MotoGP – Horários e antevisão do Grande Prémio da Austrália

A 17ª prova da temporada leva o paddock do Mundial de Velocidade para o circuito de Phillip Island. Depois da ronda japonesa os pilotos apenas têm uma semana antes de regressar à pista para o Grande Prémio da Austrália que começa a 24 de outubro e termina a dia 27. Saiba aqui os horários completos e leia a nossa antevisão.

andardemoto.pt @ 22-10-2019 12:54:09

Apenas uma semana depois de competirem no Japão, os pilotos das três categorias do Mundial de Velocidade regressam à pista para mais um fim-de-semana recheado de muita ação.

Desta feita será o circuito de Phillip Island que recebe os pilotos de MotoGP, Moto2 e Moto3 para aquela que será a 17ª ronda do ano, o Grande Prémio da Austrália, e que promete ser vital para encontrar os novos campeões de Moto2 e Moto3.

Em MotoGP, Marc Marquez e a Honda já asseguraram os títulos de pilotos e construtores. Fabio Quartararo também já agarrou com ambas as mãos a honra de “Rookie do Ano”. No entanto há ainda dois títulos por decidir: equipas e qual o melhor piloto independente.

No título de equipas, a liderança está nas mãos da Mission Winnow Ducati, que fruto dos resultados dos seus pilotos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci consegue manter-se com 17 pontos de vantagem sobre a Repsol Honda, que praticamente tem contado apenas com a pontuação de Marc Marquez para tentar fazer o “triplete”.

A Monster Energy Yamaha tem ainda matematicamente hipóteses de vencer o título de equipas em MotoGP, mas tanto Maverick Viñales como Valentino Rossi têm pela frente uma missão quase impossível.

Ainda em MotoGP, as três últimas rondas do ano serão importantes para descobrirmos quem será o melhor piloto independente de 2019.

Fabio Quartararo lidera esta classificação com 38 pontos de vantagem sobre Jack Miller. Há que contar ainda com Cal Crutchlow, mas os 50 pontos de diferença para o “rookie” francês deixam o britânico praticamente fora desta decisão, tal como Franco Morbidelli que tem 63 pontos de atraso relativamente ao seu companheiro de equipa.

De referir ainda que o português Miguel Oliveira, depois do excelente 12º lugar em Twin Ring Motegi, parece estar de regresso à sua melhor forma física. O circuito australiano já foi um palco de sucesso para o agora piloto da Red Bull KTM Tech3, pelo que adivinha-se mais uma boa prestação de Miguel Oliveira neste seu ano de estreia em MotoGP.


Na categoria intermédia Moto2, Alex Marquez pode desde já fechar as contas do título no GP da Austrália.

No entanto a matemática não é fácil. Alex Marquez tem uma vantagem de 36 pontos sobre Tom Luthi, com o piloto suíço a conseguir um excelente resultado (2º) no Japão, aproveitando as dificuldades sentidas por Alex Marquez. Para ser campeão já em Phillip Island, o mais novo dos irmãos Marquez tem de terminar a corrida com 50 pontos de vantagem sobre Luthi.

Isto é o mesmo que dizer que Alex Marquez tem de ganhar 14 pontos a Luthi.

Outros dois pilotos espanhóis, Augusto Fernandez e Jorge Navarro, também entram nestas contas, mas a diferença para o líder da classificação Moto2 acaba por retirar-lhes praticamente as hipóteses de conquistar o título que assim deverá ser decidido entre Alex Marquez e Tom Luthi.

Na categoria mais pequena Moto3, o líder Lorenzo Dalla Porta está bem encaminhado para assegurar o título.

O seu mais direto adversário Aron Canet fez o “favor” de se colocar praticamente fora da corrida ao título ao cair , sozinho, no Grande Prémio do Japão. O espanhol não somou qualquer ponto e, pior que isso, viu Lorenzo Dalla Porta a vencer somando assim os respetivos 25 pontos.

Com esse resultado, o piloto italiano tem agora 47 pontos de vantagem sobre Canet, pelo que bastará ao líder somar mais três pontos que o seu perseguidor para automaticamente ser coroado novo campeão de Moto3 no GP da Austrália.

Agora que ficámos com uma melhor ideia do que nos espera no Grande Prémio da Austrália, vejamos os horários completos do fim-de-semana, tendo em conta algumas particularidades: em Portugal este GP vai acontecer ao longo de quatro dias – 24 a 27 de outubro – e convém relembrar que na madrugada de sábado para domingo a hora muda. Quando forem 2h da manhã deverá atrasar o relógio uma hora!


Aqui ficam os horários completos do Grande Prémio da Austrália e já tendo em conta a mudança da hora

Quinta-feira 24 de outubro

23h00 – Moto3 – Treinos Livres 1
23h55 – Moto2 – Treinos Livres 2

Sexta-feira 25 de outubro

00h50 – MotoGP – Treinos Livres 1
03h15 – Moto3 – Treinos Livres 2
04h10 – Moto2 – Treinos Livres 2
05h05 – MotoGP – Treinos Livres 2
05h55 . MotoGP – Testes de pneus *não conta para classificação
23h00 – Moto3 – Treinos Livres 3
23h55 – Moto2 – Treinos Livres 3

Sábado 26 de outubro

00h50 – MotoGP – Treinos Livres 3
02h35 – Moto3 – Qualificação 1
03h00 – Moto3 – Qualificação 2
03h30 – Moto2 – Qualificação 1
03h55 – Moto2 – Qualificação 2
04h25 – MotoGP – Treinos Livres 4
05h05 – MotoGP – Qualificação 1
05h30 – MotoGP – Qualificação 2

Domingo 27 de outubro

23h40 – Moto3 – Warm Up
00h10 – Moto2 – Warm Up
00h40 – MotoGP – Warm Up
01h00 – Moto3 – Corrida
02h20 – Moto2 – Corrida
04h00 – MotoGP - Corrida

andardemoto.pt @ 22-10-2019 12:54:09


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto