Ducati Multistrada V4 “carregada” de tecnologia

O motor Desmosedici Stradale V4 fará a sua estreia numa nova Ducati Multistrada V4 que será apresentada em novembro na EICMA. A unidade de testes voltou a ser apanhada em mais uma saída para testar componentes nas estradas em redor de Borgo Panigale.

andardemoto.pt @ 14-3-2020 21:43:14

Que a Ducati irá lançar uma nova e mais potente Multistrada já não é novidade para ninguém. Aqui no seu Andar de Moto já lhe mostrámos o primeiro vídeo da Multistrada V4 e também, e por ocasião da celebração da Multistrada número 100.000 produzida em Borgo Panigale, recebemos por parte de Claudio Domenicali a confirmação de que em 2021 teremos uma Multistrada mais potente e mais tecnológica.

Claudio Domenicali, CEO da marca italiana, prometeu uma Multistrada “carregada” de tecnologia, um avanço em termos tecnológico que será revolucionário para o segmento e também para o mundo das duas rodas.


Agora, a nova Multistrada V4 está de volta ao nosso radar. E “radar” é a palavra certa em destaque na nova “multifunções” da Ducati.

E será através de radar, mais precisamente dois radares, que a nova Multistrada V4 apresentará um conjunto avançado de ajudas eletrónicas à condução, incluíndo funções de segurança ativas e passivas. Na unidade de testes que foi apanhada nas estradas em redor de Borgo Panigale, é claramente notório um quadrado que é o radar principal, o frontal.

Este radar permitirá à Ducati utilizar um sistema de deteção de obstáculos (móveis ou imóveis) que estejam diretamente à frente da Multistrada V4. O condutor receberá diversos tipos de avisos através do painel de instrumentos, por exemplo indicando que existe um obstáculo mais à frente na estrada, mesmo que ainda não esteja visível para o condutor.

Na traseira haverá também um segundo radar, que ficará destinado a rastrear e avisar de objetos que fiquem no chamado ângulo morto do condutor, não vísiveis através do retrovisor da moto, ou ainda avisar o condutor de veículos que se aproximem rapidamente da moto.


No design nota-se claramente uma certa semelhança com a atual geração Multistrada 1260 e de motor bicilíndrico. No entanto a frente e toda a estrutura está mais encorpada, em resultado de ter de “esconder”, ainda que pouco, o motor V4 de maiores dimensões. As óticas frontais são uma evolução das atuais Multistrada, uma espécie de união com as óticas “full LED” das desportivas Panigale V4, nomeadamente as luzes diurnas na parte superior, para uma assinatura luminosa bastante distinta.

O motor será o conhecido Desmosedici Stradale de 1103 cc. Com quatro cilindros em V, distribuição desmodrómica, cambota contra-rotante, esta unidade motriz que vai equipar a Multistrada V4 será obviamente trabalhada e não terá a mesma potência das Panigale V4 ou Streetfighter V4.

Ainda assim, a nova Ducati irá criar um novo paradigma em termos de performance do motor no seu segmento. Tudo aponta para que a potência seja de 190 cv, mas há quem fale em números ainda mais aliciantes, sendo que o binário irá acompanhar esta subida de potência.

Em termos de ciclística, e esperando-se suspensões eletrónicas e travões de fazer inveja a muitas superdesportivas, a nova Ducati Multistrada V4 que vemos nestas imagens, apresenta um braço oscilante que foge ao típico monobraço usado pela casa de Borgo Panigale nas suas motos mais potentes.

Por exemplo a moto que vimos no vídeo estava equipada com monobraço oscilante, enquanto esta versão de testes mais recente está equipada com braço oscilante convencional. Isto poderá significar que a Ducati está ainda indecisa quanto ao tipo de oscilante que irá usar, existindo claras diferenças entre uma opção e outra, e por isso estes testes finais podem servir para validar qual dos componentes vão ser usados na versão de produção.

Com Claudio Domenicali a garantir que a nova Ducati Multistrada V4 será integrada na gama de 2021, esperamos poder ver a versão de produção em toda a sua glória no próximo Salão de Milão EICMA no próximo mês de novembro.

andardemoto.pt @ 14-3-2020 21:43:14


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews