Ducati Multistrada V4 já entrou em produção!

Uma das “adventure touring” mais avançadas e potentes do mundo vai ser apresentada em breve, mas a sua produção já começou na fábrica de Borgo Panigale. A Ducati anunciou a entrada em produção da Multistrada V4, equipada com radares dianteiro e traseiro.

andardemoto.pt @ 6-10-2020 19:50:37

A quarta geração da “adventure tourer” da Ducati está muito perto de ser revelada, e desta feita acompanhada de um novo motor e toda uma ciclística profundamente renovada em comparação com a anterior e bastante popular Multistrada 1260 com o seu motor bicilíndrico DVT.

A nova Ducati Multistrada V4, conforme o nome deixa entender, troca o motor dois cilindros pelo mais atual e potente motor V4 que conhecemos das várias versões da superdesportiva Panigale V4.

No caso da Multistrada V4 espera-se que a cilindrada possa ficar perto dos 1160 cc em vez dos atuais 1103 cc, e com isso a Ducati altera também a potência desta Multistrada V4 que, ao que tudo indica, será de 170 cv. Um valor ligeiramente abaixo do que se pensava quando apareceram os primeiros rumores desta variante V4 “adventure touring”.

Leia também - Ducati provoca-nos com detalhes da Multistrada V4



Ainda que o motor V4 seja o grande destaque daquela que será uma das motos mais potentes do segmento, a verdade é que a grande aposta da Ducati para esta Multistrada V4 vai inteiramente para todo um pacote tecnológico que deixará as rivais a léguas de distância.

Com a confirmação de que as primeiras unidades da Multistrada V4 já começaram a ser produzidas na fábrica de Borgo Panigale, chega também a confirmação oficial de que a nova geração vai contar com um pacote tecnológico extremamente avançado e desenvolvido em parceria com a Bosch.

O destaque neste particular vai para a utilização de dois radares: um dianteiro e um traseiro.

Leia também - Ducati Multistrada V4 novamente apanhada em testes



A Ducati revela que cada radar tem um peso de apenas 190 gramas, e que as suas dimensões equivalem às atuais “action camera” tipo GoPro. Este conjunto de radares tem vindo a ser testado desde 2016, quando a Ducati trabalhou em colaboração com o Departamento de Eletrónica, Informação e Bioengenharia do Politécnico de Milão, avaliando a possibilidade de adaptar a tecnologia ao mundo das duas rodas.

Depois dessa validação, foi a vez da Ducati, pela voz de Claudio Domenicali, CEO da marca, revelar que uma futura geração da Multistrada estaria equipada com o referido sistema de duplo radar. E agora, com a entrada em produção da Multistrada V4, ficámos com a certeza de que esta moto terá mesmo dois radares!

Mas para que servem dois radares na Multistrada V4?

A própria Ducati revela algumas das principais funcionalidades: O radar posicionado na frente do veículo controla a operação do ACC (Adaptive Cruise Control), o que, por meio de travagem controlada e aceleração, ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) em relação a outros veículos quando conduzindo a uma velocidade entre os 30 e os 160 km/h. Este sistema derivado dos automóveis evoluiu e foi desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas.

Leia também - Ducati Multistrada V4 "carregada" de tecnologia


Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada, de modo a assegurar que o condutor pode manter um constante controlo do veículo em qualquer situação. O sistema permite uma condução mais confortável, especialmente em longas jornadas por autoestrada.

O radar traseiro, por outro lado, é capaz de detetar e reportar – através de avisos no painel de instrumentos TFT ou possivelmente avisos sonoros – veículos posicionados no chamado ‘ângulo morto’, ou seja, a área não diretamente visível pelo condutor ou através dos espelhos retrovisores. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação vinda de trás de veículos a alta velocidade.

Quanto a “timings” para apresentação desta novidade para 2021, a Ducati revela que o motor e as suas características técnicas desta Multistrada V4 serão apresentados a 15 de outubro, enquanto a moto na sua totalidade será revelada ao mundo a 4 de novembro.

Fique atento ao seu Andar de Moto para ficar a par de todos os detalhes desta Ducati Multistrada V4!

andardemoto.pt @ 6-10-2020 19:50:37


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews