Oito coisas que um motociclista pode fazer durante a quarentena do covid-19

A atual situação de saúde a nível nacional obriga a que muita gente tenha de ficar em casa. O coronavírus ou covid-19 não nos deixa andar de moto como gostamos. Mas há muitas coisas que um motociclista pode fazer durante o período de quarentena. Aqui ficam as nossas oito dicas!

andardemoto.pt @ 15-3-2020 16:11:53

Devido à pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde, aquilo que cada um de nós deve fazer sempre que possível é ficar fechado em casa. A luta contra o coronavírus ou covid-19 deve ser feita por cada um de nós, cumprindo com as indicações da autoridades competentes.

Mas neste período de quarentena que devemos cumprir e em que ficamos sem poder conduzir as nossas motos com a liberdade habitual, fazer aquele passeio até à nossa esplanada preferida para nos juntarmos com os amigos, há diversas coisas que podemos fazer enquanto motociclistas e que não nos obrigam a sair de casa, ou então que têm a garagem onde guardamos a nossa moto como cenário.

Pode começar por verificar o estado da corrente de transmissão da sua moto.

Uma corrente de transmissão que esteja limpa e lubrificada é sinal de uma moto saudável. É uma operação de manutenção bastante simples de realizar, mas que ainda assim obriga a ter alguns cuidados.

No nosso artigo “Dicas de Manutenção – Como limpar e lubrificar a corrente da moto”, para além de lhe falarmos sobre os diferentes tipos de corrente disponíveis no mercado, mostramos-lhe os diversos passos para ficar com a corrente da sua moto limpa e lubrificada sem (muito) esforço. E assim fica com a moto pronta a sair da garagem assim que terminar a quarentena!

Mas se a corrente é importante para transmitir a potência do motor para a roda traseira, é então ainda mais relevante verificar se o seu motor está em condições. Nomeadamente o óleo do motor.

Um motor saudável necessita de estar bem lubrificado, e o óleo que usa no motor da sua moto não é eterno. É por isso necessário verificar o nível do óleo e a sua qualidade. Só assim consegue garantir que o motor vai estar a operar a 100% das suas capacidades para seu prazer.


Aproveite estes dias em que está de quarentena para reparar em cinco sinais que lhe indicam se o óleo do motor da sua moto está em boas ou em más condições. Não sabe quais são os cinco sinais? Então não pode perder o nosso artigo “Cinco sinais de que precisa de mudar o óleo do motor” da sua moto.

Dicas simples como verificar o nível do óleo mas também se o motor está a fazer mais ruídos do que o habitual, ou até mesmo a cor e a textura do óleo servem para atestar a qualidade, ou falta dela.

Agora que já falámos da corrente de transmissão e do óleo do motor, já pensou nos pneus da sua moto?

As borrachas pretas que cobrem as jantes da sua moto são um componente crucial na forma como o caro leitor desfruta da sua moto em segurança. Os pneus são o elemento que liga a sua moto ao asfalto. Mas sabe qual o tipo de pneu que deve escolher para a sua moto?

O Andar de Moto reuniu uma série de conselhos que visam ajudar o leitor a “Escolher os pneus para a sua moto”. Tem de ter em conta o tipo de condução que procura, qual o tipo de moto, já para não falar no tipo de superfície onde vai conduzir a sua moto. Tudo isto tem muita influência no tipo de pneu que escolhe e melhor responde às suas necessidades.

Mas andar de moto não é apenas tirar a carta, comprar a moto, e seguir estrada fora!

Convém ter em atenção os diferentes equipamentos de proteção obrigatórios para conduzir moto. Por lei, apenas é obrigado a colocar um capacete. Mas será que sabe mesmo “Tudo o que deve saber sobre capacetes”?

E se calhar até sabe. E ainda bem. Mas depois não tem o devido cuidado com eles. Seja qual for o tipo de capacete que tem e qual o preço que custou, deve ter sempre em atenção os cuidados básicos e evitar os “7 Maus hábitos que estão a estragar o seu capacete”!

E já que está em casa, que tal escolher as suas novas botas para andar de moto?

Não sabe por onde começar? Aqui no seu Andar de Moto preparámos um conjunto de dicas que o vão ajudar a encontrar e escolher as botas perfeitas para si! Porque um bom calçado especializado de motociclismo não deve ser apenas excelente ao nível da proteção, mas deve também ser confortável.


E terminamos as nossas dicas para o período de quarentena do coronavírus em duas vertentes: estrada e pista.

Por mais anos que tenham de experiência a andar de moto, de certeza que nestes dias em que está em casa pode aproveitar para refrescar as noções básicas de “Segurança em duas rodas”. Equipamento, manutenção ou comportamentos a adotar na estrada são algumas das noções básicas de segurança.

Mas se por outro lado o seu foco é desfrutar da sua moto em pista, e ficou chateado porque muitos “track days” e corridas foram canceladas ou adiadas por tempo indeterminado, então temos para si um conjunto de “5 Dicas para andar em pista”. Vai ver que seguindo os nossos conselhos vai obter melhores resultados assim que puder voltar a andar de moto em pista.

Se estas oito dicas para ajudar a passar o tempo da quarentena não lhe chegam, então não se preocupe! Se clicar aqui vai poder encontrar muitas mais dicas e conselhos sobre tudo o que é relacionado com o mundo das duas rodas. E sempre com a qualidade reconhecida do seu Andar de Moto.

andardemoto.pt @ 15-3-2020 16:11:53


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews