Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR – Nascidas para vencer
A Kawasaki apresenta uma nova geração da sua superdesportiva que conquistou seis títulos consecutivos no Mundial Superbike. Fique a conhecer aqui as novas Kawasaki Ninja ZX-10R e a especial de homologação ZX-10RR.
andardemoto.pt @ 23-11-2020 18:57:19
Com
Jonathan Rea e a Kawasaki Racing Team a conquistarem nada menos do que seis
títulos consecutivos no Mundial Superbike, a marca nascida em Akashi, Japão,
sabe que tem um conjunto vencedor. Faz por isso todo o sentido que tenha sido Rea e também o seu companheiro de equipa Alex Lowes os primeiros a testarem a nova geração da Ninja ZX-10RR em pista.
Mas a Ninja ZX-10R e a versão especial de homologação ZX-10RR, da qual apenas
serão fabricadas 500 unidades para todo o mundo, necessitam de “updates”
constantes para se manterem acima das rivais. E para 2021 a Kawasaki decidiu
aplicar uma renovação radical!
A mais radical das novidades é a sua carenagem frontal. A Kawasaki não optou
por uma evolução do design já conhecido desde 2016, mas sim por uma completa
revolução!
Apresentando uma aparência controversa e bastante mais agressiva do que a
geração anterior, a nova carenagem frontal acolhe uma entrada de ar central de
grandes dimensões. Nas suas laterais encontramos as novas óticas LED,
fornecidas pela Mitsubishi, uma estreia no mundo das duas rodas.
A pensar no ar, mais precisamente na passagem do ar através das carenagens, a
Kawasaki desenhou um frontal que apresenta passagens de ar dissimuladas nas
carenagens, posicionadas nos seus extremos. De acordo com a marca japonesa, a
melhoria da aerodinâmica e força descendente da nova Ninja ZX-10R e ZX-10RR
atinge os 17% quando comparada com a anterior geração.
Na traseira, que mantém uma luz de travão igual à atual geração da
superdesportiva de Akashi, encontramos na versão 2021 duas passagens de ar que
permitem criar menor turbulência aerodinâmica nas costas do condutor, e com
isso aumentam a estabilidade e também a velocidade.
O condutor por sua vez vai encontrar uma posição de condução totalmente
diferente e mais radical. As novas Ninja ZX-10R e ZX-10RR, graças ao “input” do
campeão Jonathan Rea, apresentam avanços posicionados 10 mm mais à frente. Se
tivermos em conta os poisa-pés 5 mm mais elevados e um subquadro traseiro
elevado, isso permite que o condutor se esconda atrás do novo vidro dianteiro
(40 mm mais alto) mais facilmente, beneficiando da nova aerodinâmica quando
procura atingir velocidade máxima em reta.
De referir que o posicionamento dos avanços é igual ao escolhido por Jonathan
Rea na sua moto de competição.
A ciclística também foi alvo de algumas
modificações interessantes que visam melhorar a estabilidade.
O pivot do braço oscilante está 1 mm mais baixo do que anteriormente, e no caso
da Ninja ZX-10RR o proprietário pode ajustar o pivot. O próprio braço oscilante
cresce em comprimento uns generosos 8 mm, o que combinado com o aumento do “offset”
da forquilha em 2 mm, significa que as novas Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR
beneficiam de uma distância entre eixos de 1450 mm, 10 mm a mais do que a
anterior geração. Os benefícios desta opção são óbvios: melhor tração mecânica
e também mais estabilidade em reta.
Se na travagem não encontramos grandes novidades, exceção às novas pastilhas
traseiras, com as Ninja a contarem com pinças Brembo M50 e discos de 330 mm à
frente, sendo que no caso da ZX-10RR as pinças são “alimentadas” por tubos em
malha de aço, o mesmo não se pode dizer das suspensões.
O “hardware” continua a ser basicamente o mesmo. Na frente está instalada uma
forquilha Showa BFF – Balance Free Front Fork, enquanto na traseira encontramos
o bem conhecido amortecedor em posição horizontal Showa BFRC lite – Balance Free
Rear Cushion. As novidades são a utilização de uma frente mais “mole” e uma
traseira mais rija.
Isso foi conseguido com a aplicação de molas mais suaves na dianteira, com 21
N/mm em vez de 21,5 N/mm, enquanto na traseira a mola passa de 90 N/mm para 95
N/mm, com o amortecedor a apresentar afinações de compressão e extensão mais
suaves. Estas alterações foram feitas a pensar numa utilização em circuito, e
são complementadas pela ligeira redistribuição do peso para a frente da Ninja
ZX-10R e ZX-10RR.
De referir ainda que a mesa de direção inferior é nova, com rigidez otimizada,
garantindo que o condutor obtém uma informação mais direta da direção.
No motor quatro cilindros em linha de 998 cc a Kawasaki realizou modificações
subtis para atualizar o motor das Ninja ZX-10R e ZX-10RR de acordo com as
normas Euro5. No caso da versão base Ninja ZX-10R, a potência de 203 cv aparece
às 13.200 rpm, enquanto na ZX-10RR a potência é de 204 cv às 14.000 rpm, sendo
que o limite máximo de rotações da RR é agora de 14.700 rpm.
Novidade para 2021 é também o novo radiador a óleo. Este novo radiador é
arrefecido a ar e inclui um sistema de refrigeração independente. Em vez de
usar o líquido de refrigeração que vem do radiador principal para o radiador a
óleo e depois de volta para o motor, este novo sistema vai buscar óleo ao lado
esquerdo do cárter, puxa-o para o radiador, onde arrefece, e depois é devolvido
ao cárter mas pelo lado direito. Isso garante uma performance de refrigeração
maior, o que por sua vez garante estabilidade de potência e binário a todas as
rotações.
Exclusivo da versão Ninja ZX-10RR encontramos ainda alterações na caixa de ar.
A Kawasaki removeu as trompetas de admissão que tinham comprimento de
10-30-30-10 (milímetros) e com isso criou novas entradas de admissão com apenas
5 mm cada. Isso contribuiu para a performance forte nos regimes mais elevados
de rotação.
O motor da RR ganha também novas árvores de cames a pensar na utilização em
circuito onde o motor passa mais tempo nos regimes mais elevados, as válvulas
são em titânio para maior resistência e leveza, sem esquecer que pistões e bielas
são fornecidas pela Pankl, mais leves, sendo que no caso das bielas o material
usado é titânio.
Os pistões da Ninja ZX-10RR usam um segmento a menos do que os pistões colocados
no interior do motor tetracilíndrico da versão base, são 20 gramas mais leves e
garantem à Kawasaki que o motor sofre menos perdas mecânicas de potência.
Como seria de esperar nesta geração Euro5, o sistema de escape das novas Ninja
ZX-10R e ZX-10RR foi também alterado. O catalisador foi reposicionado para
ficar mais perto do motor de forma a aquecer mais rapidamente, os coletores são
desenhados de outra forma (1-2 e 3-4 em vez de 1-4 e 2-3 anteriormente),
enquanto a pré-câmara reduz de dimensão e a ponteira aumenta.
A caixa de seis velocidades conta agora com as três primeiras relações mais
curtas, enquanto as novidades na transmissão ficam completas com a instalação
de uma cremalheira de 41 dentes em vez dos 39 da geração anterior. Estas
modificações permitem às novas Ninja apresentar melhores acelerações.
O pacote eletrónico instalado nestas novidades da Kawasaki para 2021 mantém os
mesmas ajudas à condução. Aqui o destaque vai para as modificações nos
parâmetros de controlo do sofisticado sistema de controlo de tração.
A Kawasaki pretende que o condutor da Ninja ZX-10R e ZX-10RR se sinta mais
confiante para “abrir” acelerador a meio da curva em preparação para a saída da
curva. O S-KTRC, que graças à plataforma inercial de seis eixos permite
sensibilidade diferente de acordo com o ângulo da moto, conta agora com modos 4
e 5 (o mais interventivo) de funcionamento suavizado.
O pacote eletrónico disponível nas novas Ninja inclui ainda:
- Kawasaki Launch Control, para arranques perfeitos;
- Kawasaki Intelligent anti-lock System, um sistema ABS com parâmetros de
funcionamento otimizados para uso em pista, incluíndo a função em curva;
- Kawasaki Engine Brake Control, para ajustar o efeito travão-motor;
- Power Modes: Full, Medium ou Low;
- Quatro modos de condução: Sport, Road, Rain e Rider. Este último modo permite
ajustar de forma independente o controlo de tração e potência;
- Quickshift para subir e descer de caixa;
- Cruise Control eletrónico.
A tecnologia não se fica por aqui! As novas Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR
beneficiam ainda de amortecedor de direção Öhlins de controlo eletrónico, um
novo painel de instrumentos TFT a cores e de 4,3 polegadas, e ligação ao
smartphone por protocolo Bluetooth, que oferece ao proprietário informações
detalhadas sobre a moto e ainda outras funcionalidades como registo de dados.
Quanto a cores, a Kawasaki disponibiliza a Ninja ZX-10R nas opções Lime Green /
Ebony / Pearl Blizzard White ou então em Flat Ebony. Já a Ninja ZX-10RR está
disponível exclusivamente em Lime Green.
andardemoto.pt @ 23-11-2020 18:57:19
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