Contacto CFMOTO 800 NK - O génio da lâmpada

A CFMOTO 800 NK chega ao nosso mercado com uma atitude provocadora, confiante nos seus argumentos. O nosso primeiro contacto foi um misto de emoções, em que conseguimos perceber o quão séria é a sua ameaça às líderes do segmento.

andardemoto.pt @ 15-8-2023 07:05:00 - Pedro Alpiarça

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 800NK | Moto | Naked

Uma nova streetfighter criada para competir com as recentes novidades apresentadas recentemente. Mas esta CFMOTO 800 NK chega-nos com argumentos de arromba, começando no bicilíndrico paralelo derivado do utilizado na KTM 790 Duke, uma ciclística com suspensões Kayaba totalmente reguláveis, quickshifter, amortecedor de direcção e, por último mas não menos impressionante, um TFT de 8” com navegação. Tudo isto embrulhado num pacote estético muito interessante.

A sua apresentação europeia ocorreu na Riviera Francesa e a ideia seria tentar ultrapassar o maior número de supercarros que conseguíssemos. Foi um dia em cheio.


Sempre que ficamos entusiasmados com um protótipo na EICMA, surge a vontade de termos acesso a um génio da lâmpada que nos satisfaça os desejos. A NK C22 virou muitas cabeças e a sensação do público em geral, residia na esperança da marca não se afastar muito do conceito projectado. 

Uma naked desportiva de média cilindrada, com pergaminhos escritos em colaboração com o grupo de Pit Bierer, mas com uma estética diferenciada de tudo o resto. Quando a vimos pela primeira vez, à porta do hotel onde iria decorrer a apresentação, ficámos contentes por vermos o nosso primeiro desejo realizado. 

A nova CFMOTO 800 NK impressiona pelo arrojo estético. Compacta, de formas angulosas, conta pormenores muito interessantes, cativa o olhar e desafia-nos a experimentá-la. (o contraste dos detalhes em dourado-mate na versão preta é muito bem conseguido). Um enorme ecrã TFT de 8” destaca-se no centro do guiador e denunciava a versão Advanced, na qual iríamos focar a nossa atenção, visto ser a escolha do importador para o nosso mercado (Versão Advanced com Quick-shifter bidireccional, amortecedor de direcção, cruise control, ignição com sistema “keyless” e ecrã TFT de 8” touchscreen, tudo de série).

O empenho da CFMOTO em entregar-nos produtos com qualidade, é palpável, e a 800 NK não foge à regra. Os comutadores são bem desenhados, as manetes têm afinação, a iluminação full LED é estilizada e tem personalidade. Há uma sensação geral de máquina bem acabada. 


O segundo desejo tinha a ver com a emoção prometida pela forte imagem apresentada. E começávamos bem. Assim que ligámos o motor, o som do escape galvanizava-nos o espírito com um cantar rouco e pronto para guerra. 

Os seus espectaculares ratéres e a intempestiva subida de rotação evocam o mais primordial sentimento de ataque ao bom senso do Euro 5. Sorrisos foram esboçados, sobretudo quando contextualizamos a boa relação peso/potência (95 cv para 189 Kg a cheio) numa moto sem controlo de tracção. “Ainda está em desenvolvimento”, diz-nos o responsável europeu da marca. Há uma certa dose de loucura latente nesta resposta, e nós adoramos a ousadia deste admirável mundo novo. 


Dos três mapas de condução (Rain, Street e Sport), conseguimos diferenciar perfeitamente o gradiente de entrega de potência, sendo o modo Street o mais consensual nos primeiros quilómetros. Estamos sentados aos seus comandos com uma ergonomia desportivamente confortável, e o comportamento das suspensões segue o mesmo paradigma. Não querem enganar ninguém, o seu propósito é a eficácia, mas com um espectro alargado de funcionamento graças à possibilidade de afinação (Suspensões KYB totalmente ajustáveis, com forquilha invertida de ⌀43 mm e monoamortecedor de ⌀74 mm no eixo posterior) total em ambos os eixos. 

Mas esta nova streetfighter tem sempre vontade de se mostrar irrequieta. Muito por culpa do seu motor, que à semelhança da prima austríaca 790 Duke, faz da explosividade a nota principal do seu comportamento. Desde as mais baixas rotações até ao limitador, temos fogo de artifício e diversão garantida. Não há momentos de tédio com este motor. 

O bicilíndrico paralelo com cambota desfasada a 285º, 799cc, debitando 95 cv às 9250 rpm e 79 Nm às 8000 rpm, rima com exuberância e gabarolice. Neste registo, gostámos bastante da compostura de todo o conjunto, demonstrando um bom equilíbrio entre agilidade e estabilidade. 

O facto de termos um amortecedor de direcção ajuda-nos a ganhar confiança nas constantes flutuações - propositadas - da roda dianteira. Boa nota também para a travagem, o sistema da JJuan mostra-se progressivo e potente em todos os cenários (Na roda dianteira temos um Disco duplo de ⌀320mm mordido por uma pinça de instalação radial e, na traseira, temos um disco de ⌀260 mm).


Se a KTM apelida a sua streetfighter de “O Bisturi”, a CFMOTO afirma que a sua nova 800 NK consegue ser igualmente precisa. E, na realidade, quando a pomos à prova ficamos verdadeiramente convencidos de todo o seu potencial. Esta naked é explosiva e entusiasta na entrega, revelando-se uma daquelas motos em que se torna difícil andar devagar. 

A parametrização do acelerador electrónico acaba por ser pouco refinada e, muito embora tenhamos mapas de motor mais dóceis, o modo sport foi aquele que mais nos agradou, sem peso nenhum na consciência. Facilmente atiramos a razoabilidade pela janela fora e damos por nós a abusar nas travagens e a forçar trajectórias. Tranquilo. Ela gosta. 

E se o segundo desejo tinha sido cumprido com distinção, esperava-nos a antecipação do terceiro, o mais difícil. 


A consistência de um produto é muito importante para a concretização do seu objectivo e neste caso o de ser uma máquina sólida e confiável. Nesse capítulo, o hardware suplantou claramente o software. 

Todos os componentes mecânicos revelaram uma moto feita com boas bases, com créditos firmados no seu espectro de acção. Se o motor e a ciclística da 800 NK estão além de qualquer reparo, o mesmo não podemos dizer dos “zeros e uns” que lhe moldam a personalidade. 

Não só nos referimos à parametrização algo brusca da injecção electrónica, como também ao funcionamento do ex-libris, o sistema de informação apresentado pelo ecrã tipo tablet. Após instalarmos a aplicação (App CFMOTO Ride, capaz de desbloquear a moto remotamente, aceder à sua localização, assim como muitas outras informações), não conseguimos utilizar a tão desejada navegação por mapa. 

A boa notícia é que os responsáveis da marca nos confessaram que todos estes pequenos grandes pormenores são fáceis de serem resolvidos com um update electrónico. No nosso último desejo, acabámos por pedir mais três. Um comportamento esperançoso que reflete a boa impressão causada por esta nova streetfighter.

Nós temos a noção de que parece que estamos permanentemente maravilhados com cada máquina que aparece. Mas a verdade é que actualmente vivemos num estado de graça, em que as jovens marcas aparecem para questionar o status quo das chamadas “referências”. 

Esta CFMOTO 800 NK é a prova real de que é possível criar uma moto baseada numa fórmula vencedora, dando-lhe muito mais do que uma roupagem nova. O seu posicionamento a nível de preço (8.790 €, disponível em branco e em preto) coloca-a a par das concorrentes, e as soluções tecnológicas apresentadas são ambiciosas, muito embora necessitem de alguns upgrades. 

O potencial é grande e o mercado agradece. E assim que ouvirem a nota de escape, dificil será desligá-la.

Veja o teste em vídeo abaixo:

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

CFMOTO 800NK | Moto | Naked

andardemoto.pt @ 15-8-2023 07:05:00 - Pedro Alpiarça


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives