Ducati Multistrada V4 Rally - Globetrotter de Bolonha
Vivem-se tempos de abundância para os lados de Borgo Panigale. A marca de Bolonha teve um ano de 2022 recheado de vitórias, dominando em termos desportivos os principais campeonatos do mundo de motociclismo e também no plano económico, batendo recordes com vendas nos vários segmentos em que se inserem os seus modelos.
andardemoto.pt @ 11-4-2023 12:58:39 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca
Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Ducati Multistrada V4 Rally | Moto | MultistradaDa fábrica Bolonhesa têm saído motos com caraterísticas ímpares, entre as quais a Multistrada, que desde o seu ano de lançamento, em 2003, tem sofrido grandes transformações que culminam agora numa Maxitrail com um motor V4, denominado Granturismo, com uma cilindrada de 1200cc, que apresenta soluções tecnológicas de vanguarda e dispositivos electrónicos de última geração.
A Ducati lançou no ano passado a versão Pikes Peak, equipada com o que de melhor o conceito Multistrada tem para oferecer: uma utilização 100% estradista, dotada de componentes de topo de gama. Para 2023, a nova Rally apresenta-se no extremo oposto, com uma orientação virada para o todo -o-terreno e com mais apetência para grandes viagens, garantindo o máximo de conforto e com especial atenção dada à bagagem e à experiência de condução com passageiro. Fomos recentemente conhecê-la numa apresentação mundial na bonita ilha da Sardenha.
A Ducati tinha preparado um percurso misto de estrada
e todo-o-terreno para que as qualidades das Rally fossem postas à prova.
Convictos do potencial da moto como grande viajante, os engenheiros da Ducati
prepararam motos equipadas com malas de alumínio laterais, exclusivas deste
modelo, e pneus Pirelli Scorpion Rally STR, nas medidas 120/70-19” e
170/60-17”, para enfrentarem os pisos de terra sem comprometerem em demasia a
performance em estrada. E a verdade é que a Multistrada Rally surpreendeu todos
os jornalistas presentes, enchendo de visível orgulho os engenheiros da marca
que nos acompanharam durante todo o percurso.
O conceito globetrotter, e é esse o mote que a Ducati quer associar à Multistrada Rally, está bem presente, sendo a Rally a versão mais apetrechada para longas viagens. A Ducati apostou forte na V4 Rally para que os seus proprietários não duvidem de um conceito muito importante para quem viaja, a Confiança. E para isso a marca garante intervalos de manutenção de 60.000Km e mudanças de óleo a cada 15.000km, apostando agora numa rede crescente de concessionários por todo o mundo e especialmente nas principais rotas dos globetrotters.
Até porque o novo depósito de 30 litros vai permitir uma autonomia mais extensa. No entanto, apesar da capacidade extra do depósito, o visual da V4 não foi substancialmente alterado, isto porque, sendo em alumínio, se tornou mais fácil de moldar às formas internas da moto, e apenas a sua parte frontal sofreu algumas pequenas alterações, mantendo assim as linhas da família Multistrada.
O quadro monocoque é o mesmo dos outros modelos, mas o
motor Granturismo apresenta uma nova função de desactivação alargada da bancada
dos cilindros traseiros, uma solução técnica que se estreia a nível mundial
numa moto de produção, precisamente nesta Rally.
Para além de desactivar os cilindros traseiros quando ao ralenti com a moto parada, uma função já presente na Multistrada V4, o motor V4 Granturismo mantém a bancada de cilindros traseira desativada em outras condições de funcionamento. Com esta nova estratégia, a desactivação tem lugar mesmo com a moto em movimento e, dependendo da velocidade ou da solicitação de potência, os cilindros traseiros são reativados, garantindo o carácter e a performance que caracterizam a Multistrada. Este sistema estende-se a todos os modos de condução, conseguindo com isso três objectivos: consumos mais baixos, menos radiação de calor (bastante útil quando se circula em cidade) e menor emissão de CO2. E tudo isto acontece sem qualquer sinal do motor, para além do som que produz.
No capítulo da electrónica fica uma nota para o também revisto modo de condução ENDURO, em que o motor disponibiliza 115cv (os mesmos que no modo URBAN), mas com uma entrega de potência mais linear a baixas rotações, facilitando a condução em todo o terreno, permitindo usufruir da moto de uma forma mais suave, aspecto bastante importante em condições de baixa aderência como as que experimentamos durante o percurso, em caminhos com bastante pedra rolante e onde os 227 kg a seco (com depósito de 30 litros cheio andará perto dos 260kg), exigem mais do conjunto de suspensões e travões que propriamente do motor.
A Multistrada Rally estreia também umas novas peseiras, agora mais largas, e um pedal de travão traseiro com duas posições (estrada e fora de estrada), para uma melhor sensibilidade no acionamento com botas.
Para aumentar as capacidades off-road da Multistrada V4 Rally, a suspensão conta com 200 mm de curso, aumentando 30 mm e 20 mm, respectivamente à frente e atrás, em comparação com a Multistrada V4 base e a altura livre ao solo aumentou para 125mm.
Em estrada aberta, a Rally revela todo o seu potencial, com uma qualidade e um aprumo condizentes com o seu estatuto de moto premium. Tudo foi pensado para proporcionar uma boa experiência a bordo e até mesmo antes de nos sentarmos, a desmontagem do descanso central, agora de série, é facilitada com a função Easy Lift, que age sobre os hidráulicos da suspensão, abrindo completamente as válvulas das unidades semi-ativas durante cerca de três minutos, quando o painel está ligado, para maximizar o fluxo de óleo no interior, suavizando assim a suspensão e tornando mais fácil a elevação da moto… uma solução brilhante! E quando nos sentamos, podemos acionar a função Minimum Preload, que permite reduzir a altura da moto ao regular electronicamente a pré-carga do amortecedor traseiro para tornar mais fácil e seguro colocar os pés no chão em manobras a baixa velocidade, especialmente com um passageiro a bordo… duplamente brilhante!
A Ducati Multistrada Rally representa o que de melhor se produz no mundo das motos e o que os futuros proprietários da Rally podem esperar é exactamente isso, uma moto com componentes de topo, um pacote electrónico de última geração a acompanhar um conjunto de suspensões Skyhook que já na Multistrada V4 nos tinham impressionado e que conseguem filtrar os obstáculos em estrada e muito especialmente fora dela, tudo isto com a assistência de um potente motor V4 que debita 170cv. Condutor e passageiro têm neste modelo uma excelente ferramenta para percorrerem muitos quilómetros em grande conforto e segurança. Para tal, o assento do passageiro tem agora mais espaço, em virtude de um deslocamento das malas laterais de e da top case para uma posição mais recuada, ainda assim mantendo uma excelente integração com o desenho da moto.
Tendo em vista a melhoria do conforto, dois escudos térmicos foram introduzidos, um perto do sub-quadro traseiro e outro no braço oscilante, para reduzir o calor sentido por condutor e passageiro. As entradas de ar nas zonas das pernas podem agora ser reguladas para, nas temperaturas mais baixas, se aproveitar o calor libertado pelo motor.
A nossa opinião, depois de um dia de condução por variadíssimos percursos, não poderia ser mais positiva, e apenas faltou comprovar em autoestrada o que a revista proteção aerodinâmica da Rally oferece aos ocupantes. Os novos defletores e o ecrã frontal de maiores dimensões reduzem a turbulência e a tecnologia de radar frontal e traseiro com detecção do ângulo morto proporcionam uma segurança acrescida. No capítulo da segurança, a Multistrada V4 Rally herda o pacote “safety pack” da Multistrada V4 que, através das funções Cornering do ABS Bosch 10.3ME aplicado ao sistema Brembo, aplica a potência de travagem de forma independente a ambos os eixos, mesmo com a moto inclinada, evitando assim o risco de uma queda devido ao bloqueio das rodas. O Cornering ABS recebe os dados de inclinação da moto em tempo real desde a IMU (unidade de medição de inércia) de seis eixos e, interagindo com os 4 modos de condução SPORT, TOURING, URBAN e ENDURO, ajusta a sua ação às condições de condução. A estabilidade e segurança foram também aumentadas pelo Sistema de Travagem Combinada Eletrónico, o qual, nos modos de condução URBAN e TOURING, modulam a ação da frente e da traseira. O sistema reduz a sua função no modo SPORT, não sendo ativado no modo ENDURO, para adaptar o comportamento da Multistrada V4 Rally aos vários contextos nos quais estes modos de condução são usados. O Ducati ABS pode ser regulado em três níveis que alteram o seu comportamento e intervenção, estando associados também aos diferentes modos de condução.
Em condução todo-o-terreno, num percurso muito idêntico ao que podemos encontrar nos estradões Alentejanos, a Multistrada V4 Rally revela uma enorme facilidade de inserção em curva, sendo desconcertante tendo em conta as suas dimensões e peso, proporcionando um grande feedback ao condutor, aumentando a segurança e o prazer na sua condução.
Pudemos comprovar que os vários modos alteram efectivamente o comportamento da Rally: o modo SPORT impressiona não só pela potência do motor, como também pela forma como as suspensões e toda a dinâmica da moto se altera e a tornam num osso duro de roer em estradas de montanha, pondo em sentido motos puramente desportivas! Todos os modos podem ser configurados através do joystick instalado no punho esquerdo e facilmente confirmados no ecrã TFT de 6,5 polegadas. Os grafismos são completos e legíveis, caracterizados por um tacómetro circular digital com indicação da mudança engrenada, bem como nível de combustível, temperatura ambiente e do motor, níveis dos controlos eletrónicos, modos de condução, definições da suspensão e mapa do navegador. Este último é activado através da app de navegação Sygic GPS, implementado graças à função de “espelho” do telefone, e que também permite gerir as chamadas, consultar a agenda telefónica ou ouvir música através do Ducati Multimedia System (DMS). O telemóvel pode agora ser guardado num novo compartimento ventilado, integrado no lado esquerdo da carenagem, onde existe também uma ficha USB, a complementar a de 12v disponível no lado direito.
Para além de um nível referencial de equipamento de série para a categoria, a Multistrada V4 Rally terá também uma vasta gama de acessórios. Existem diferentes assentos, para irem ao encontro das necessidades ergonómicas de condutor e passageiro, e estarão disponíveis também diferentes opções para o ecrã frontal, além de protecção de motor em tubo de aço, faróis adicionais em LED, navegador com suporte próprio e várias opções de transporte de bagagem, desenhadas tanto para o depósito como para a traseira. Acessórios em carbono tão característicos nas gamas mais desportivas da marca serão também disponibilizados para a Multistrada. A Ducati mantém a parceria com a Dainese e estará disponível, nos concessionários da marca, toda uma nova gama de vestuário específica para este modelo.
A Ducati Multistrada V4 Rally já está nos concessionários em duas cores: Ducati Red e Alumínio Escovado & Negro Mate, esta última com um depósito exposto em alumínio escovado e com as novas e mais leves jantes de raios em cor preta.Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Ducati Multistrada V4 Rally | Moto | Multistradaandardemoto.pt @ 11-4-2023 12:58:39 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca
Clique aqui para ver mais sobre: Test drives