MotoGP – Antevisão e horários do Grande Prémio da Catalunha

O circuito de Montmeló recebe no próximo fim-de-semana mais uma ronda do Mundial de Velocidade. Com a luta pelo título mais renhida do que nunca e com Miguel Oliveira nessa luta, o Grande Prémio da Catalunha torna-se extremamente importante para as contas do campeonato.

andardemoto.pt @ 22-9-2020 17:21:02

O Grande Prémio da Catalunha disputa-se já nos próximos dias 25 a 27 de setembro e marca o fim de um trio de corridas consecutivas e que vieram baralhar por completo a luta pelo título. Com as duas corridas em Misano World Circuit Marco Simoncelli a demonstrarem que ninguém tem um domínio absoluto de MotoGP, o Grande Prémio da Catalunha reveste-se de extrema importância nas contas do campeonato.

Para Miguel Oliveira a chegada ao circuito de Montmeló vem em boa altura. O piloto português igualou no recente GP da Emilia Romana o seu segundo melhor resultado de sempre na categoria rainha. O 5º lugar na última corrida permitiu ao piloto da Red Bull KTM Tech3 subir duas posições na classificação de pilotos, e está agora a apenas 25 pontos de diferença do líder Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati).

Em antevisão ao GP da Catalunha, Miguel Oliveira afirma que “Estou motivado para Barcelona. Depois do resultado que conseguimos na segunda corrida de Misano, penso que podemos descansar um pouco e depois recomeçar a trabalhar em Montmeló. Penso que é uma pista que pode ser boa para a nossa moto e também para o meu estilo. Estou realmente com vontade de continuar a trabalhar assim e obter um resultado ainda melhor do que consegui no GP da Emilia Romana”.



Mas este GP da Catalunha será também alvo da atenção dos fãs de MotoGP por diversas razões.

A que mais tem dado que falar esta semana será o provável anúncio de Valentino Rossi. O italiano terá assinado, finalmente, o acordo com a Petronas Yamaha SRT para competir com a equipa malaia de Razlan Razali em 2021. O acordo assinado precisamente em Tavullia, no “quartel-general” da marca VR46.

Rossi está também no centro de uma possível mudança do seu irmão Luca Marini das Moto2 para MotoGP. O nove vezes campeão mundial pretende ver Marini, mais um recruta da famosa VR46 Academy, subir à categoria rainha. Diz-se que a equipa Avintia será o destino, mas o patrão da equipa nega por completo essa possibilidade.

Na Catalunha o paddock estará por isso atento às movimentações de mercado, e também ao rumor de que Valentino Rossi está perto de chegar a acordo com Davide Brivio, diretor desportivo da Ecstar Suzuki e seu grande amigo desde os tempos da sua mudança para a Yamaha vindo da Honda, para que a partir de 2022 se forme uma equipa VR46 em MotoGP.

Brivio já afirmou que a Suzuki necessita de uma equipa satélite mas que apenas o fará caso consiga um acordo ao estilo KTM / Tech3, em que a marca consiga fornecer e apoiar quatro motos de fábrica. Para Rossi, uma equipa VR46 com motos de fábrica será perfeito. E aqui temos de ter em conta que a Avintia, supostamente, tem o seu lugar em MotoGP em perigo por questões financeiras, pelo que a sua licença pode ser revogada pela Dorna e assim passar para a equipa de Valentino Rossi e Suzuki.



Também na Catalunha teremos de confirmar se o talento de Joan Mir (Ecstar Suzuki) serve para algo mais do que segundo lugar. O espanhol mostrou um coração enorme em Misano, recuperando de forma fantástica na parte final das duas corridas italianas para conseguir um 2º e um 3º lugar. Será que a correr em casa Joan Mir vai finalmente quebrar o enguiço e tornar-se em mais um vencedor estreante de MotoGP em 2020?

Ainda sem Marc Marquez, que publicou uma foto nas redes sociais em que aparece bastante mais magro e com uma enorme cicatriz no seu braço direito, a Honda viu Alex Marquez dar sinais de que está mais adaptado à RC213V que foi desenvolvida para o seu irmão mais velho. O 7º lugar no GP da Emilia Romana terá dado a Alex e à Repsol Honda motivos para sorrir. Mas será que em Montmeló o “rookie” vai voltar a mostrar o mesmo andamento ou regressa aos lugares mais baixos da classificação?

Enquanto isso, Andrea Dovizioso e a Ducati permanecem como líderes da classificação. O italiano, que mostrou um excelente sentido de humor ao usar no seu fato a indicação de “Desempregado”, tem em Montmeló uma oportunidade para somar bastantes pontos na sua conta pessoal.


Mas terá de enfrentar o revigorado Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha) que após a sua primeira vitória em 2020 acredita que tem, finalmente, o que é preciso para vencer nas corridas de MotoGP e não apenas fazer bons resultados em qualificação. Outro piloto Yamaha que espera recuperar o ritmo é Fabio Quartararo, com o piloto da Petronas aparentemente a conseguir ultrapassar a penalização que sofreu no passado domingo e que lhe retirou um pódio.

Neste Grande Prémio teremos também de ter em conta, ou melhor, os pilotos terão em conta, a chegada de um novo pneu dianteiro duro assimétrico. Este novo pneu é anunciado pela Michelin como sendo um pneu que irá ser melhor em tudo, e para todos. Ou seja, o fabricante francês acredita que este pneu poderá equilibrar a competição.

Tudo isto e muito mais para confirmar a partir de sexta-feira com a realização das duas primeiras sessões de treinos livres de MotoGP. E para não perder nada do que se vai passar no GP da Catalunha, veja em baixo o horário completo do fim-de-semana. Atenção que este GP tem horários especiais para não haver “choque” com o GP de Fórmula 1.



Horários completos do Grande Prémio da Catalunha


Sexta-feira 25 de setembro
8h00 – Moto3 – FP1
8h55 – MotoGP – FP1
9h55 – Moto2 – FP1
12h15 – Moto3 – FP2
13h10 – MotoGP – FP2
14h10 – Moto2 – FP2

Sábado 26 de setembro
8h00 – Moto3 – FP3
8h55 – MotoGP – FP3
9h55 – Moto2 – FP3
11h35 – Moto3 – Q1
12h00 – Moto3 – Q2
12h30 – MotoGP – FP4
13h10 – MotoGP – Q1
13h35 – MotoGP – Q2
14h10 – Moto2 – Q1
14h35 – Moto2 – Q2

Domingo 27 de setembro
8h40 – Moto3 – Warm Up
9h10 – Moto2 – Warm Up
9h40 – MotoGP – Warm Up
11h00 – Moto3 – Corrida
12h20 – Moto2 – Corrida
14h00 – MotoGP - Corrida

andardemoto.pt @ 22-9-2020 17:21:02


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto