Super Soco CPx – A scooter elétrica de roda alta a pensar na Europa

O fabricante especialista em motos elétricas dá um novo passo rumo ao objetivo da massificação deste tipo de veículos. A nova Super Soco CPx é uma scooter de roda alta que foi pensada para responder às necessidades e preferências dos motociclistas europeus.

andardemoto.pt @ 11-8-2020 15:44:56

Com uma presença cada vez mais notada no contexto europeu das motos elétricas, a Super Soco continua a reforçar a sua posição no Velho Continente. Desta feira a marca apresenta a CPx, uma scooter de roda alta que foi totalmente pensada tendo em conta as necessidades e preferências dos motociclistas europeus.

Representada em Portugal pela empresa MBA | Nobrinde.com, a Super Soco CPx não tem ainda data anunciada para comercialização no mercado nacional.

Para já, a gama é composta pelos modelos CUx (scooter), TC e TC-Max, motos elétricas equivalentes a uma 50 cc ou 125 cc, respetivamente. De acordo com as informações que conseguimos obter, a CPx estará disponível a partir de setembro, mas o preço não está ainda definido. Provavelmente ficará um pouco abaixo dos 5000€.


Mas vamos conhecer os detalhes desta nova proposta elétrica.

Conforme referimos, a nova Super Soco CPx foi criada a pensar nos motociclistas europeus. É por essa razão que esta scooter conta com jantes de maior diâmetro. A roda dianteira tem 16 polegadas, o que lhe confere um comportamento dinâmico mais apurado, mais conforto e ainda maior estabilidade em curva.

O design também segue uma abordagem mais desportiva. Na frente da CPx destacam-se as óticas separadas. A iluminação, como seria de esperar, é totalmente em LED, com a Super Soco a garantir uma luminosidade mais intensa e dessa forma permitir que mesmo nos períodos de condução noturna ou de menor visibilidade a scooter CPx não tem qualquer problema.

Aos comandos da Super Soco CPx o condutor encontra bastante espaço para as pernas. A plataforma plana em conjunto com o assento baixo, mas largo, permitem chegar facilmente com os pés ao solo e em andamento encontrar uma posição de condução agradável. A CPx também tem espaço para o passageiro, mas neste particular a proposta elétrica da Super Soco destaca-se pela possibilidade de remoção do assento do passageiro.



Removendo esse assento, o proprietário pode depois aumentar significativamente o espaço de arrumação e transporte de objetos, com a instalação de uma caixa. Para além disso, a traseira desta scooter elétrica vem equipada de série com uma base para fixação de uma top-case convencional.

E por falar em traseira, é aí que encontramos o motor elétrico que movimenta a Super Soco CPx.

O motor tem uma potência nominal de 4 kW, e é o mais potente usado pelo fabricante. A grande novidade neste particular vai para a forma como o motor está fixo à roda. Ou melhor, como a jante está fixa ao motor.

Ao contrário do habitual, a jante fixa ao motor através de quatro porcas. Esta opção é particularmente interessante do ponto de vista de manutenção, pois permite remover mais facilmente a jante para trocar de pneu, por exemplo, sem ter de se preocupar com o motor.



Também a pensar na facilidade de remoção da jante, a Super Soco desenhou um guarda-lamas traseiro recortado na sua face direita. Assim, o guarda-lamas cumpre a sua função de proteger, e ao mesmo tempo deixa à vista a jante para um “look” mais desportivo e agradável.

A Super Soco permite explorar o motor elétrico da CPx de diferentes formas através dos modos de motor: são 3 modos de motos, sendo que em Eco a velocidade máxima fica limitada a 45 km/h, em Normal a scooter pode atingir os 70 km/h, e em Sport, para além de uma resposta mais contundente aos impulsos no acelerador, a eletrónica permite atingir uma velocidade máxima de 90 km/h.

Para as manobras a baixa velocidade a Super Soco CPx conta também com marcha-atrás, que é ativada por um botão no punho direito.



A bateria de série fornecida com a Super Soco CPx é fabricada pela Amperex Technology Limited (ATL). Trata-se de uma bateria de lítio de 60V e 45 Ah. Com esta bateria a CPx pode percorrer até 70 km antes de necessitar de recarregar. No entanto, a Super Soco permite a instalção de uma segunda bateria, e assim a autonomia duplicará facilmente.

A bateria fica escondida debaixo do assento do condutor. Pode ser removida para a podermos carregar facilmente em casa, ou também a podemos carregar diretamente na scooter. Para isso a Super Soco fornece um carregador que permite recarregar a bateria em apenas 3h30m.

Outro ponto bastante positivo desta scooter elétrica CPx é o seu peso reduzido. Sem bateria instalada, a Super Soco declara que o peso é de 107 kg. Tendo em conta que cada bateria pesa 18 kg, isso coloca o peso total do conjunto nos 125 kg, Um valor bastante interessante e abaixo do que habitualmente encontramos em scooters equivalente e com motor a combustão interna.

andardemoto.pt @ 11-8-2020 15:44:56

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