MotoGP Malásia – Oliveira desiste num dia de recorde para Quartararo

Piloto português testou a sua condição física mas percebeu que não está em condições para competir. Miguel Oliveira desiste do Grande Prémio da Malásia. Fabio Quartararo dominou o primeiro dia em Sepang e faz mesmo o novo recorde do circuito malaio.

andardemoto.pt @ 1-11-2019 11:48:50

Depois dos médicos terem dado Miguel Oliveira como apto para competir este fim-de-semana no Grande Prémio da Malásia de MotoGP, o piloto português teve ainda de testar a sua condição física aos comandos da KTM RC16.

O piloto luso ainda saiu para a pista na primeira sessão de treinos livres de MotoGP, completou um par de voltas, mas rapidamente percebeu que não está ainda em condições de pilotar uma MotoGP tão exigente como é, especialmente, a KTM RC16, ainda para mais na Malásia em que as condições atmosféricas são bastante especiais com elevada humidade.

Assim, Miguel Oliveira optou por desistir de participar no que falta do Grande Prémio da Malásia, optanto por aproveitar as próximas duas semanas para tentar recuperar e poder participar naquela que será a corrida que marca o fim da temporada, em Valência.

“Hoje saí para a pista para avaliar a minha condição física. Sabia que não estaria a 100% mas pelo menos que estivesse em condições de pilotar a moto, mas obviamente isso foi impossível devido às dores em ambos os pulsos. Não é nada de grave mas necessita de mais descanso e é isso que vou fazer agora. Queremos ser competitivos e não estar aqui apenas para dar voltas na pista e quero agradecer a toda a equipa e à KTM porque foram todos muito compreensivos quanto à situação e o apoiaram-me desde o primeiro momento. É mais fácil tomar decisões como esta quando tens toda a gente do teu lado. Penso que a equipa me merece a 100% e não a 80, e é isso que vou tratar agora”, afirmou Miguel Oliveira depois de tomar a decisão de abandonar este GP.


Quanto aos mais rápidos do primeiro dia de MotoGP em Sepang, o “rookie” Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT), que já sabe que em 2020 a Yamaha Racing vai dar-lhe uma Yamaha M1 de fábrica para ficar em pé de igualdade com os restantes pilotos Yamaha, foi o mais rápido em ambas as sessões realizadas.

Quartararo registou um novo recorde de Sepang logo na primeira sessão, mas foi na segunda sessão de treinos livres que o francês decidiu elevar o nível com novo recorde que agora está em 1m58.576s.

Logo atrás de si está o seu companheiro de equipa na Petronas Yamaha SRT, o italiano Franco Morbidelli, que não conseguiur melhorar o seu registo na segunda sessão de treinos livres, mas ainda assim o seu tempo nos treinos matinais permitiram à equipa malaia terminar em primeiro e segundo neste primeiro dia do GP da Malásia.

O terceiro mais rápido do dia foi Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati), que apesar de não ter conseguido destronar as Petronas Yamaha SRT do topo, foi o piloto com maior velocidade máxima em Sepang.

Neste primeiro dia na Malásia de destacar também a prestação das Yamaha de fábrica de Maverick Viñales e Valentino Rossi. Numa clara demonstração do trabalho de evolução que tem sido feito com a M1, a Yamaha voltou a colocar as suas quatro motos nos cinco primeiros lugares da tabela de tempos, com Viñales a ser 4º e Rossi 5º.

Quanto ao campeão de MotoGP, Marc Marquez (Repsol Honda), e que pode este fim-de-semana somar mais um recorde ao tornar-se no piloto com mais pontos somados em 18 corridas na categoria rainha, começa este GP com o 6º tempo.

Marquez saiu para a pista com uma novidade na sua Honda RC213V: duas manetes no avanço esquerdo.

A utilização de uma manete de polegar para controlar o travão traseiro é já habitual, mas Marquez testou uma manete semelhante em dimensão à da embraiagem, o que causou algum espanto. O piloto espanhol confirmou que se trata de uma manete de travão traseiro, uma tentativa da Honda de encontrar algo diferente para o futuro, mas Marquez confessa que esta solução ainda não está pronta para ser usada e que portanto não vai continuar a usar as duas manetes no punho esquerdo.


Quanto aos pilotos que estão provisoriamente qualificados para entrar na Qualificação 2, aqui fica a lista:

- Fabio Quartararo
- Franco Morbidelli
- Andrea Dovizioso
- Maverick Viñales
- Valentino Rossi
- Marc Marquez
- Alex Rins
- Jack Miller
- Aleix Espargaró
- Cal Crutchlow

Com as previsões atmosféricas para o que falta deste fim-de-semana do Grande Prémio da Malásia a apontarem para o aparecimento da chuva, provavelmente os tempos combinados deste primeiro dia em Sepang serão aqueles que valem para encontrar quem tem de passar pela Qualificação 1 e aqueles que estarão diretamente na Qualificação 2.

Fique atento ao seu Andar de Moto para saber os resultados do GP da Malásia!

Veja aqui os horários completos do Grande Prémio da Malásia - clique aqui.

andardemoto.pt @ 1-11-2019 11:48:50


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto