CNV Moto 2021 Estoril III – Romeu Leite e Tomás Alonso são campeões
O Campeonato Nacional de Velocidade visitou o circuito do Estoril pela terceira vez em 2021. Romeu Leite sagrou-se campeão pela primeira vez nas Superbike, enquanto Tomás Alonso assegurou o bicampeonato nas Supersport 300.
andardemoto.pt @ 16-9-2021 11:20:00
O
circuito do Estoril foi o cenário para a coroação dos primeiros campeões do
Campeonato Nacional de Velocidade nesta temporada 2021. O traçado que tem como
pano de fundo a Serra de Sintra contou com boas condições climatéricas, e o
espetáculo em pista foi muito bom.
Para a grande maioria das classes do CNV Moto, esta terceira visita ao Estoril
foi a penúltima ronda do ano. Para as Supersport 300 foi a última, por força da
ronda dupla que esta categoria realizou em conjunto com o Mundial Superbike no
passado mês de maio.
Com Ivo Lopes novamente fora da pista na classe rainha Superbike, foi Romeu
Leite que “agarrou” da melhor forma a primeira oportunidade para se sagrar
campeão nacional. Logo nos treinos assegurou a “pole position” para ambas as
corridas. Depois, na primeira venceu com mais de 18 segundos de vantagem face a
Tiago Morgado e Tiago Pires, este a conseguir já no fecho da última das 15
voltas a ultrapassagem que lhe valeu o primeiro pódio na classe na frente de
Ricardo Lopes e Mário Alves.
Na segunda corrida Romeu Leite teve em Tiago Cleto o seu maior adversário, e no
final foi mesmo Cleto, que regressou esta temporada ao CNV Moto, a conseguir a
vitória com uma reduzida margem de apenas 103 milésimas de segundo. Romeu Leite
cruzou a linha de meta em segundo e, claro, festejou a conquista do título de
campeão nacional de Superbike na frente de Tiago Morgado, que subiu novamente ao
pódio. Tiago Pires foi o quarto na frente de Ricardo Lopes.
Nas contas do campeonato, Romeu Leite é já o sucessor de Ivo Lopes, mas a
questão do segundo lugar está ainda por decidir pois Tiago Cleto está agora a
apenas 11 pontos de Ivo Lopes quando estão ainda 50 pontos para atribuir no
campeonato.
Nas Superstock 600, que em 2021 têm acolhido alguns jovens pilotos que evoluem
a partir das Supersport 300, Vasco Esturrado foi o vencedor da primeira corrida
com quase cinco segundos de vantagem sobre Pedro Fragoso. Paulo Leite e Ricardo
Silva ficaram logo atrás. Mas na segunda corrida Fragoso devolveu a derrota ao
algarvio, e foi ele o primeiro na linha de meta na frente de Esturrado, Ricardo
Silva e Paulo Leite. No campeonato são quatro os pontos que separam Pedro
Fragoso de Vasco Esturrado, e apenas na derradeira corrida do ano se saberá
quem é o vencedor na classe em 2021.
Nas Supersport 300, Tomás Alonso sabia à partida que não precisava de vencer
para se sagrar campeão nacional pelo segundo ano consecutivo. Mas depois de ser
o melhor na qualificação, o piloto de Odivelas voltou a discutir a vitória com
Dinis Borges, o seu mais feroz opositor nesta época 2021. No final, e após
duelo intenso entre ambos, Alonso venceu pela quarta vez na temporada - com
apenas 48 milésimas de segundo de diferença - e segurou no seu palmarés o título
de campeão. Dinis Borges foi o segundo na frente de Isaac Rosa, que pela
primeira vez subiu ao pódio no CNV Moto após um duelo animado com Madalena
Simões, a quarta classificada a apenas cinco milésimas do rival de Loulé. David
Ferreira fechou os cinco primeiros num pelotão com 16 pilotos onde se notou a
estreia absoluta na classe de Bruna Santos.
Nas Pré-Moto3 não faltou também animação com Gonçalo Ribeiro e o espanhol
Fernando Bujosa a levarem até à linha de meta a discussão pelo primeiro lugar.
Bujosa fez aqui a sua primeira corrida aos comandos de uma Pré-Moto3 e deu
muito boa de si ao lutar com o Gonçalo Ribeiro até à linha de meta. No final
foram apenas 62 as milésimas que os separaram, e nas contas do campeonato Gonçalo
Ribeiro detém uma margem de 19 pontos para o segundo classificado, o que o
deixa em posição confortável para assegurar o título. Tiago Balhé fechou o pódio
após as 14 voltas de corrida na frente de Rui Afonso.
Nas Moto4 foi Afonso Almeida quem venceu na frente de Pedro Matos e Francisco
Pires depois de rodarem sempre muito separados. Gonçalo Capote regressou às
vitórias e conquistou mais cinco pontos a Alexandre Cabá, numa corrida onde
Lourenço Vicente subiu pela terceira vez consecutiva ao pódio. Oito pontos
separam agora Capote de Cabá na luta pelo campeonato antes da prova de
encerramento do ano a realizar também no Estoril.
Como sempre, e de forma bem animada, estiveram também no Estoril os pilotos dos
diversos troféus que integram o campeonato.
Na Taça Luis Carreira o vencedor da primeira corrida na classe Open foi João
Curva, Bernardo Villar foi o vencedor nas Open R, Afonso Cruz nas SBK, Augusto
Machado nas SBK R e Luis Belchior nas SS, sendo de destacar que neste pelotão
esteve Alexandre Laranjeira aos comandos de uma Honda CBR 900. No segundo dia
de competição todos replicaram as suas vitórias nas respetivas classes.
Nas Z e Tuono Cup Frederic Bottoglieri foi o vencedor na primeira corrida das
Kawasaki Z Cup e Pavel Bogdanov foi o mais rápido nas Tuono Cup. Bottoglieri
repetiu a dose na segunda corrida das Kawasaki, tal como Pavel Bogdanov nas
Tuono Cup, sagrando-se assim vencedor deste troféu monomarca.
Na Copa Dunlop Motoval, Eduardo Monteiro foi o vencedor no sábado para a Classe
1 e André Gonçalves na Classe 2, com 17 pilotos a preencherem a grelha de
partida. Na segunda corrida ambos voltaram a repetir as vitórias para fecharem
da melhor forma um fim de semana de muita ação e boas corridas no Circuito do
Estoril.
A próxima prova, a derradeira do ano e onde, relembramos, não correm as
Supersport 300 pois já deram por terminada a sua temporada, será novamente
realizada no Estoril nos dias 30 e 31 de outubro.
Galeria de fotos Campeonato Nacional de Velocidade 2021 - Estoril III
andardemoto.pt @ 16-9-2021 11:20:00
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto