Moto Guzzi 500 Bialbero GP Racer

 Leve, potente e inovadora, a Moto Guzzi 500 Bialbero tornou-se uma peça marcante na história do motociclismo, em 1957

andardemoto.pt @ 27-1-2025 07:17:00

A Moto Guzzi 500 Bialbero (DOHC) de 1957 destacou-se como uma das principais motos de competição da marca, partilhando grande parte das características da sua versão mais pequena de 350cc. As principais diferenças residiam no diâmetro/curso do motor e na utilização de um carburador maior, com 50 mm de diâmetro.

Com um peso extremamente leve de apenas 100 kg, a 500 Bialbero era ágil e eficaz, tirando o máximo proveito do seu motor, que gerava 48 cv às 7800 rpm. Esta combinação permitia à moto atingir uma velocidade máxima superior a 240 km/h, colocando-a entre as mais rápidas da sua época.


Durante a temporada de 1957, a Moto Guzzi utilizou a 500 Bialbero em conjunto com o famoso modelo V8 (500 GP 8 Cilindri). A Bialbero era preferida para circuitos mais lentos e técnicos, onde a sua leveza e manobrabilidade representavam uma vantagem decisiva. Já o V8 era reservado para pistas rápidas, onde a sua potência adicional podia ser melhor explorada.

Apesar do seu enorme potencial, os resultados competitivos da 500 Bialbero foram limitados. Durante a temporada, os melhores desempenhos foram dois quartos lugares alcançados pelo piloto Dickie Dale, enquanto a versão de 350cc obteve maior sucesso em competição.

Embora não tenha atingido o mesmo nível de glória que outras máquinas da Moto Guzzi, a 500 Bialbero marcou uma época pela sua engenharia avançada e desempenho notável, assegurando o seu lugar na história das corridas de motociclismo.


andardemoto.pt @ 27-1-2025 07:17:00


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que