Brough Superior Lawrence

Uma edição limitada de uma marca mítica, inspirada na S.S.100.

andardemoto.pt @ 1-3-2021 07:06:00

A Brough Superior é uma daquelas marcas de motos que fizeram história. Reconhecida por ter sido a primeira moto de série a conseguir atingir a velocidade de 100 milhas por hora (161 km/h) e pela sua suavidade de funcionamento, em grande parte proporcionada pelo seu metódico fabrico artesanal, a marca originalmente britânica foi adquirida em 2014 pelo francês Thierry Henriette, homem que vive no mundo das motos desde a sua infância e que gere a conceituada empresa Boxer Design, responsável pelo desenvolvimento da estonteante Aston Martin AMB 001.

Num tributo às origens da marca, a Brough Superior apresenta hoje ao mundo a sua mais recente criação: a Lawrence, um modelo em memória de um dos mais distintos embaixadores da marca, o lendário T.E. Lawrence, mais conhecido por Lawrence da Arabia, e cuja história pode ver se clicar aqui.

Fabricada com materiais de grande qualidade (titânio, fibra de carbono e alumínio) a Lawrence estava para ser apresentada ao mundo na EICMA de 2020, que acabou por não se realizar devido à pandemia, e pela mesma razão só agora é apresentada ao mundo.


Esta nova moto é inspirada na mecânica e na arquitectura do modelo S.S. 100. Conta com elementos da carenagem em fibra de carbono, um quadro em titânio e uma forquilha do tipo Hossack com asnas em alumínio.

A Lawrence vai ter uma série limitada a 188 unidades, número que evoca o ano de 1888 em que nasceu T.E. Lawrence, integralmente produzida à mão por processos artesanais, o seu preço de 66.000 euros reflete a exclusividade do modelo.

O motor foi integralmente desenvolvido pelos engenheiros da Brough Superior e a produção contou com a experiência aeronáutica disponível na região de Toulouse, pelo que muitos dos seus componentes são maquinados em alumínio e titânio, como o sub-quadro, os T's da direção, as rodas e o braço oscilante, garantindo assim uma qualidade elevada.


O motor V-Twin de 997cc respira através de 4 válvulas por cilindro, com a distribuição feita por corrente e carretos. Debita 102cv às 9.600rpm e um binário máximo de 87Nm. A injecção electrónica é feita através de 2 corpos de 50mm. A caixa de 6 velocidades é assistida por uma embraiagem em banho de óleo, com comando hidráulico.

Os travões são Beringer, com discos em aço inox e maxilas de instalação radial, de pistão duplo na frente e simples na traseira. A suspensão é regulável em pré-carga e extensão em ambos os eixos, com um curso de 120mm na frente e 130mm atrás. As rodas calçam pneus de medidas 120/70-R19 na frente e 200/55-R17 na traseira.

O peso de 200kg é repartido a 50% por cada eixo, afastados 1540mm entre si. A capacidade do depósito de combustível é de 17 litros.


Para mais informações sobre a Brough Superior contacte o importador oficial para Portugal, a Ton Up Garage.


andardemoto.pt @ 1-3-2021 07:06:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews