Márcia Monteiro

Márcia Monteiro

Marketeer, “Mulher do Norte” e motociclista em estrada e fora dela (Off Road).

OPINIÃO

Todos os caminhos vão dar ao Cais de Gaia

Um pouco por todo o país, os motociclistas/motards aproveitam as manhãs de domingo para conviverem com os seus camaradas das duas rodas. Há quem opte por passeios organizados, por viagens sem destino e há até quem se encontre “religiosamente” na “Missa de Domingo” em várias regiões que acolhem os motociclistas... mas há uma “Missa” que tem mesmo de conhecer: Cais de Gaia.

andardemoto.pt @ 9-7-2019 07:15:00 - Márcia Monteiro

É na cidade de Vila Nova de Gaia, junto ao Rio Douro e com o Porto como pano de fundo, que se realiza todos os domingos de manhã um dos maiores convívios de motociclistas/motards do país. Poucos conseguem precisar quem criou esta “Missa de Domingo” mas a verdade é que aquilo que começou por ser um pequeno convívio de motards, acabou por atrair os amantes das duas rodas e neste momento é ponto de encontro obrigatório não só para motociclistas/motards como também para os curiosos. Não estamos a falar de 100 motos, nem 200... em alguns fins de semana os números podem ascender às 500 motos. A zona do Cais de Gaia já há muito tempo que pedia uma lufada de ar fresco. E foram os motociclistas/motards, aqueles “gajos maus e feios” que fazem das motos um modo de vida e que dizem ter sensações que só eles entendem, que voltaram a trazer vida às margens do Rio Douro. Todos os domingos de manhã, a “peregrinação” repete-se, seja em família, com os(as) parceiros(as) ou amigos... alguns vão rever companheiros, outros tomar o pequeno-almoço e outros vão contemplar e admirar as máquinas que naquela manhã enchem as ruas em jeito de exposição. Das mais pequenas às maiores, das mais recentes às mais antigas, das scooters, Famels, passando pelas café racers, motos de cross ou pelos últimos modelos topo de gama, há lugar para todas elas. Há quem não dispense uma das melhores coisas que se fazem no norte: o vinho do Porto. Mas atenção, peça um “Portinho” pois se é para beber com moderação, mais vale optar pelos copos pequeninos.

E se pensa que já acabou, está muito enganado(a) porque a sua visita ao Cais de Gaia merece uma sessão fotográfica. Que o diga Nuno Lima, apaixonado por motos e por fotografia. Há 3 anos atrás, em tom de brincadeira, começou a fotografar as poucas motos que iam ao Cais de Gaia e agora não tem mãos a medir. É considerado por muitos como o fotógrafo oficial das manhãs de domingo no Cais de Gaia. Criou a página “Soul on Wheels” que conta já com mais 80.000 seguidores e todas as semanas disponibiliza gratuitamente as fotografias dos motociclistas/motards e das suas respetivas máquinas. Por isso, se já passou pelo Cais de Gaia, provavelmente já foi captado(a) pela sua lente.


Inevitavelmente, o espaço tornou-se pequeno para as centenas de motos que ocupavam a via pública. Começaram a surgir os primeiros constrangimentos, ou porque as motos ocupavam demasiado espaço, ou porque os desportistas e peões consideravam que não existia segurança, ou porque, inevitavelmente, sabemos que também existem alguns motards que por vezes se entusiasmam em demasia. No imediato, Carlos Ferreira, gestor e representante do Cais de Gaia, contactou o administrador do grupo Motards Cais de Gaia, Eugénio Pinto, e juntamente com outros membros motards (Fulgêncio Valente, Artur Alexandre, João Paulo Pinto e Paulo Moreira) reuniram para tentar encontrar uma solução. O principal objetivo era mostrar que os motards são pessoas abertas e responsáveis e promovem o desenvolvimento do comércio local e dinamização do cais. A união fez a força. Pouco tempo depois foi disponibilizado um mapa com 3 zonas específicas para parqueamento das máquinas de duas rodas sem colocar em perigo nenhum peão ou desportista.

Se é do norte ou se está de passagem, isso pouco importa mas, não deixe de conhecer um dos maiores encontros de motards da zona norte... Por isso, agora já sabe... Aos domingos de manhã, todos os caminhos vão dar ao Cais de Gaia.


Fotografias gentilmente cedidas por Nuno Lima.

Página Soul on Wheels: https://www.facebook.com/Soul-on-wheels-2020513324851065/

Grupo Motards Cais de Gaia:  https://www.facebook.com/groups/421870001508229/

Outros artigos da Márcia Monteiro:

andardemoto.pt @ 9-7-2019 07:15:00 - Márcia Monteiro


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões