Mundial SBK – Calendário 2020 revelado com 13 rondas

A Federação Internacional de Motociclismo e a Dorna Sports revelaram a versão final do calendário 2020 do Mundial Superbike. Na próxima temporada teremos 13 rondas divididas por quatro continentes.

andardemoto.pt @ 25-11-2019 13:32:04

A temporada 2020 do Mundial Superbike promete ser uma das mais excitantes dos últimos tempos, com diversos pilotos a decidirem trocar de equipas. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), cinco vezes consecutivas campeão mundial de Superbike, mantém-se como principal favorito à vitória final e reconquista do título.

Mas pilotos como Alex Lowes, que vai ser o seu novo companheiro de equipa, ou a nova dupla da Yamaha composta por Michael van der Mark e Toprak Razgatlioglu, sem esquecer a dupla Chaz Davies e Scott Redding da Ducati, deverão colocar Rea em apuros.

Será também interessante perceber o que fará o espanhol Alvaro Bautista, que em 2019 foi o maior rival e uma enorme ameaça à hegemonia de Jonathan Rea. Bautista estará aos comandos da nova Honda CBR1000RR-R SP revelada na EICMA, uma moto que promete devolver a glória à Honda no Mundial Superbike.


Mas a vida não será fácil para os pilotos deste campeonato. Ao todo terão de enfrentar 13 rondas que serão disputadas em 11 países diferentes, e que levarão os pilotos a viajar por quatro continentes.

A temporada irá começar como habitualmente com a ronda australiana em Phillip Island de 28 de fevereiro a 1 de março. Antes disso, uma semana antes, realizam-se os últimos testes de pré-temporada do Mundial Superbike e Supersport, precisamente no circuito australiano.

De seguida, e como primeira novidade no calendário 2020 do Mundial Superbike, o paddock viaja para o Qatar. O circuito de Losail será palco da segunda ronda da temporada e não da última, como tem sido hábito. De 13 a 15 de março os pilotos irão então enfrentar as dificuldades de Losail nas corridas noturnas.

A primeira ronda em solo europeu acontece em Jerez de La Frontera, de 27 a 29 de março. Esta ronda marca também o início da temporada do Mundial Supersport 300. A temporada europeia prossegue com a realização da quarta ronda na Holanda (17 a 19 de abril), a quinta ronda acontece em Itália no circuito de Imola (8 a 10 de maio), antes do regresso a Espanha para a sexta ronda em Motorland Aragón (22 a 24 de maio) e novo regresso a Itália onde de 12 a 14 de junho teremos as corridas em Misano.


Depois de uma pausa de cerca de três semanas o Mundial Superbike regressa à ação com a ronda britânica de Donington (3 a 5 de julho), e de 31 de julho a 2 de agosto veremos o regresso da Alemanha com a realização da ronda alemã em Oschersleben.

Depois disso os pilotos e equipas têm então uma pausa maior para recuperar as forças durante o mês de agosto. E é bom que recuperem bem, pois setembro será recheado de muitas corridas!

A primeira ronda depois da pausa de Verão acontece precisamente no Autódromo Internacional do Algarve de 4 a 6 de setembro. De 18 a 20 de setembro o paddock muda-se de “malas e bagagens” para o circuito de Montmeló, em Barcelona, uma estreia no Mundial Superbike.

Uma semana depois de Barcelona a temporada 2020 do Mundial Superbike chega à última das rondas europeias, e última ronda para o Mundial Supersport 300, com a realização da ronda francesa em Magny-Cours.

A ronda final que coloca ponto final no Mundial Superbike e Mundial Supersport 2020 realiza-se na Argentina, no circuito San Juan Villicum.

Por revelar está ainda um teste oficial, que acontecerá a meio da temporada.

andardemoto.pt @ 25-11-2019 13:32:04


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto