KTM 890 Adventure R / Rally – Produção limitada, aventura ilimitada!

A trail de média cilindrada recebe o novo motor bicilídrico da 890 Duke R. Fique a conhecer os detalhes que tornam a KTM 890 Adventure R numa moto ainda mais focada no “offroad”. Também estará disponível em variante Rally, de produção limitada a apenas 700 unidades.

andardemoto.pt @ 8-10-2020 12:57:03

Depois de apresentar a 890 Duke R com o seu motor LC8c mais “espigado” em comparação com a 790 Duke, não precisávamos de ter uma imaginação fértil para imaginar que a mesma estratégia seria aplicada à 790 Adventure, a trail de média cilindrada da KTM.

A 790 Adventure foi apresentada inicialmente na sua versão base na EICMA 2018, e cerca de meio ano depois chegou a 790 Adventure R para completar a gama de trails média cilindrada. Já de si motos focadas no comportamento nos pisos de terra, para 2021 estes modelos passam a contar com o motor LC8c de 889 cc, apresentando ainda outras melhorias que as tornam em máquinas perfeitas para muitos quilómetros “offroad”.

A marca liderada por Stefan Pierer apresenta a nova 890 Adventure R, que também estará disponível numa edição de produção limitada denominada de 890 Adventure R Rally.


Apesar de manter uma aparência bastante semelhante com as anteriores 790, as novas 890 Adventure R e Rally contam com muitas novidades ao nível do motor e também da ciclística. O motor, conforme já referimos, é agora o LC8c, que graças a maior curso e diâmetro dos pistões passa a ostentar uma cilindrada de 889 cc.

Este pulmão extra proveniente do aumento do motor bicilíndrico paralelo em 90 cc garante que as novas 890 Adventure R e Rally desenvolvem uma potência de 105 cv às 8.000 rpm, enquanto o binário atinge agora os 100 Nm às 6.500 rpm.

Tal como aconteceu na passagem da Duke 790 para a 890 R, esta versão do LC8c conta com maior taxa de compressão, válvulas de admissão e escape de maior diâmetro, uma nova árvore de cames, pistões e bielas mais leves, novas cabeças de cilindros e ainda uma cambota com 20% de mais massa rotacional para, de acordo com a KTM, melhorar a estabilidade em curva.



A transmissão foi revista com uma embraiagem reforçada. A embraiagem PASC está de volta, mas com um acionamento mais leve e preciso, enquanto o seletor de caixa tem um curso mais curto para trocas de caixa mais rápidas. Para os condutores que quiserem extrair o máximo destas modificações na transmissão, a KTM disponibiliza como equipamento opcional para a 890 Adventure R o Quickshift+, com funcionamento bidirecional, e com novos parâmetros de funcionamento.

O acelerador eletrónico funciona em conjunto com vários modos de condução de série – Street, Offroad e Rain -, e a 890 Adventure R conta ainda com controlo de tração e sistema MSR – Motor Slip Regulation. A nível eletrónico, o ABS com função em curva conta com novos parâmetros de intervenção.


A suportar os abusos de uma condução “offroad” e a utilizar o motor bicilíndrico como elemento de reforço encontramos um quadro CroMoly em tubos de aço. Em tudo semelhante ao quadro da anterior 790, esta estrutura foi no entanto atualizada e recebe uma coluna de direção em alumínio, enquanto o subquadro está mais leve. De referir também que o guiador em alumínio pode ser ajustado em seis posições diferentes.

As suspensões são também garantia de um comportamento mais eficaz nos pisos de terra. A 890 Adventure R recebe por parte da WP, marca do grupo KTM, a forquilha XPLOR com bainhas de 48 mm e curso de 240 mm, enquanto na traseira está instalado um amortecedor XPLOR PDS. Em ambos os casos a KTM permite afinação total da pré-carga, compressão e extensão.

Jantes de raios de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás e pneus tubeless, para além do sempre útil amortecedor de direção, completam o “pack” de equipamento de série da nova KTM 890 Adventure R.



Mas se está à procura de algo mais especial, então a marca austríaca também pensou em si!

A variante Rally aproveita todos estes componentes acima mencionados na versão base R, e adiciona ainda mais algumas coisas que permitem que esta Rally se torne numa máquina ainda mais eficaz fora de estrada.

A forquilha da 890 Adventure R Rally passa a ser a WP XPLOR Pro. Apesar das bainhas terem o mesmo diâmetro (48 mm), o curso aumenta, permitindo às jantes de raios DID, mais esguias e resistentes, percorrer 270 mm para assim absorver melhor os impactos.

A 890 Adventure R Rally conta ainda com um assento plano mais elevado que aumenta a altura do assento para os 910 mm, o sistema de escape inclui uma ponteira Akrapovic em titânio que é 35% mais leve do que a de série da 890 Adventure R, os poisa-pés são mais largos, e para além de algumas proteções em fibra de carbono esta Rally conta ainda com modo de condução Rally e Quickshift+ como equipamento instalado de série. Tudo isto envolto num conjunto de gráficos a replicar os usados pelos pilotos da Red Bull KTM Factory Racing Rally Team


Se estiver interessado em adquirir uma destas 890 Adventure R Rally convém ser rápido a reservar a sua!

A KTM anunciou que esta versão será produzida em número muito limitado de unidades. Serão fabricadas 700, sendo que duzentas têm como destino o mercado Norte-Americano, e as restantes quinhentas 890 Adventure R Rally serão para o resto do mundo.

Clique aqui para obter mais informações de como pode completar a sua reserva

Quanto a preços, a KTM ainda não revelou qual será o PVP da 890 Adventure R ou da 890 Adventure R Rally.

Convém ter em conta que desta feita a marca austríaca apresenta a R como entrada de gama e a Rally como versão topo de gama. Se tivermos em conta que a anterior 790 Adventure R tem um PVP de 15.120€ e a 790 Adventure R Rally custa 21.704€, é possível imaginar que as novas 890 Adventure R e Rally vão chegar aos concessionários com um preço ligeiramente mais elevado.

andardemoto.pt @ 8-10-2020 12:57:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews