SBK - Rea vence e convence em Misano e reanima luta pelo título
O circuito italiano de Misano World Circuit Marco Simoncelli foi o palco para um fim de semana fantástico para o Mundial Superbike. Jonathan Rea e a Kawasaki foram os grandes vencedores em Misano, com Alvaro Bautista e a Ducati a verem a liderança reduzida a apenas 16 pontos.
andardemoto.pt @ 24-6-2019 13:07:06
O Mundial Superbike sofreu uma interessante, e importante, reviravolta na ronda do passado fim de semana. O circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli foi o cenário escolhido por Jonathan Rea e pela Kawasaki Racing Team para voltarem à luta pelo título da categoria principal deste campeonato, com o tetracampeão a reduziur drasticamente a diferença que o separa para o líder da classificação Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).
E esta recuperação de Jonathan Rea começou sob a intensa chuva que muitas vezes surpreende os pilotos e equipas em Misano, na costa do Adriático. E a verdade é que este ano as condições climatéricas voltaram a ter um papel preponderante nos resultados finais.
Mundial Superbike, Misano - Corrida 1
Na Corrida 1, sob um intenso temporal que se abateu sobre o circuito de Misano, foi Jonathan Rea a sair vencedor desta “dança à chuva” em que muitos pilotos sentiram o amargo sabor do asfalto devido a queda. Com condições de aderência verdadeiramente complicadas, Alex Lowes (PATA Yamaha World SBK) parecia estar perto de terminar com uma série de péssimos resultados (e muito azar à mistura), mas o britânico não foi capaz de segurar a liderança da Corrida 1 das Superbike e sofreu uma queda, tendo de desistir.
Rea via-se então na liderança da corrida, e mantendo a tranquilidade possível nestas condições muito complicadas, o campeão em título não vacilou a assegurou uma muito merecida vitória, celebrando da melhor forma o 10º aniversário da sua primeira vitória no Mundial Superbike.
Quem também aproveitou muito bem as condições climatéricas para obter um bom resultado foi o britânico Tom Sykes. O piloto da BMW Motorrad World SBK levou a sua S1000RR até ao segundo lugar nesta Corrida 1. Esta foi a primeira vez que a BMW Motorrad viu uma S1000RR a subir ao pódio de uma corrida do Mundial Superbike desde a ronda de Jerez em 2013.
O lugar mais baixo do pódio ficou nas mãos do líder do campeonato, com Alvaro Bautista a ter de se contentar com um terceiro lugar depois de passar grande parte da corrida a batalhar com diversos adversários pelo último lugar do pódio. Com este resultado, Bautista via a sua liderança ficar reduzida a 32 pontos de vantagem sobre Jonathan Rea.Mundial Superbike, Misano - corrida Superpole
Já no domingo de manhã, na corrida Superpole de apenas 10 voltas, e com as condições climatérias muito melhores do que no dia anterior, Alvaro Bautista regressou ao lugar mais alto do pódio, vencendo pela 14ª vez esta temporada.
O espanhol da Ducati rodou algum tempo nos primeiros momentos desta corrida de sprint atrás de Jonathan Rea, mas à segunda passagem pela reta da meta de Misano, Bautista decidiu atacar e ir-se embora, sem nunca mais ter de se preocupar com quem vinha atrás, assegurando a 30ª vitória da Ducati em Misano. Rea não teve hipótese de responder ao poderoso ataque da Ducati Panigale V4R, e pior ainda para o campeão, um erro de Rea a duas voltas do fim impediu-o de voltar a subir ao pódio. O piloto da Kawasaki regressou à corrida e terminou em quinto.
Quanto aos restantes lugares do pódio, Alex Lowes e a Yamaha foram finalmente “bafejados” pela sorte e o britânico regressou ao pódio com o segundo lugar na corrida Superpole de Misano, e o terceiro lugar ficou para Leon Haslam, com o veterano piloto a garantir o pódio 400 para a Kawasaki no Mundial Superbike.Na Corrida 2, realizada na tarde de domingo, foi novamente Jonathan Rea a ser o mais feliz. Num pódio onde a Kawasaki ocupou os três lugares, Rea aproveitou da melhor forma mais um erro de Alvaro Bautista, que caiu logo nos primeiros momentos da Corrida 2 de Misano, e depois de uma intensa batalha com o turco Toprak Razgatlioglu (Turkish Puccetti Kawasaki), logrou a sua 75ª vitória no Mundial Superbike e cortou para apenas 16 pontos a diferença para o rival espanhol da Ducati na luta pelo título.
Não só cortou a diferença que o separa do primeiro lugar no campeonato, mas Jonathan Rea tornou-se também no piloto com maior número de pontos conquistados no Mundial Superbike!
Razgatlioglu voltou a revelar um andamento muito forte, confirmando o excelente momento de forma e assumindo a posição de melhor privado do Mundial Superbike. Há já quem diga que o protegido de Kenan Sofuoglu merece um lugar na equipa oficial Kawasaki Racing Team, e a verdade é que os resultados podem mesmo levar a marca de Akashi a considerar Razgatlioglu como um piloto para fazer companhia a Jonathan Rea.
E numa corrida muito boa para a Kawasaki, Leon Haslam fechou o pódio da Corrida 2 de Misano colocando a Ninja ZX-10RR #91 no lugar mais baixo do pódio.
Na luta pelo título, Alvaro Bautista viu a sua confortável vantagem no campeonato ficar reduzida a apenas 16 pontos. O espanhol tem agora 330 pontos, Jonathan Rea tem 314, enquanto o terceiro classificado é Michael van der Mark (PATA Yamaha World SBK) com 188 pontos, que infelizmente sofreu inúmeras lesões depois de um “highside” brutal ainda nos treinos e não conseguiu por isso competir em Misano.
Clique aqui para ver os resultados completos do Mundial Superbike e classificações
A próxima ronda do Mundial Superbike realiza-se de 5 a 7 de julho no circuito de Donington Park.
andardemoto.pt @ 24-6-2019 13:07:06
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto