Super Soco CPx – A scooter elétrica de roda alta a pensar na Europa
O fabricante especialista em motos elétricas dá um novo passo rumo ao objetivo da massificação deste tipo de veículos. A nova Super Soco CPx é uma scooter de roda alta que foi pensada para responder às necessidades e preferências dos motociclistas europeus.
andardemoto.pt @ 11-8-2020 15:44:56
Com
uma presença cada vez mais notada no contexto europeu das motos elétricas, a
Super Soco continua a reforçar a sua posição no Velho Continente. Desta feira a
marca apresenta a CPx, uma scooter de roda alta que foi totalmente pensada
tendo em conta as necessidades e preferências dos motociclistas europeus.
Representada em Portugal pela empresa MBA | Nobrinde.com, a Super Soco CPx não
tem ainda data anunciada para comercialização no mercado nacional.
Para já, a gama é composta pelos modelos CUx (scooter), TC e TC-Max, motos
elétricas equivalentes a uma 50 cc ou 125 cc, respetivamente. De acordo com as
informações que conseguimos obter, a CPx estará disponível a partir de
setembro, mas o preço não está ainda definido. Provavelmente ficará um pouco
abaixo dos 5000€.
Mas vamos conhecer os detalhes desta nova proposta elétrica.
Conforme referimos, a nova Super Soco CPx foi criada a pensar nos motociclistas
europeus. É por essa razão que esta scooter conta com jantes de maior diâmetro.
A roda dianteira tem 16 polegadas, o que lhe confere um comportamento dinâmico
mais apurado, mais conforto e ainda maior estabilidade em curva.
O design também segue uma abordagem mais desportiva. Na frente da CPx
destacam-se as óticas separadas. A iluminação, como seria de esperar, é
totalmente em LED, com a Super Soco a garantir uma luminosidade mais intensa e
dessa forma permitir que mesmo nos períodos de condução noturna ou de menor
visibilidade a scooter CPx não tem qualquer problema.
Aos comandos da Super Soco CPx o condutor encontra bastante espaço para as
pernas. A plataforma plana em conjunto com o assento baixo, mas largo, permitem
chegar facilmente com os pés ao solo e em andamento encontrar uma posição de
condução agradável. A CPx também tem espaço para o passageiro, mas neste
particular a proposta elétrica da Super Soco destaca-se pela possibilidade de
remoção do assento do passageiro.
Removendo esse assento, o proprietário pode depois aumentar significativamente
o espaço de arrumação e transporte de objetos, com a instalação de uma caixa.
Para além disso, a traseira desta scooter elétrica vem equipada de série com
uma base para fixação de uma top-case convencional.
E por falar em traseira, é aí que encontramos o motor elétrico que movimenta a
Super Soco CPx.
O motor tem uma potência nominal de 4 kW, e é o mais potente usado pelo
fabricante. A grande novidade neste particular vai para a forma como o motor
está fixo à roda. Ou melhor, como a jante está fixa ao motor.
Ao contrário do habitual, a jante fixa ao motor através de quatro porcas.
Esta opção é particularmente interessante do ponto de vista de manutenção, pois
permite remover mais facilmente a jante para trocar de pneu, por exemplo, sem
ter de se preocupar com o motor.
Também a pensar na facilidade de remoção da jante, a Super Soco desenhou um
guarda-lamas traseiro recortado na sua face direita. Assim, o guarda-lamas
cumpre a sua função de proteger, e ao mesmo tempo deixa à vista a jante para um
“look” mais desportivo e agradável.
A Super Soco permite explorar o motor elétrico da CPx de diferentes formas
através dos modos de motor: são 3 modos de motos, sendo que em Eco a velocidade
máxima fica limitada a 45 km/h, em Normal a scooter pode atingir os 70 km/h, e
em Sport, para além de uma resposta mais contundente aos impulsos no
acelerador, a eletrónica permite atingir uma velocidade máxima de 90 km/h.
Para as manobras a baixa velocidade a Super Soco CPx conta também com
marcha-atrás, que é ativada por um botão no punho direito.
A bateria de série fornecida com a Super Soco CPx é fabricada pela Amperex
Technology Limited (ATL). Trata-se de uma bateria de lítio de 60V e 45 Ah. Com
esta bateria a CPx pode percorrer até 70 km antes de necessitar de recarregar. No
entanto, a Super Soco permite a instalção de uma segunda bateria, e assim a
autonomia duplicará facilmente.
A bateria fica escondida debaixo do assento do condutor. Pode ser removida para
a podermos carregar facilmente em casa, ou também a podemos carregar
diretamente na scooter. Para isso a Super Soco fornece um carregador que
permite recarregar a bateria em apenas 3h30m.
Outro ponto bastante positivo desta scooter elétrica CPx é o seu peso reduzido.
Sem bateria instalada, a Super Soco declara que o peso é de 107 kg. Tendo em
conta que cada bateria pesa 18 kg, isso coloca o peso total do conjunto nos 125
kg, Um valor bastante interessante e abaixo do que habitualmente encontramos em
scooters equivalente e com motor a combustão interna.
andardemoto.pt @ 11-8-2020 15:44:56
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