Nova BMW R1300GS Adventure - Mais aventura que nunca
A BMW revelou no Festival Motorrad Days na Alemanha, a nova R1300GSA que apresenta uma opção de caixa de velocidades semi-automática e uma maior autonomia.
andardemoto.pt @ 5-7-2024 18:12:13
A BMW revelou finalmente a tão aguardada R1300GS Adventure perante milhares de fãs no festival Motorrad Days deste ano, na cidade bávara de Garmisch-Partenkirchen.
Após inúmeros comentários de altos funcionários da BMW e até um teaser oficial nas redes sociais na quarta-feira, 3 de julho de 2024, a nova moto foi apresentada para substituir a R1250GS Adventure, que estava no mercado desde 2019.
Christof Lischka, Chefe de Desenvolvimento da BMW Motorrad, comentou: “A aparência da nova BMW R1300GS Adventure certamente chamará a atenção. Nunca antes o conforto de assentos, ergonomia e proteção contra vento e intempéries foram combinados de forma tão harmoniosa com um manuseio preciso, conforto excepcional da suspensão e funcionamento suave.”
A nova GSA é equipada com o mesmo motor boxer twin de 1300cc encontrado na R1300GS, com 143 cv de potência às 7750 rpm e 149 Nm de binário às 6500 rpm.
Mantendo o design impressionante do farol LED em cruz da GS actual, a BMW R1300GS Adventure inclui um sistema de Cruise Control auxiliado por radar, que oferece avisos de colisão, aviso de mudança de faixa e muito mais. A alteração visual mais notável é o depósito de combustível de alumínio, achatado, com capacidade aumentada para 30 litros, elevando o peso total para 269 kg.
Para maior proteção contra o vento, o perfil lateral do tanque foi alterado, apresentando superfícies planas com borracha antiderrapante. Possui ainda três pontos de montagem pré-instalados para uma mala de depósito de 12 litros disponível como acessório opcional.
A R1300GS Adventure vem equipada com várias atualizações, desde indicadores de direção integrados nos protetores de mão até um sistema de suspensão auto ajustável para facilitar a utilização a motociclistas mais baixos, com uma altura de assento entre 870mm e 890mm. Também inclui quatro modos de condução de série e diversas ajudas eletrónicas ao condutor, como o controlo de arranque em subida e ABS em curva.
O sistema de Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) é uma funcionalidade equipada de série, ajustando a dianteira e traseira conforme o modo de condução selecionado, as condições de condução e a carga na moto. Isto é complementado pelos sistemas 'EVO Telelever' na frente e 'EVO Paralever' na traseira, ambos mais rígidos e responsivos nesta versão.
Entre os equipamentos de série estão os punhos aquecidos e a ignição sem chave (Keyless), com uma ampla gama de extras opcionais, incluindo o sistema de aviso de colisão e até um descanso central. Existem várias opções de cores e acabamentos, como Triple Black, GS Trophy e Option 719 Karakorum.
Durante o lançamento, a BMW confirmou que a R1300GS Adventure estará disponível com a opção de Assistência de Mudança Automatizada (ASA), elevando naturalmente o seu preço. Este sistema eletrónico elimina a necessidade de uma manete de embraiagem e oferece um modo de condução totalmente automático.
Patrick Gürlich, Gestor de Projeto, afirmou: “Com a opcional Assistência de Mudança Automatizada (ASA), oferece-se uma solução técnica inovadora para tornar as viagens de longa distância e as aventuras ainda mais fáceis e confortáveis.”
Com este lançamento, a BMW reafirma o seu compromisso com a inovação e a excelência na engenharia de motos, oferecendo uma máquina robusta e tecnologicamente avançada para os entusiastas de aventura e touring de longa distância.
Ainda não está disponível nem o preço nem a data de chegada da nova GSA aos concessionários nacionais.
andardemoto.pt @ 5-7-2024 18:12:13
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews