Nova Ducati Multistrada V4 S Grand Tour - Viajar em Grande

Desta vez a Ducati focou-se em desenvolver uma Multistrada V4 para os motociclistas que adoram “papar” quilómetros: a nova Multistrada V4 S Grand Tour, equipada com o motor Granturismo.

andardemoto.pt @ 19-9-2023 16:41:05

O ícone do segmento touring da fabricante de Bolonha celebrou 20 anos e continua a integrar os valores e características que sempre a tornaram numa moto à frente do seu tempo, como a função EasyLift que chegou recentemente à V4 S e que também está presente de série na Multistrada V4 S Grand Tour.

A nova Ducati Multistrada V4 S Grand Tour fornece o equipamento necessário para as viagens sem limites e com a máxima qualidade, conforto e segurança. A versão Grand Tour trás de base as funcionalidades tecnológicas do sistema de radar com Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD), para melhorar a segurança e o conforto de condução, o sistema TPMS, que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos, e luzes LED adicionais para melhorar a visibilidade à noite e no nevoeiro.

Além destes acessórios, a Multistrada V4 S Grand Tour equipa também punhos aquecidos, tal como assento do condutor e passageiro, e uma tampa de depósito “hands-free” a fim de simplificar os abastecimentos de combustível.


Algumas das novidades foram retiradas da sua irmã V4 Rally, como o guiador agora montado sobre a mesa de direção, sem avanços com o intuito de promover uma sensação de condução mais direta. O assento do passageiro também provém da V4 Rally, mais focado num maior conforto para grandes viagens e, tal como o do condutor, possui um grafismo dedicado à Multistrada V4 S Grand Tour.

No braço oscilante e no lado esquerdo do sub-quadro da Grand Tour foram colocadas proteções térmicas e condutas atrás das pernas que se podem fechar. De mencionar que o compartimento dedicado ao smartphone tornou-se ventilado.

Evidentemente, tal como as outras versões da Multistrada V4, a Grand Tour dispõe do sistema de navegação Phone Mirroring, que transforma o painel de instrumentos TFT de 6.5” num mapa de navegação com toda a informação GPS.

Pensada nas viagens bastante longas, a Multistrada V4 passa a equipar o motor V4 Granturismo de 1158cc, o qual beneficia de intervalos de manutenção de referência com mudanças de óleo a cada 15.000 km e verificação de folga das válvulas a cada 60.000 km, e beneficiando dos programas 4EVER Ducati e Roadside Assistance.


O motor V4 Granturismo de 1158 cc, com um peso total de apenas 66,7 kg, entrega 170 cv (125 kW) às 10.500 rpm e 125 Nm (12.7 kgm) às 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear que garante uma resposta suave e progressiva a qualquer velocidade.

 A performance do motor, combinada com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite ao V4 Granturismo confirmar-se como a referência da categoria em termos de potência e leveza. Estes números são conjugados com refinadas soluções técnicas, tais como a cambota contrarrotante, derivada da experiência ganha pela Ducati Corse em MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas. 

Outras das principais funcionalidades deste motor é a desativação da bancada de cilindros traseira, a que fica mais perto do assento do condutor, melhorando assim o conforto térmico graças à redução de calor irradiado quando parado nos semáforos ou nas filas de trânsito.

A Ducati V4 S Grand Tour recebeu também uma nova paleta de cores e grafismos dedicados, com a cor preta a dominar no quadro, braço oscilante, mesas de direção e guiador e, nas carenagens, com uns detalhes a vermelho.

Com preço ainda por definir, a Ducati Multistrada V4 S Grand Tour estará disponível nos concessionários autorizados Ducati no final de setembro de 2023, para a qual estará também disponível uma vasta gama de extras para customização ou reforço de conforto.


andardemoto.pt @ 19-9-2023 16:41:05


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews