Nacional de MX: André Sérgio estreou-se a vencer em Fernão Joanes

Disputou-se no passado fim-de-semana em Fernão Joanes mais uma etapa do Campeonato Nacional de Motocross e um dos principais destaques foi a estreia de André Sérgio a vencer na classe MX2, tornando-se no 29.º piloto a vencer na classe em provas sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

andardemoto.pt @ 30-5-2018 18:32:18

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Em paralelo com o Campeonato Nacional estiveram também em prova na pista de Fernão Joanes os Campeonatos Europeus 65 e 85cc

Luis Correia apresentou-se na liderança da classificação geral em MX1 e Elite mas foi notória a ausência de Diogo Graça, que se lesionou na semana anterior quando treinava, deixando caminho livre aos adversários para recuperaram terreno no campeonato. Destaque também para o regresso de Hugo Basaula, e para a ausência de Paulo Alberto, que esteva mais uma vez fora de portas a enfrentar uma das rondas do campeonato espanhol, integrado na equipa de Javier Garcia Vico.

Depois de Luis Outeiro em MX2 e Luis Correia em MX1 terem ganho as mangas reservadas em exclusivo às respectivas classes, a manga Elite contou com 32 pilotos em pista. Confortável no topo da classificação do campeonato, Luís Correia apenas não foi líder na segunda passagem pela linha de meta, assumindo o comando logo de seguida para fechar as 20 voltas da corrida com mais de meio minuto de vantagem sobre Hugo Basaula, este na frente de Pedro Carvalho, que passou Luis Oliveira no decorrer da segunda volta ao traçado e não mais largou o degrau mais baixo do pódio, deixando o comandante do "Nacional de Enduro" fora do pódio e na frente do vencedor em MX2.

O primeiro comandante na classe foi Renato Silva mas na terceira volta era já André Sérgio quem liderava as operações para tentar a sua primeira vitória na classe. Luis Outeiro tinha feito um mau arranque e depois de ser apenas 10.º no final da volta de abertura chegou ao sexto posto, atrás de Sérgio, onde se manteve até ao final para concluir a pouco mais de quatro segundos do estreante Sérgio que assim subia pela primeira ao degrau mais alto do pódio na classe MX2, sendo Outeiro o vencedor nos Júniores e Rodrigo Luz o melhor entre os pilotos com máquinas de motor a dois-tempos.

Luis Correia deixou Fernão Joanes com 33 pontos de vantagem no campeonato Elite e 67 em MX1 e é o principal candidato ao ceptro final, quando faltam cumprir duas etapas do calendário. Luis Outeiro passou para a frente da MX2 - ele que está a fazer a estreia na classe - e tem ainda quatro mangas para enfrentar com 16 pontos de margem sobre Diogo Graça e 27 para André Sérgio, no que promete ser um grande final de época na categoria. Nos Juniores e 2 Tempos, a liderança de Outeiro e Rodrigo Luz respectivamente é inquestionável.

Nas duas classes do campeonato Europeu, 65 e 85cc, foram 28 os pilotos em pista nas motos de cilindrada melhor e 24 na classe maior. Com duas vitórias em 65cc foi o espanhol Francisco Garcia quem subiu ao degrau mais alto do pódio na frente de Jan Janout e Patrick Busatto, cabendo ao igualmente espanhol Raul Sanchez Garcia a primeira posição nas 85 depois de ter ganho igualmente as duas corridas. Saad Soulimani foi segundo e Luigi Russi Matteo o terceiro.

Martim Maria foi o melhor representante luso ao terminar em 17,º, sendo o único a conseguir pontuar. Nas 85cc o melhor dos pilotos nacionais foi Ruben Ferreira, que terminou em 16,º na frente de Alex Almeida e Afonso Gomes, 17,º e 18,º respectivamente, com Andria Sousa a conseguir a 21,ª posição depois de pontuar igualmente em ambas as corridas.

andardemoto.pt @ 30-5-2018 18:32:18


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp