MotoGP, 2022, Catalunha – Aleix Espargaró na pole com novo recorde
Oliveira em 16º após ficar 6º na Q1
Aleix Espargaró vai começar o seu Grande Prémio de casa a
partir da pole após bater por pouco Francesco Bagnaia na qualificação do MotoGP
na Catalunha
andardemoto.pt @ 4-6-2022 15:10:57 - Paulo Araújo
Já novo recordista por volta e mais rápido em três das quatro sessões de treinos da Catalunha no MotoGP, Espargaró começou a Q2 como o favorito.
E embora a segunda volta largada de Espargaró tenha sido muito boa - foi a terceira mais rápida - foi o Campeão do Mundo de MotoGP Fabio Quartararo que estabeleceu o tempo de referência.
Quartararo não foi mais rápido na sua segunda volta, mas mesmo assim, manteve-se na pole provisória por 0,010s.
Como tem sido frequentemente o caso na sua carreira de qualificação de MotoGP, Francesco Bagnaia encontrou um ritmo incrível no início da sua segunda volta para subir três décimos.
Mas momentos depois, Espargaró cumpriu a promessa de todo o fim-de-semana. Pela segunda vez hoje o piloto de Aprilia estabeleceu um novo recorde de volta, desta vez com 1:38.742s.
Bagnaia foi consequentemente deixado para segundo pelo espanhol, e embora o piloto da Ducati tenha ido ainda mais depressa na sua última volta, não foi suficiente para travar a carga de Espargaró.
A segunda fila foi composta por três Ducati, já que Johann Zarco liderou Fabio Di Giannantonio e Jorge Martin.
Com a qualificação ainda por começar, os preparativos de Brad Binder e Alex Márquez foram dificultados por quedas no TL4. Binder despistou-se pela segunda vez este fim-de-semana na Curva 5, enquanto Márquez rolou pela gravilha na curva final, perdendo a viseira do seu capacete.
Em pista, Marco Bezzecchi continuava a mostrar um ritmo impressionante ao tornar-se o primeiro a definir uma volta de 1:40s na qualificação.
Se isso não foi impressionante, na próxima volta, Bezzecchi foi ainda três décimos mais rápido.
O único piloto capaz de desafiar o tempo inicial de Bezzecchi, Maverick Viñales, que foi um dos pilotos mais rápidos durante todo o fim-de-semana em termos de ritmo de corrida, saltou para o topo graças a um brilhante sector quatro.
Com a segunda ronda de ataques ao tempo em curso, Binder iniciou uma volta que se tornou cada vez melhor à medida que avançava.
Continuando a ganhar tempo nos sectores dois e três, o sul-africano acabou por ser quatro décimos mais rápido do que o anterior tempo máximo de Viñales, contudo, Viñales e Bezzecchi responderam ambos em primeiro e segundo lugares, mas Takaaki Nakagami teve outras ideias ao colocar a sua Honda LCR em segundo lugar.
Os cinco primeiros estavam separados por apenas 0,033s quando a bandeira xadrez saiu. Miguel Oliveira, 6º na Q1, começa assim na 16ª posição na 6ª fila da grelha.andardemoto.pt @ 4-6-2022 15:10:57 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP