QJ Motor SRV 125 - Competitiva e Descontraída
O segmento custom de baixa cilindrada continua a evidenciar um bom crescimento no mercado nacional. Como tal, a QJ Motor não quis ficar de fora e convidou-nos a conhecer a SRV 125, na sua apresentação internacional, por estradas da Catalunha.
andardemoto.pt @ 6-6-2023 08:55:48 - André Sanches
A rota desenhada proporcionou um pouco de qualquer tipo de condução. Saímos do hotel e circulamos um pouco pela cidade, seguimos algumas vias rápidas e, por último, a melhor e maior parte foram estradas com curvas e contracurvas.
Na cidade sobressaíram-se as polivalências da QJ Motor SRV 125. A baixa altura do amplo e confortável assento ao solo potencia o seu baixo centro de gravidade e os seu peso de 150 quilogramas concedem-lhe mais facilidade nas manobras que requerem maior agilidade.
Nas vias rápidas esprememos o pequeno monocilíndrico para atingir as velocidades mais elevadas. A unidade motriz por sua vez revelou-se muito disponível e parece não ter fim, estando sempre pronta a mostrar a sua robustez, mesmo nos baixos regimes.
A única plataforma oitavo de litro da QJ Motor ganha rapidamente vida ao carregarmos no botão “start”. As vibrações manifestam-se de maneira subtil e o som de escape é tão interessante quanto os restantes monocilíndricos de baixa cilindrada.
Temos ao dispôr do punho direito uma potência de aproximadamente 15 cv, o máximo permitido pela carta A1. Apesar das boas prestações, as paragens para abastecer serão diminutas uma vez que a vantajosa capacidade do depósito, 14,5 litros a par com os baixos consumos anunciados garantem grandes autonomias.
A caixa de 6 velocidades bem escalonada da QJ Motor SRV 125 é de fácil acionamento, direta e atua com a ajuda da leve manete da embraiagem que torna as trocas de velocidade mais concisas sem qualquer dificuldade.
De costas direitas e pés ligeiramente para a frente, as velocidades elevadas não se tornam cansativas e rodamos numa posição descontraída para completar muitos quilômetros sem destino.
Mas, passando à parte do percurso mais divertida, conseguimos ficar a perceber concretamente o que o conjunto da ciclística com o motor nos consegue oferecer e quais os seus limites.
As estradas de montanha, repletas de curvas encadeadas, quer mais rápidas quer mais lentas, revelaram que a QJ Motor SRV 125 não é uma 125 qualquer. Permite-nos facilmente desfrutar de umas boas curvas e até chegar a raspar poisa-pés, mostrando-se confortável para ir mais além no ângulo de inclinação.
O sistema de travagem está à altura do conjunto e revelou-se muito doseável e com um bom feedback para reduzir a velocidade antes de entrar nas curvas, sem qualquer receio, até porque o ABS de canal duplo estaria lá para nos confortar em qualquer situação.
Com dois amortecedores na secção traseira e uma forquilha tradicional na frente, a suspensão confortável da SRV 125 mostra-se muito competente, não afundando em demasia nem sendo demasiado rija.
A típica silhueta custom, semelhante em alguns pormenores à sua irmã mais potente, a SRV 300, é atraente. Na frente encontramos o típico farol redondo e na traseira os piscas efetuam a função de luz traseira e de travagem, mantendo ao mesmo tempo a silhueta mais “limpa”.
Atrás do guiador posiciona-se o painel de instrumentos. Um ecrã LCD redondo, à moda antiga, de muito fácil leitura e que nos indica as informações mais importantes da condução como a mudança engrenada.
Fabricada com componentes de qualidade, equipada com iluminação LED, tomada USB ao lado do painel de instrumentos e jantes de 15 e 17 polegadas na traseira e na frente, respetivamente, calçam pneus Cordial mais focados numa condução urbana.
No mercado nacional, a QJ Motor SRV 125 sobressai por ser a única custom oitavo de litro monocilíndrica com refrigeração a líquido e ABS de duplo canal, além do preço muito competitivo e os 6 anos de garantia incluídos no momento da compra.
Para ajudar a destacar a SRV 125, a QJ Motor concedeu-lhe 3 cores, preta, amarela ou laranja, todas elas muito contemporâneas.
Por 3,390€ a SRV 125 é uma proposta muito acessível para os motociclistas recém encartados.
Equipamento:
- Capacete: Schuberth E2
- Blusão: RSW Dennis Black
- Luvas: REV'IT! Striker 2
- Calças: Seventy Degrees SD PJ2
- Botas: TCX Jupiter 5
andardemoto.pt @ 6-6-2023 08:55:48 - André Sanches
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