Traveler's Event de Avis em 2016 - a tradição continua a ser o que era

Motos, calor, muitas histórias para contar e muitos campos para percorrrer, são o prato forte de um convívio que já vai na 9ª edição.

andardemoto.pt @ 9-9-2016 02:44:02

Como de costume, ali na margem da barragem do Maranhão, os grandes viajantes juntaram-se novamente no Traveler's Event, durante os dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2016, para receber os muitos motociclistas para quem este evento já é quase uma experiência religiosa.

Por ali encontra-se de tudo: quem gosta de terra e quem gosta de alcatrão, quem gosta de andar depressa e quem prefere passear. O que os une são as motos. O que os motiva são os passeios. Uns pelo mundo afora, outros nem tanto, mas todos partilham o sonho de, um dia, fazer a grande viagem da sua vida em cima de uma moto.

E é com esta disposição que todos se encontram. É por isso que muitos fazem questão de lá ir, nem que seja só de passagem, para rever amigos, trocar dois dedos de conversa, piscar o olho à moto que andam a namorar ou tirar as medidas a algum equipamento.

E é por todos eles, que as grandes marcas fazem questão de estar presentes e mostrar e deixar testar os seus produtos.

Os Test-Rides são efectivamente uma grande atracção, e as Hondas, as BMW’s, as Yamaha, as KTM´s, e as Husqvarnas disponíveis, todas elas vocacionadas para a aventura e/ou grandes viagens, não paravam com tanta gente a querer experimentá-las.

Os stands dos equipamentos da Rod'aventura e da Balgarpir também não tiveram mãos a medir, e não fosse o calor que se fazia sentir e que obrigava todos a procurar uma sombra e algo fresco para hidratar, ainda tinha sido maior a azáfama.

As actividades são muitas, e a zona envolvente fornece muitos atractivos, desde o belo cenário da vila de Avis, aos diversos restaurantes que servem as especialidades gastronómicas da região.

Mas o destaque vai para os passeios. Para os amantes da terra há sempre duas opções, para agradar aos mais e aos menos experientes. Tanto uns como outros, basta-lhes seguir o GPS com as rotas preparadas pela ADV Tours.

Os mais afoitos ainda participaram em provas de navegação a Road Book, à semelhança do que acontece nos Rally Raides, e aproveitaram assim para ficar a conhecer um pouco melhor o Alentejo profundo.

Os amantes do asfalto também tiveram oportunidade de desfrutar de um belo trajecto preparado e guiado pelo BMW Clube Motorrad Fans Portugal


Os Workshops são outra desculpa para fugir ao sol escaldante, e acaba-se sempre por aprender alguma coisa de útil.

Este ano, a Paralelo Aventura explicou detalhadamente o funcionamento dos GPS, a J&M Motos ensinou mecânica e manutenção de viagem, e a R3 ensinou a navegar com Roadbook.

E ainda houve cursos de iniciação à condução fora de estrada, desta feita promovidos pela Tours R Us que aproveitava para mostrar a novíssima AJP PR7.


Ao serão, é dada a palavra aos grandes viajantes. Eles contam as suas aventuras, mostram as suas fotos e partilham as suas experiências.

A Paula Kota contou como foi a sua viagem a “solo” ao Irão, o Artur Brito contou a sua expedição ao Nepal numa PCX, e um grupo composto por Alberto Gaioso, Paulo Marques, Nuno Melo, Mario Frazão, Carlos Monte Pegado e João Prazeres, contaram na primeira pessoa a aventura que foi ligar a costa do Oceano Pacífico (mar do Japão) em Vladivostok à costa do Atlântico em Lisboa, numa difícil etapa de 24.320 Kms, que cruzou 15 países, atravessou 10 fusos horários e custou 84 dias de viagem.


Resumindo, este é um fim-de-semana de culto para quem verdadeiramente gosta de andar de moto.

Que o diga a Gracinda Ramos que, acabada de fazer cerca de 20.000km na sua nova montada, numa das suas aventuras pelo centro da Europa, em vez de ir para casa, voltou a fazer questão de passar por Avis, só para poder confraternizar com quem lá estava.

Para 2017 o Travelers Event já tem data marcada: reserve já os dias 1, 2 e 3 de Setembro para ir à 10ª edição deste fantástico e carismático evento.

andardemoto.pt @ 9-9-2016 02:44:02