Kiko Maria com fim-de-semana para esquecer na ETC

Piloto português sofreu várias penalizações na última jornada da European Talent Cup em Valência. Francisco “Kiko” Maria fecha o ano com um 30º lugar depois de uma corrida complicada, e já com os olhos postos na próxima temporada.

andardemoto.pt @ 11-11-2019 16:21:36

A temporada do jovem piloto português Francisco “Kiko” Maria foi longa, mas terminou, finalmente, no fim-de-semana passado no circuito valenciano Ricardo Tormo, naquela que foi a última jornada da European Talent Cup, competição que recebe os melhores pilotos jovens.

O piloto da Leopard Impala Junior Team partia para esta última corrida da ETC com ambições de confirmar as boas prestações no Campeonato Nacional de Velocidade e no campeonato espanhol ESBK, mas infelizmente para as aspirações do jovem luso, este foi um fim-de-semana para esquecer.

Logo na segunda sessão de qualificação, Kiko Maria foi penalizado pela Direção de Corrida. Por um momento o luso “cortou” acelerador, e foi imediatamente penalizado com descida até ao último lugar na grelha de partida para a “série elite” da European Talent Cup. O seu melhor tempo seria suficiente para ser o 18º melhor dos 61 pilotos em competição, não fosse a penalização.


Já na corrida, Kiko Maria voltou a não ter melhor sorte.

No arranque e quando estava em luta com pilotos mais lentos por melhorar a sua posição na tentativa de recuperar da má posição na grelha de partida, o piloto da Leopard Impala Junior Team falhou uma mudança. À terceira volta foi obrigado a sair de pista novamente em luta por subir de posições, e pouco depois voltou a ser sancionado pela Direção de Corrida com uma “long lap penalty” que o deixou irremediavelmente atrasado e sem hipóteses de pontuar conforme era o objetivo.

“Aquela penalização, na segunda sessão cronometrada, por a determinada altura ter abrandado o ritmo e diminuído de velocidade, talvez por desconcentração momentânea, deitou tudo a perder e nunca mais consegui recuperar. Condicionou bastante a minha prova, tenho de o reconhecer, pois estava apostado em terminar a minha participação na Talent com a conquista de pontos. Paciência... Aprendo sempre com os erros e vou começar a preparar-me para novos desafios”, afirmou Kiko Maria.


Apesar deste final de European Talent Cup para esquecer, 2019 foi um bom ano para Kiko Maria. Conquistou o título nacional de PréMoto3, e no campeonato espanhol ESBK terminou na 6ª posição. Na ETC o melhor resultado foi uma vitória na corrida da “série 2” em Jerez de La Frontera.

andardemoto.pt @ 11-11-2019 16:21:36


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto