Brough Superior Dagger apresentada na EICMA 2022

A adaga de Lawrence da Arábia

andardemoto.pt @ 15-11-2022 01:16:09

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A gama moderna da Brough Superior Motorcycles vai crescer em 2023 com um novo e impactante modelo roadster chamado Dagger, que posiciona a marca com uma nova dinâmica, mas mantendo a sua tradicional e elevada qualidade de construção.

Depois do lançamento da Lawrence em 2020 e da Nefud, que surgiu em 2021, a nova Dagger também faz referência ao lendário personagem Lawrence da Arábia.

Uma homenagem à arma (uma adaga ou janbiya, em árabe) que T.E. Lawrence recebeu em 1917 após a captura de Aqaba, em pleno clímax da revolta árabe, feito que o tornou mundialmente famoso.


Simbolicamente, essa adaga, que estava em posse de um colecionador distante da Grã-Bretanha, retornou ao Museu Nacional do Exército em Londres, na altura em que a marca Brough Superior iniciava a produção na sua era moderna.

Refletindo o tesouro britânico, a Dagger aparece como uma roadster esguia e subtilmente texturizada, com um acabamento polido que reflete o cuidado com que foi finalizada na fábrica de Saint-Jean, perto de Toulouse. 

O motor bicilíndrico de 1000cc foi projetado e montado nesse local com a maior mestria e rigor, mantendo o elevado binário mesmo atendendo aos padrões da exigente normativa Euro 5.


O escape com coletores dois em um e válvula de estrangulamento também foi projetado para combinar com as linhas musculosas e esguias da Dagger, apresentando arestas vivas que remetem à famosa lâmina de Lawrence.

O radiador proeminente, como na Aston Martin AMB-001 igualmente desenvolvida pela Brough Superior Motorcycles, completa a sensação de poder que emana desses novos volumes.

Com esta estonteante Dagger, a Brough Superior conseguiu uma moto mais incisiva do que nunca, graças a uma geometria que permite mais vivacidade na condução, com um guiador mais curvo e rodas de 17 polegadas que surgem pela primeira vez numa Brough Superior moderna. 


Isto porque a linha clássica (S.S. 100, Anniversary) usa rodas de 18 polegadas, enquanto as outras motos da linha moderna, a Lawrence e a Nefud, usam uma roda de 19 polegadas na frente e 17 na traseira.

Tão ardente e impetuosa quanto as viagens de Lawrence, a Dagger é uma parte importante da história da Brough Superior Motorcycles, revelando-se ainda um regalo para a vista.




andardemoto.pt @ 15-11-2022 01:16:09


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp