tipo diamante, menos pesado, para dar à nova Transalp XL750 uma maior maneabilidade e agilidade, aumentando a confiança do condutor aos seus comandos.

Como moto designada mista, a Honda proporcionou uma maior flexibilidade e absorção de impactos à Transalp XL750 com uma forquilha invertida (USD) Showa SFF-CATM de 43 mm de diâmetro e com 200 mm de curso. Na traseira temos o sistema de amortecimento patenteado pela Honda, o Pro-link com um monoamortecedor de reservatório externo que oferece 190 mm de curso e afinação da pré-carga da mola.

Para ultrapassar os maiores obstáculos, a Transalp XL750 volta a adotar a roda de 21 polegadas na dianteira com dois discos ondulados de 310 mm mordidos por pinças axiais de 2 êmbolos e uma roda de 18 polegadas na traseira com um disco ondulado de 256 mm com uma pinça de êmbolo único.

O novo acelerador eletrónico Throttle By Wire (TBW) permite agora ao motociclista escolher entre 5 modos de condução para adaptar a moto às condições impostas: Sport, Standart, Rain, Gravel e o User, modo configurável que é extra opcional. 

Os diferentes modos vão alterar os comportamentos das ajudas eletrónicas, como a potência do motor, efeito travão de motor e Sistema de Controlo Variável de Tração (HSTC) com função anti-cavalinho integrada.

As tecnologias deste novo modelo são ainda complementadas com um painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, por onde é possível gerir e escolher os modos de condução. Permite ainda conectar os dispositivos Android e iOS através do sistema Honda Smarthphone Voice Control (HSVCs). 

Já comum aos modelos mais recentes da Honda, toda a iluminação da Transalp XL750 é completamente em LED, com piscas de cancelamento automático e tecnologia Emergency Stop Signal (ESS) para as travagens mais fortes.

A Transalp vai estar disponível nos seguintes esquemas cromáticos: Cinzento Metalizado Mate Iridium, Preto Metalizado Mate Ballistic e uma interpretação nostálgica do tricolor Branco Ross.

Preços e disponibilidade serão anunciados em breve.


andardemoto.pt @ 8-11-2022 12:43:21


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