Teste CFMOTO 450 NK - Domina as ruas!

Após uma exibição recheada de novos modelos na EICMA 2023, a CFMOTO insere em território nacional a sua primeira novidade, a 450 NK. Tivemos oportunidade de estar aos seus comandos na famosa “veneza” de Portugal e arredores.

andardemoto.pt @ 23-1-2024 11:55:42 - André Sanches

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 450NK | Motociclos | Naked

O ditado “agradar a gregos e troianos” faz cada vez mais sentido nos dias que correm, sobretudo no mundo das motos, e a CFMOTO está a aumentar a sua gama a fim de poder oferecer aos motociclistas uma larga escolha nesta “guerra” em que ganha quem oferecer mais modelos e agradar a todos os gostos e feitios.

Oferecendo opções de escolha desde a aventura, com a linha MT, passando pelas naked NK, as neo-retro CL-X, a turística GT e terminando na desportiva SR, faltando apenas uma moto competente para os iniciantes detentores de carta A1, que não deverá tardar muito a chegar, a CFMOTO, está também presente no mercado de SSV’s, UTV’s e ATV’s, que tem vindo a ganhar terreno em Portugal.

Agora a fabricante expande a sua gama com a nova CFMOTO 450NK. Trata-se de uma fusão entre a estética da naked 800NK e a ciclística da desportiva 450SR, destinada aos motociclistas jovens que procuram uma arma para enfrentar o trânsito urbano com estilo e facilidade, ao mesmo tempo que lhes permita realizar escapadinhas mais longínquas aos fins de semana, sempre com a premissa que a diversão será o fator chave.


Aproveitada da sua irmã desportiva, a unidade motriz bicilíndrica com 449,5cc produz uma potência pouco abaixo do máximo permitido pela licença de condução A2, 46cv (34,5 Kw)  às 10.000 rpm e um binário de 39,3 Nm, totalmente disponível às 7.750 rpm, tendo sido feitas alterações à ECU para conceder à 450NK um comportamento mais amigável.

Ainda que mais afável, o bicilíndrico consegue cativar-nos com o simples gesto de enrolar o punho direito, não sendo abrupto, mas entregando a sua potência com alma desde os baixos regimes. Cativa pela  linearidade da entrega até ao limitador, com uma resposta suave ao acelerador. Junta-se ainda a sonoridade viciante produzida pelo sistema de escape, com as famosas “pipocas” durante as reduções e um som grave facilmente confundível com o de um grande “motão”.

O bicilíndrico é ainda favorecido pelo desempenho da caixa de 6 velocidades, bem escalonada e adequada a uma condução para a qual a 450NK foi projetada, transmitindo-nos uma boa sensação, com trocas de caixa limpas e sem dificuldade na hora de as engrenar, com o auxilio da leve manete de embraiagem operada por cabo.


À data da sua apresentação, as estradas húmidas e o calor envergonhado, não nos permitiram alcançar ritmos extremos. Contudo, a travagem com assinatura J.Juan composta por disco único mordido por uma pinça de 4 pistões na frente e outra simples na traseira, auxiliados pelo sistema de ABS de duplo canal, é facilmente doseável, com uma mordida forte ao apertar a manete direita e também ao pisar no pedal do travão traseiro. A baixa intervenção do ABS foi mérito e uma agradável surpresa dos pneus CST ADRENO HS AS5 que mostraram um comportamento muito convincente.

Apesar de comedidos devido às condições atmosféricas, mas também com a almofada do controlo de tração e ABS sempre em mente, a CFMOTO 450NK brindou-nos com uma posição de condução neutra, de costas direitas e pernas ligeiramente fletidas, um fácil acesso aos comandos do guiador onde estão também colocados os espelhos retrovisores que nos proporcionam uma boa visibilidade. Para o passageiro existe um estiloso mas escasso assento elevado.


Durante os quilómetros realizados aos comandos da 450NK rodámos por estradas sinuosas do centro do país, um pouco pela bela cidade de Aveiro e também em autoestrada. E nesses 3 tipos de condução a ciclística portou-se como esperado. Hábil para as manobras mais apertadas, estável nas velocidades mais altas e firme nas curvas com vista privilegiada sobre o rio Vouga da Estrada Nacional 16, mérito atribuído sobretudo à forquilha invertida na frente e ao amortecedor com montagem progressiva na traseira.

Para uma condução citadina a CFMOTO 450NK proporciona uma baixa altura do assento ao solo (795mm), que permite a um motociclista de estatura média (1,75m) colocar facilmente toda a sola da bota no chão, uma boa brecagem que facilita as manobras e um baixo peso em ordem de marcha (165kg) que em conjunto beneficiam significativamente a sua agilidade.


Para estarmos sempre a par com a moto, o ecrã TFT de 5 polegadas que faz o papel de painel de instrumentos oferece uma leitura simples, com informação mais do que suficiente e permite conectar o smartphone através da aplicação da CFMOTO.

Proveniente de Itália, concebida pelo gabinete de design Modena 40 que já tinha no seu portefólio as linhas que deram vida à 800NK e que serviram de inspiração para esta 450NK, as suas linhas são notavelmente atuais, com ângulos agressivos e linhas suaves que resultam num aspecto musculado e consensual.

Resumindo, a CFMOTO 450NK destaca-se em diversos aspectos: potência, agilidade, conforto a bordo, tecnologia atual, e também pelo seu acessível preço de 5.790€. E já está disponível em Portugal, em 3 cores diferentes (branco, preto e azul).

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 450NK | Motociclos | Naked

andardemoto.pt @ 23-1-2024 11:55:42 - André Sanches


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives